Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Condicionadores de metais (Militec, Alfa-x e Bardahl).

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Olá, boa noite, galera.
A troca de óleo do meu Uno Mille 1.0 - 1991 está se aproximando e eu com o intuito de cuidar dele, estou pensando em colocar um condicionador de metal em seu motor, pois sempre faço viagens de região de serra para o litoral e vice-versa, algo que exige um pouco mais do motor devido as altas rotações.
Então, gostaria de saber se alguém já utilizou algum condicionador de metal e o que achou?
Obs.: Li em alguns sites que o Militec possui cloro em sua formulação, o que a longo prazo gera a oxidação de componentes mecânicos. No site do Militec, eles informam que o cloro é usado como redutor de atrito e que se mantém estável até 1.300 graus celsius. Então até essa temperatura o cloro não tem a capacidade de gerar danos mecânicos.
Agradeço as possíveis ajudas.
Abraço.
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Amigo, o que vou falar aqui vai gerar discórdia, mas enfim: esses produtos não funcionam.

São o verdadeiro "engana-trouxa".
Nenhum produto tem a capacidade de alterar a composição de um metal da forma como é proposto e mudar sua resistência e afins.
O Militec é um "hoax", que engana muitos incautos, que não admitem que estão gastando dinheiro a toa e contaminando o óleo dos seus carros com essa porcaria.

Se fosse bom assim, inúmeras equipes de competição faria uso, fábricas de super esportivos o recomendariam, enfim..

O único produto que realmente traz algum benefício é o antigo Molykote, e mesmo assim, não é indicado para os mesmos fins.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
icaro.hiroshi
Usuário
Usuário
Mensagens: 3
Registrado em: 30/07/13, 21:11
Carro: UNO 1.6R MPI E OPALA 6CC 79

Alfa x eu e minha equipe vem testando a mais de 2 anos. tendo do ótimos resultados uma vez que não possui cloro. igual seu concorrente Militec.

todos meus carros entram Alfa X uso e recomendo.
#JAPASS quer conhecer melhor meu trabalho? se inscreve: https://www.youtube.com/user/engfort
Meus veículos:
  • FIAT UNO 1.6R MPI 1994 COMPLETO :D
    OMEGA CD 4.1 1996 COMPLETO :?
    KOMBI 1970 *A RESTAURAR :roll:
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Obrigado pela sua opinião, Digo Garcia. E é algo, realmente, a se pensar.
De certa forma eu não estava nem querendo alterar a resistência dos metais de meu motor, o único objetivo seria reduzir o desgaste interno pela redução de atrito. E algo que me preocupa muito é a partida a frio, que por alguns segundos o motor roda "à seco", abreviando o desgaste já esperado com o tempo.
E como você falou anteriormente, o assunto é polêmico. Pesquisando muito na internet encontrei relatos de mecânicos e proprietários, além de vídeos pela rede mundial explicando os benefícios e demonstrando sua utilização. Há até demonstrações desses produtos sendo utilizado em motores sem óleo, mostrando a película que é formada e sua proteção.
Grande abraço!
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Pesquisando na internet, encontrei mais relatos sobre o uso de condicionadores de metais. Vejam:

"Bom, pra tirar as duvidas, acabei ligando para a empresa Militec pra saber sobre os riscos, fui atendido pelo eng Leonardo (acho que é esse o nome dele...rsrs) o mesmo me informou que jamais iria informar algo erroneamente ou mesmo duvidoso se ele nao tivesse certeza, e ele disse, pode usar com toda segurança sem problema algum, pois inclusive a moto GP utiliza o militec. Ele ainda citou que eles fornecem o militec para motores de 1 a 2 milhoes de dorales (perguntei se era os da F-1 e ele so deu uma risada....rsrs), e que entao jamais iria arriscar o nome da empresa e do produto por uma coisa que ele nao tivesse certeza."

"Vou falar o que sei...
O representante oficial é...ou pelo menos era de Curitiba, e vou contar essa pra vcs. Tenho um conhecido que trabalhou na Receita Federal no Aeroporto, e comentei muito com ele sobre o tal militec, e um dia ele disse que lembrou de mim, pois tinha uma carga de militec para envio. Destino das caixas:
Ferrari Competition, BMW e Willians F1
Ele chegou a tirar umas fotos pra me mostrar, eu tinha elas so nao sei onde foram parar, mas cheguei a postar em alguns lugares essas fotos.
Tenho um outro conhecido que é eng mecanico de uma equipe de Rally no Chile, ele disse que utilizavam o molycote, mas trocaram pelo militec que é sim superior."

É um assunto intrigante. Rs.
Avatar do usuário
frcafilho
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 25
Registrado em: 14/08/17, 08:31
Carro: Uno Mille Fire 2002/2003

