Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

APRESENTAÇÃO - Lucian Woytovicz/Uno Turbo i.e. 1996 Amarelo Exploit

Vc é um novo user?? Leias as regras da comunidade e se apresente aqui!
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

Fala pessoal, tudo bem? Esse post, além de uma apresentação aos colegas de fórum e clube, é o recomeço de uma história que começou lá em outubro de 2011, quando troquei meu Uno SX 2004 branco 4p por um improvável Uno Turbo 1996 amarelo.

Bom, meu nome é Lucian Woytovicz, tenho 28 anos e moro em Curitiba/PR. Minha história e paixão pelo modelo começou mais ou menos quando eu tinha 8 anos, lá em 1999. Eu babava em um Uno Turbo Amarelo que estava sempre estacionado na padaria do bairro. Aquele carro era meu sonho de consumo, pelo seu design agressivo e, principalmente, pela sua história que vocês conhecem tão bem quanto eu. Coloquei em minha cabeça que, não importa o que fizessem para me impedir, eu ainda compraria um carro daquele.

Mais de 12 anos se passaram e eis que realizei meu sonho logo aos 20 anos, em 2011, comprando um exemplar amarelo, igualzinho ao da padaria. Logo que o tirei da loja meus olhos se encheram de lágrimas (deixo claro que entrou ciscos nos meus olhos) por ter conquistado a amizade desse cara amarelo esverdeado, ou verde amarelado. Era a realização de um sonho de infância. Simplesmente inexplicável a sensação sentida naquele dia.

ImagemImagem
Fotos do dia em que o tirei da loja

Desde então, ele se tornou mais que meu meio de transporte, ele era meu porto seguro, minha segunda casa. Sabe aqueles dias que nada dá certo? É neles que costumava fazer meu ritual de paz. Ia até a garagem, olhava aquela carroceria, aquele paralama, abria a porta, me colocava confortavelmente nos bancos fantásticos do carro, olhava para aquele interior espartano e, finalmente, dava a partida para escutar o som rouco vindo do escape. Não há música no mundo que me acalme mais que o ronco de um motor a combustão, e ali eu fico por mais ou menos 5 minutos ouvindo a marcha lenta, sentindo o cheiro da gasolina queimar até finalmente engatar a primeira marcha e sair deslizando devagarinho na avenida ouvindo a sinfonia das engrenagens do cambio em conjunto com o ronco do motor. Foram inúmeros encontros, novas amizades, novas emoções.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Diversos encontros, passeios e fotos!

Infelizmente nem tudo são flores e assim como toda amizade, nós também tivemos altos e baixos. Na vida de estagiário, faltou bolso e responsabilidade e deixei de pagar um IPVA, e assim a bola de neve foi se formando até o dia em que o Detran o levou para o pátio, com dois IPVA's atrasados. Com alguma dificuldade, o tirei de lá e voltei a ser feliz com o carrinho. Lição aprendida.

Mas eu ainda travava uma luta entre com a paixão e as contas a pagar. Eu nunca desisti dele. O bolso é que nem sempre aguentava. E o pequeno notável foi se deteriorando. Manutenções deixadas de lado e a primeira pancada: turbina explodiu. O garoto andava com 1,5bar na t2 original. Óbvio que isso aconteceria. Ok.

Em 2014, ainda com sérios problemas financeiros causados pela inconsequência de conquistar um sonho tão cedo e no impulso, um vazamento de óleo iniciou o que seria a derrocada do UT. Um vazamento nas mangueiras da DH insistiam em pingar em cima o motor de arranque e pimba, o carro não ligava mais. Conserto simples, há princípio.

Imagem

Vazamento cessado, motor de arranque consertado e pronto pra rua! Hmmm, não. Debímetro mostrou sinais de cansaço e parou de funcionar. CLÁSSICO. Troca a oficina. Um amigo era certificado pela Fuel Tech e preparava motores. "É agora", pensei. E sai o guincho com destino rumo à felicidade.

Imagem

O processo foi doloroso, mas parecia promissor.

