Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Colocar motor de TIPO na ELBA

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Responder
Avatar do usuário
Detefon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 41
Registrado em: 07/05/14, 20:12
Carro: Elba

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Gostaria de compartilhar um pouco da minha história e ler o que o pessoal mais experiente tem a dizer.

Tudo começou com um motor fervendo, por um mal contato nos fios da cebolinha do radiador.
A temperatura da Elba foi lá pros 110 ou mais... esperei abaixar, de vez em quando eu dava contato sem ligar o motor, e nada do ventilador funcionar, tinha um certo receio de mexer nos fios com a água a mais de 100 graus, e se estoura uma mangueira e vai nas mãos ou no rosto...
Algum tempo depois, mexi nos fios e o ventilador voltou à vida, então liguei o motor para fazer a água circular, e a temperatura foi baixando.
Depois disso o carro ficou um pouco pior, mas ainda respondia sem problemas.
Só que a umidade no escapamento aumentou muito.
Deixei no mecânico para trocar a junta do cabeçote e alguns dias depois, ele liga pedido para dar um pulo lá para ver o motor.
Dos 10 parafusos do cabeçote ele conseguiu tirar 7, 3 estavam literalmente soldados no bloco do motor.
Que vontade de dizer um palavrão.
Chegou nesse ponto, ele falou que tem que tirar o motor e levar para a retífica para levar um banho/tratamento químico para ver se desengripa os parafusos.
Dois dias depois, nada... A alternativa dada foi meter uma serra na parte do cabeçote para ver se consegue cortar os parafusos sem prejudicar o bloco.
Até o momento não sei de mais nada.
Estou procurando por aí, e até que encontro cabeçote para o SEVEL, para botar a Elba na ativa novamente, mas encontrei uma opção que está me dando uma coceira, venho perguntar o que vocês acham:
Uma das auto peças / desmanche diz que tem um motor sevel de fiat TIPO MPI 1.6, e faz o motor completo (fios, chicote, injeção, etc) por R$ 2.200,00.
Eu estou com uma certa urticária... penso que uma injeção eletrônica pode vir a melhorar o consumo da Elba, segundo o vendedor ele diz que dá certo. Não sou mecânico, mas SEVEL (do TIPO) deve encaixar no lugar do outro SEVEL (da Elba).

O que os senhores acham?
É uma boa?
Fiat Elba CSL 1991 1.6 gas
lucastd14
Usuário
Usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 31/05/15, 13:43
Carro: PREMIO
Localização: Belo Horizonte MG

Cara o tipo e MPI mesmo? Se sim boto fé de vc pegar, chora o valor ve se cai pra uns 1800$ que eu acho que vale a pena, mas pega tudo que puder da injeção.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Velho, a grosso modo, se você tirar os periféricos, vai ver que o motor da Elba e o do Tipo são exatamente iguais! Se colocar esse motor aí do Tipo ficar mais barato doque fazer o da Elba, vai fundo!

Dá uma olhada na minha garagem. Coloquei um motor de Tipo no meu Prêmio, mas mantive carburado.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
Detefon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 41
Registrado em: 07/05/14, 20:12
Carro: Elba

Bem, hoje fiquei sabendo mesmo, tiveram que fazer uma incisão no cabeçote para "atorar" os parafusos, e assim desgrudar o cabeçote do bloco do motor.
@flatwill, muito obrigado pelo retorno, é uma grande pena que as fotos não aparece.
Na minha concepção "leiga", sevel é sevel, e o sevel do tipo deve servir na elba também. Mas como você disse: sem os periféricos!
Aproveitando o embalo? A caixa de marchas do tipo serve na elba?
Fiat Elba CSL 1991 1.6 gas
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Tudo bem?

A mecânica do Tipo serve na Elba sim.
O câmbio, vc pode manter o mesmo da Elba, pois o Tipo tem câmbio com trambulador "em cima", e dependendo do ano da sua Elba, o câmbio dela é o sistema com trambulador embaixo.

Se o seu câmbio está bom, eu nem mexia..pois o câmbio do Tipo pode estar pior..

Vc vai ter que comprar um tanque de combustível dos Unos injetados, com suporte para bomba elétrica interna, ou fazer como o pessoal que injeta ou turbina carburados, adaptar uma bomba elétrica externa.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Se colocar o cambio do Tipo, teria que colocar os semi-eixos dos Unos 1.6 que utilizam trambulador por cima, no caso (como o Digo disse), se a sua Elba tiver trambulador por baixo.
Também teria que adaptar o acionamento das marchas e, nesse caso, seria até bacana adaptar um acionamento por cabos.

Se seu cambio estiver bom, eu também não trocava. Vai gastar uma moeda com a adaptação, correndo o risco do cambio do Tipo tá ruim e ainda ter que fazer uma revisão nele.
Atenciosamente,

Maggito.
Responder