Senhores... nao estou aqui para defender 'a' ou 'b'... sou do tipo que acredito se me provarem que algo funciona, seja um motor movido 'a agua' ou quea utilização de um produto possa diminuir o atrito entre as peças e com isto aumentar a vida util do motor, que são a proposta destes produtos citados acima. Acompanho no youtube muitos canais de manutenção automotiva, e tenho o link de alguns videos que acompamhei o teste REAL do militec, em especifico. O vídeo é do canal HIGH TORQUE, um dos melhores canais de manutenção automotiva. Sao uns caras altamente especializados e atualizados mo mercado de manutenção automotiva. Resumindo a conversa, vou colocar o link do video abaixo, assim que eu achar. No teste eles pegam o veiculo de um fornecedor militec, tratado com o produto, retiram todo o óleo, e rodam nada mais nada menos que 18 km, ao redor da lagoa da pampulha (Belo Horizonte-MG). O resumo e que o carro nem aquece, quiçá danificar alguma peça no motor. Fiquei satisfeito com este video, fora outras pesquisas que fiz na internet. Cada um que puder ver o vídeo, veja se acha suficiente a prova de um carro rodando 18 km sem um pingo de oleo nao ferver, nem ter dano mecanico algum. Sou da area de manutenção automotiva tambem, e nunca vi algo desse tipo acontecer.
FÁBIO R. FILHO
Uno Mille Fire 8V GAS. - 2002/2003
KM - 190.000 ;)
Avatar do usuário
frcafilho
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 25
Registrado em: 14/08/17, 08:31
Carro: Uno Mille Fire 2002/2003

Achei aqui o link. Quem puder ver, fique a vontade!
https://www.google.com.br/url?sa=t&sour ... en8x6pFX4L

Outro video que achei a pouco e gostei tambem da demonstração
https://m.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s

Tenho outra lista de videos feitos por eles tambem, fazendo um teste mais sinistro ainda com um UNO FIRE! acreditem, um carro como cada um deste clube tem ou quer ter! No primeiro teste com militec, sem oleo tambem, rodam 10km com o carro encima do dinamômetro, e o motor sofre pequenos danos... depois, refazem o motor todo do zero, para retirar qualquer vestigio do produto, deixam o motor amaciar pr uns meses, e depois colocam o coitado novamente no dino, desta vez sem militec... ai o bicho pegou... travou tudo... até completou os 10 km... porem houve muito mais danos.... bronzinas derreteram, riscou os mancais do virabrequim, e outras coisitas mais.... depois pego os links tambem. Em resumo: eu, particularmente, uso e recomendo o uso a qualquer um que queira ter uma melhoria na diminuição de atrito nas partes moveis do motor, visto que este é o motivo de com o tempo e kilometragem, o desgaste vir e serviços tendo que ser feitos... agora com esta diminuição drastica no desgaste, um motor que em condicoes normais rodaria por volta de 350mil, podera rodar tres vezes mais ou até mais... entao nao tem como eu nao recomendar um produto como este.
FÁBIO R. FILHO
Uno Mille Fire 8V GAS. - 2002/2003
KM - 190.000 ;)
Avatar do usuário
frcafilho
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 25
Registrado em: 14/08/17, 08:31
Carro: Uno Mille Fire 2002/2003

Digo Garcia escreveu:Amigo, o que vou falar aqui vai gerar discórdia, mas enfim: esses produtos não funcionam.

São o verdadeiro "engana-trouxa".
Nenhum produto tem a capacidade de alterar a composição de um metal da forma como é proposto e mudar sua resistência e afins.
O Militec é um "hoax", que engana muitos incautos, que não admitem que estão gastando dinheiro a toa e contaminando o óleo dos seus carros com essa porcaria.

Se fosse bom assim, inúmeras equipes de competição faria uso, fábricas de super esportivos o recomendariam, enfim..

O único produto que realmente traz algum benefício é o antigo Molykote, e mesmo assim, não é indicado para os mesmos fins.
Meu camarada, respeito muito sua opinião. Só discordo no fato de você dizer que nãoé utilizado em competições. .. em corridas de arrancada, track day, borrachoes e etc... muitos e muitos utilizam redutores de atrito. Mais sabe por que as grandes empresas automobilísticas não fazem propaganda deste produto, nem indicam o uso? Que sentido faria a empresa que ganha milhoes e milhões em um mercado de vendas e peças de reposição, seja em manutenções preventivas ou corretivas, se todos os donos de veiculos passassem a utilizar um redutor de atrito que aumentaria exponencialmente a vida util de seus motores, sera que eles iriam lucrar do mesmo jeito? Sera que o monstro dos carros que tem mais de miseros 100000km que sao considerados 'muito rodado', justificando ate, por muitos mecanicos, utilizar um oleo mais grosso, por causa do 'desgaste das pecas', e se as manutenções preventivas fossem cumpridas, haveriam muito mais carros com 300000km sem nunca ter feito o motor, apenas aberto para revisao, no maximo...enfim.. é o sistema que diz que temos de ter carros novos, por que sao mais confiáveis, dao menos problema... e viagens como a que fiz semana passada, e coml toda viagem que faço, de aproximadamente 850km, vejo carros do ano (renault kwid, gol, land rover) parados no acostamento, esperando reboque... sera que são mesmo comfiaveis? Só mais meu 'pretinho ' com seus 15 anos de vida e miseros 190000km rodados, 50000 na minha mão, sem nunca ter parado nomeio da estrada uma unica vez, a nao ser para mijar ou abastecer.... vamos pensar um pouco meus amigos!!
FÁBIO R. FILHO
Uno Mille Fire 8V GAS. - 2002/2003
KM - 190.000 ;)
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Estou gostando dos feedbacks e agradeço por isso, mas alguém tem algo a dizer sobre as marcas dos condicionadores de metais? A princípio, estou em dúvida entre essas três marcas citadas no título do tópico.
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Troquei o óleo do meu carro e comprei o condicionador de metais da Bardahl.
O óleo foi o Mobil 20W50, o que sempre usei.
Em breve posto as melhorias observadas.
Responder