Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor ideal uno

Vc é um novo user?? Leias as regras da comunidade e se apresente aqui!
juliano1.6r_aspro
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 36
Registrado em: 22/06/17, 17:59
Carro: 1.6R
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Boa noite Will!

Li os tópicos que você citou comentando e discutindo no passado aqui no fórum sobre a modificação que mencionei. E agradeço muito pois sou novo aqui no clube e não tinha lido a esse respeito por aqui. Acho que tudo tem seu ponto de vista e respeito o seu. Mas, assim como você, tenho também uma visão própria e distinta da sua sobre o tema.
Assim, como já vi dois carros com as modificações que mencionei, e como não sou avesso a soluções pouco ortodoxas (desde que bem executadas), eu faria desta forma se estivesse na situação do dono do carro. Até porque os carros que conheci ficaram muito bons e estão rodando bem já tem um tempo e seus proprietários estão satisfeitos. Vai também do profissional que executa e a qualidade dos componentes utilizados. O vira do 1300 realmente pega no bloco, mas nada difícil de resolver (desde que o executor saiba bem o que está fazendo). Quanto aos pistões de kombi (existem de várias marcas, alguns ruins e outros de excelente qualidade), é uma adaptação realmente criteriosa e que também tem que ser bem executada, por uma boa retífica, mas também não acho um bicho de 7 cabeças (minha opinião - claro que subjetiva). O resto é acerto e regulagem de motor, e é aí que a coisa vai fazer diferença pro carro ficar bom ou um lixo, e também se descobre quem realmente entende de mecânica e funcionamento de motores, coisa que não é minha praia, mas que deixo pro meu amigo e excelente mecânico, que desempenha o ofício há quase 50 anos e que há mais de 20 anos cuida dos meus carros.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

exato!

O Fiasa não aceita a troca do vira!

O Sevel sim... o vira do 1.6 pode ser colocada no 1.5!


E como dito e repetido, a troca por um fiasa 1.5 é o melhor custo beneficio!
Renato
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

E aí, Juliano! Eu não duvido que possa ser feito. Uma "comida no bloco" pode resolver o problema do vira, pistões da Kombi como você mencionou também, uma boa retífica (isso até pra original, convenhamos), mas veja a complexidade disso tudo pro nosso amigo do Mille. Tá provado que usando só peças originais Fiat e sem adaptações - onde entram a "comida do bloco", pistões de Kombi, etc... - é impossível. Usando desses 'recursos' ok. Mesmo assim, veja bem:

-Quanto custa pra tirar um motor Fiasa 1000cc e colocar um Fiasa 1500cc (e continuando injetado, sem retroceder no projeto original)?
-Quanto custa pra "fabricar" esse 1.3?
-Qual é mais simples pro nosso amigo aí acima?

Modificar motores é pra nós, comedores de graxa. O nosso amigo aí acima, pelo que entendi, só quer uma solução prática, simples e que ele possa bancar e manter numa boa. Por isso voto no Fiasa 1.5.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
juliano1.6r_aspro
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 36
Registrado em: 22/06/17, 17:59
Carro: 1.6R
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Boa noite Will,

realmente a solução que mencionei não é simplória, e sim trata-se de uma adaptação onde são usadas algumas peças que não são da Fiat. Porém não me incomodo com isso.
Quanto aos custos, também é bastante relativo, e concordo que dependendo da pressa, da forma e de quem for fazer o serviço, esta adaptação pode atingir um valor alto, ainda mais se o colega for leigo e deixar tudo por conta de terceiros (diferente de quando a gente corre atrás e até participa do trabalho). No meu caso por exemplo, como já disse, tenho um amigo mecânico em sp que já fez dois motores assim e ficaram muito bons (1300 bem fortinhos por conta de taxa e da carburação bem acertada - mesmo sendo um retrocesso comparado à um sistema de injeção). Daí também é uma questão de gosto e utilização e não sei se é a praia do dono do carro. Eu particularmente sempre que pude fiz alterações que melhorassem o desempenho do motor, não levando muito em conta o consumo. Mas realmente opção pessoal.
E pensei também na questão da mudança de documento por conta da nova numeração de motor e a provável necessidade da troca do câmbio também (isso tem um certo custo).
Agora a possibilidade de conseguir um conjunto de motor, câmbio e eletrônica Fiasa 1500, de procedência e com custo menor também é relativo, e vai depender de encontrar uma boa oportunidade, que acho até possível, vai da necessidade de quem estiver vendendo. Se eu encontrasse um conjunto nessas condições também optaria pelo 1500 sem dúvida nenhuma.
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

Opa, bom dia pessoas!
Como é bom estar entre os melhores. Quando eu crescer, quero ser como vocês. :P
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

É exatamente isso, Juliano!

No caso do nosso amigo, não vai precisar trocar câmbio, porque entre os Fiasa, os câmbios são iguais (não as relações, claro). Quanto à eletrônica, sendo os dois injetados e monoponto, os chicotes são bem parecidos.
alexfurlan escreveu:Opa, bom dia pessoas!
Como é bom estar entre os melhores. Quando eu crescer, quero ser como vocês. :P
Alex, quase tudo o que eu sei, principalmente sobre a Família Uno, aprendi aqui. Estou por aqui desde 2010, quando eu tinha um Prêmio S 1986 e não sabia nem qual era a diferença entre Fiasa e Sevel. :D
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

fiatwill escreveu:Alex, quase tudo o que eu sei, principalmente sobre a Família Uno, aprendi aqui. Estou por aqui desde 2010, quando eu tinha um Prêmio S 1986 e não sabia nem qual era a diferença entre Fiasa e Sevel. :D
Eu também aprendi a diferença aqui. :D
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
leandro.volnei
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 21/02/18, 12:40
Carro: uno eletronic 1995

bom dia galera, desculpe ressuscitar tópico antigo, mas o assunto é o mesmo.
tenho UNO ELETRONIC 1995 4 PORTAS COM AR CONDICIONADO
quero fazer a troca do motor km 220000, pois o mesmo está fumando e gastando muito 5 por litro.

Tenho outro UNO MILLE FIRE 2001 2002 2 PORTAS na família,
que está com chassi enferrujado sem numeração.
DUVIDA: Troca do FIRE para o ELETRONIC ? adaptações ? custos ?
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Leandro, você quer colocar a mecânica do Fire no Electronic, certo?

Se você pegar absolutamente tudo de um carro e montar no outro, é plug n' play. Trabalhoso, mas possível.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
leandro.volnei
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 21/02/18, 12:40
Carro: uno eletronic 1995

sim isso mesmo, estou analisando aqui se compensa essa troca.
o uno FIRE da minha irma é muito bom de potencia, parece que tem turbo quando acelera,
e ainda por cima muito econômico 12 por litro na cidade.
Mas em compensação acredito que terei que mudar documentos do carro numeração do motor,
isso irá ter um custo alto.
pois não intendo nada de mecânica, terei que passar o serviços a terceiros.

meu ELETRONIC vou trocar o carburador por recondicionado no mercadolivre 400 pilas.
meu EX-mecânico deu uma geral em tudo e não resolveu em nada, disse que talvez meu motor esteja TAXADO ?
Responder