Imagem
E lá estava, a Fuel Tech sendo instalada e eu cheio de esperança! (Sim, o antigo dono colocou um painel vermelho no bichano e, mesmo estranhando durante muito tempo, me adaptei e até gostei dele. Estou avaliando a continuidade deste no projeto.)
Imagem

Do final de 2014 à 2017, passei os piores momentos da minha vida com relação ao UT. A oficina no qual ele estava só me enrolou, quebrou meu motor, peças sumiram, peças estragaram, carro ficou no tempo e as promessas, desculpas e prazos não terminavam nunca. Menos o dinheiro, que todo mês estava lá, na conta da oficina. Foram dois anos de martírio e em novembro passado, resgatei o UT de lá e o encostei na casa dos meus pais, onde segue aguardando um novo capítulo. O recomeço, como eu disse lá no início do post.
A seguir, imagens de dor e sofrimento:

Imagem
Imagem

Mas 2018 chegou e um novo ânimo tomou conta de mim. Com reuniões agendadas com outra oficina muito bem conceituada, com uma vida financeira mais estável e vontade de fazer acontecer, o UT está pronto para retomar seu protagonismo em minha garagem, que hoje está emprestada pro meu novo xodó, o Fiat 147 Rallye 1980 e meu Tiida SL 2012.

Imagem
Imagem

O fato é que não há explicação. Nada mais bonito que a relação do homem com seu carro e poucos entendem tal paixão. Eu sinceramente não ligo para o que pensam de mim ou do meu amigo de lata, ele sempre será minha melhor companhia.

Em breve trago novidades para os amigos do clube. Um grande abraço a todos! :D

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Seja bem vindo e parabéns pelas máquinas!
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
marcoscneves
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 170
Registrado em: 28/02/13, 23:28
Carro: Brava 1.6 16v
Localização: São Paulo - SP / ZS

Eu diria que esse carro eh Verde esverdeado mesmo.. Fiat devia ter gente daltônica no departamento de nomear as coisas

Show o carro cara, uma pena os contratempos. Mas com um pouco de tempo e $$ vai ficar tudo resolvido.
[Um dia eu tive...] 1.6R mpi - viewtopic.php?f=6&t=4354
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

Boa tarde, pessoas!
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

Digo Garcia escreveu:Seja bem vindo e parabéns pelas máquinas!
Obrigado, Digo! Espero contribuir com o fórum e com o clube cada vez mais. Grande abraço!

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

marcoscneves escreveu:Eu diria que esse carro eh Verde esverdeado mesmo.. Fiat devia ter gente daltônica no departamento de nomear as coisas

Show o carro cara, uma pena os contratempos. Mas com um pouco de tempo e $$ vai ficar tudo resolvido.
É verdade, Marcos! hahaha Mas eu considero ele amarelo, embora todos digam que é verde hahaha. Tudo tem seu tempo e chegou a hora do pequeno voltar a riscar um asfalto. Abraços!

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

alexfurlan escreveu:Boa tarde, pessoas!
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
Isso mesmo, Alex! O nome da cor é essa mesmo e é a cor que consta no doc. Já passei algum perrengue pra explicar que era amarelo e não verde em blitz e abordagens policiais hahaha. Abraços!

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

lucianwoyt escreveu:
alexfurlan escreveu:Boa tarde, pessoas!
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
Isso mesmo, Alex! O nome da cor é essa mesmo e é a cor que consta no doc. Já passei algum perrengue pra explicar que era amarelo e não verde em blitz e abordagens policiais hahaha. Abraços!
Tira uma foto deste trecho do site e guarde no celular. Quando for parado em blitz já tem um facilitador para provar. ;)
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

Bela historia Lucian!

o sofrimento faz parte do processo, e só dá mais valor ao resultado final, tenha certeza disso!

logo mais seu Uno Turbo vai estar estalando nas ruas!!! quebrando os pescoços!!!

ah, me permita uma critica, volta o painel ao original... rsrsrsrs

depois abre uma garagem do 147! gostaria de conhece-lo!

grande abraço e seja bem vindo ao Clube do Uno Brasil!
Renato
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Que baita história, hein? Muito legal!
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Responder