Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Parte elétrica | Swap motor

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Responder
GabrielSx
Adotados
Adotados
Mensagens: 500
Registrado em: 28/02/13, 23:17
Carro: Uno Mille Sx

Fala galera... pretendo estar fazendo swap no meu mille! O plano é colocar colocar um motor SEVEL nele...

Até ai é "simples".... minha dúvida é, como fica a elétrica do meu carro? chicotes e etc...

Sei que se eu der a sorte de achar um Duna I.E. é só trocar de motor e trocar o meu módulo de injeção pelo do duna, ou seja, o perfeito plug & play....

Mas duvido que a vida será um mar de rosas desse...
Caso eu monte carburado por conta de facilidade de encontrar um Sevel carburado... como eu isolo os sensores e partes referentes do meu carro?

E Caso num futuro eu instale uma fueltech, há algo do meu chicote que será aproveitado, ou vai tudo pro lixo mesmo?
Imagem
Felipe
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 259
Registrado em: 01/03/13, 00:05
Carro: Fiat Uno CS 1.6

Se for instalar a FT, seu chicote vai pro lixo.

Se for usar a injeção do Duna/Elba, só tirar o seu chicote antigo e montar o novo.

Se for montar carburado, não precisa "isolar" os sensores... só precisa tirar o de rotação e a sonda por causa dos fios compridos. Mete o carbura e um distribuidor+bobina que já funciona.

De resto, mamão com açúcar rs
Uno CS 1.6ie - Swapped!
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Mano, nessa não vou poder te ajudar...sou uma negação em elétrica :|

Mas a questão do carburado é bem o que o Felipe falou.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Fisioluiz
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 43
Registrado em: 16/02/13, 20:26
Carro: Uno Turbo - Tudokida
Localização: Ribeirão Preto

Até onde eu sei, se vc usar o carburado, não vai mudar muita coisa. Eu tirei a Le Jetronic de um R e montei a pandoo, tiramos o chicote inteiro e só o que mudou foram as luzes da IE no painel.
Imagem
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Eu acho que vc deveria esperar, e já pegar o certo: Uno 1.6MPI ou uma Fiorino LX, já tira tudo, motor, câmbio, injeção completa, vai gastar uma vez só. Depois quando for montar a programável, é bem mais fácil.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Se achar a injeção de um MPI também é só arrancar um chicote e espetar o outro. Lembra quando desmontamos aquele MPI, debaixo do painel de instrumentos havia aqueles conectores, que o Felipe nos mostrou onde seria a parte de tirar um chicote e espetar o outro?

Mas se eu fosse você, já dormia pensando em uma programável...
Atenciosamente,

Maggito.
Avatar do usuário
Pacman
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 66
Registrado em: 01/03/13, 07:34
Carro: Uno 1.6R Mpi T

Compra a fueltech primeiro..... Montar chicote usado e módulos e etc cheio de problemas... Vai ser só dor de cabeça...
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

Galera ta se preocupando só com o chicote de injeção, mas é importante observar também a disposição do chicote elétrico do carro, pois a disposição dos sensores muda, tais como:

- Sensor de Pressão de óleo (No Fiasa fica ao lado da polia do virabrequim, no Sevel fica na frente do motor)
- Chicote do Arranque (No Fiasa o arranque fica atras do motor, no Sevel fica na frente do motor)
- Cebolão do marcador de temperatura (No Fiasa fica na válvula termostática, no Sevel fica no cabeçote)
- Cabo da bateria que vai até o Arranque no Sevel é mais longo, já que atravessa o motor

Fica a dica.

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Daredevil666 escreveu:Galera ta se preocupando só com o chicote de injeção, mas é importante observar também a disposição do chicote elétrico do carro, pois a disposição dos sensores muda, tais como:

- Sensor de Pressão de óleo (No Fiasa fica ao lado da polia do virabrequim, no Sevel fica na frente do motor)
- Chicote do Arranque (No Fiasa o arranque fica atras do motor, no Sevel fica na frente do motor)
- Cebolão do marcador de temperatura (No Fiasa fica na válvula termostática, no Sevel fica no cabeçote)
- Cabo da bateria que vai até o Arranque no Sevel é mais longo, já que atravessa o motor

Fica a dica.
O chicote em questão é a parte que fica pra dentro do carro, esse é igual para os injetados, seja Fiasa, seja Sevel e acredito que Fire também. A parte que vai no motor é completamente diferente, essa sim tenho certeza que o Gabriel trocaria, pois não daria para aproveitar.
Atenciosamente,

Maggito.
Responder