Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

limpa radiador e aditivo

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
hlsantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 28/11/13, 13:55
Carro: uno way economic 2009
Localização: colatina es

boa noite galera
qual o melhor produto limpa radiador, e o aditivo, adiquirir o veiculo poucos dias, nao efertuei a troca do liquido de arrefecimento pois as abracadeiras ainda sao originais, assim terei que compra outras bracadeiras antes de tira essas,
uno mille way 2009
Fabio Castro
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 114
Registrado em: 05/05/16, 13:06
Carro: Uno Eletronic 95

Bom dia.

Eu tenho uma uno 95 e pelo estado da criança e peças originais de fabrica eu não uso um produto para limpar radiador ou liquido de arrefecimento forte, com medo de abrir os vazamentos tampados por sujeira. kkkkk
O que eu faço e vc pode fazer, a curto prazo é tirar a mangueira que sai do radiador e vai para o reservatório, colocar uma mangueira de água ligada no reservatório e ligar o motor (manter giro alto), conforme a água suja e antiga sair de pela borracha de retorno do reservatório, uma nova entra.
Vou colocando um pouco de liquido de arrefecimento para ajudar na limpeza e depois de 10min, esta tudo limpo.
Comigo funciona, porque eu noto que em 3 meses a água do radiador fica sem sedimentos e cristalina.

Outra sugestão é vc procurar uma loja de radiador e pedir para eles desmontar e fazer a limpeza interna.
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

Fabio Castro escreveu:Bom dia.

Eu tenho uma uno 95 e pelo estado da criança e peças originais de fabrica eu não uso um produto para limpar radiador ou liquido de arrefecimento forte, com medo de abrir os vazamentos tampados por sujeira. kkkkk
O que eu faço e vc pode fazer, a curto prazo é tirar a mangueira que sai do radiador e vai para o reservatório, colocar uma mangueira de água ligada no reservatório e ligar o motor (manter giro alto), conforme a água suja e antiga sair de pela borracha de retorno do reservatório, uma nova entra.
Vou colocando um pouco de liquido de arrefecimento para ajudar na limpeza e depois de 10min, esta tudo limpo.
Comigo funciona, porque eu noto que em 3 meses a água do radiador fica sem sedimentos e cristalina.

Outra sugestão é vc procurar uma loja de radiador e pedir para eles desmontar e fazer a limpeza interna.
Gostei dessa dica. :D
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
hlsantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 28/11/13, 13:55
Carro: uno way economic 2009
Localização: colatina es

muito obrigado pela dica, irei fazer.
hlsantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 28/11/13, 13:55
Carro: uno way economic 2009
Localização: colatina es

boa noite galera,
troquei as braçadeira original por outras novas, retirei o radiado para limpa, por dentro das mangueira esta esfarelando um pó preto tipo pedacinhos de pedrinha, nas duas borrachas superior e inferior, minha surpresa foi no radiador 30 minutos balançando e jogando água e nada de sair um água suja com ferrugem preta, quanto mais mexia mais sujeira saía, a outra surpresa entrada da mangueira superior esta tanto ressecada que já esta quebrado e soltando pedaços, vou ter que troca tudo, radiador, e as mangueiras,parece que o carro ficou parado a 7 meses , tanto as borrachas quanto o radiador deram problema, nunca vi tantos pedaços de pedrinha dentro do radiador como esse, das duas uma ou o dono era um cupim de ferro, ou como o carro ficou parado as pecas se deterioram.
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

hlsantos, a segunda é mais provável. Não só o carro, mas qualquer coisa que fica parado por muito tempo, sofre a ação do tempo.
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
hlsantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 28/11/13, 13:55
Carro: uno way economic 2009
Localização: colatina es

concordo.
Fabio Castro
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 114
Registrado em: 05/05/16, 13:06
Carro: Uno Eletronic 95

Há um tempo o meu estava vazando pela lateral que é de plástico, o rapaz aqui perto de casa que só mexe com radiador, desmontou e quando fui ver, tinha muita área
Ele lavou tudo e jogou um jato de água na parte metálica pra tirar o resto da sujeira, aproveitei troque algumas mangueiras e colocamos tudo no lugar.
Hoje eu só uso aditivo fraco, pra não roer no sistema que tem mais de 25 anos, e lavo o radiador a cada 5 meses para evitar o máximo possível o acumulo de sujeira vindo da água.
Avatar do usuário
looidi
Usuário
Usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 06/01/19, 21:51
Carro: Mille
Localização: Reg Tatuapé-Mooca-AnaliaFco

Fabio Castro escreveu:Bom dia.

Eu tenho uma uno 95 e pelo estado da criança e peças originais de fabrica eu não uso um produto para limpar radiador ou liquido de arrefecimento forte, com medo de abrir os vazamentos tampados por sujeira. kkkkk
O que eu faço e vc pode fazer, a curto prazo é tirar a mangueira que sai do radiador e vai para o reservatório, colocar uma mangueira de água ligada no reservatório e ligar o motor (manter giro alto), conforme a água suja e antiga sair de pela borracha de retorno do reservatório, uma nova entra.
Vou colocando um pouco de liquido de arrefecimento para ajudar na limpeza e depois de 10min, esta tudo limpo.
Comigo funciona, porque eu noto que em 3 meses a água do radiador fica sem sedimentos e cristalina.

Outra sugestão é vc procurar uma loja de radiador e pedir para eles desmontar e fazer a limpeza interna.
A despeito do sistema de arrefecimento do meu Mille 92 estar precisando de uma boa limpeza, sempre usei aditivo na solução (água desmineralizada mais aditivo) de arrefecimento. A tampa é MTA. Isso da "água" baixar no ponto mínimo parece ser mesmo recorrente, visto que não há bujão de expansão. Durante bons anos sempre coloquei até o nível máximo para depois constatar que o líquido descia pro mínimo.

- Essa é afinal a característica dos Unos que não têm o bujão de expansão, ou seja, usar o líquido de arrefecimento sempre no mínimo?

Nota: aqui em SP-Capital, o Koga Koga da Av. Sapopemba oferece a troca do líquido de arrefecimento desde que se use o RADIEX. Fazem antes, uma limpeza nos moldes descritos pelo colega. Quem já fez, poderia dizer se vale a pena o serviço, mais pra poder usar o serviço de limpeza que oferecem, uma vez que não tenho coragem nem capacitação técnica (nem local) para fazer o afrouxamento das mangueiras e fazer agua girar pelo sistema até limpá-lo?
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
Avatar do usuário
looidi
Usuário
Usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 06/01/19, 21:51
Carro: Mille
Localização: Reg Tatuapé-Mooca-AnaliaFco

Aproveitando, ainda, o tópico, o uso de selantes de radiador (caso o sistema tenha vazamentos aparentes, o que não é meu caso mas o nível sempre baixa pro mínimo) é recomendável?

Para limpeza já ouvi falar bem do RAD CLEAN, usado uma semana e depois drenado para que faça a limpeza antes de entrar com a solução de arrefecimento novinha, com água desmineralizada mais o aditivo...
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
Responder