Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Carro 98 com 10 mil km e parado há mais de um ano - O que verificar ou trocar?

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
LostSoul
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 25/04/16, 15:08
Carro: Uno SX

Buenas!

Estou pegando um Uno SX 98 com pouco mais de 10 mil km e que encontrava-se parado há mais de um ano.

O carro está zerado (obviamente) e funcionando 100%, mas queria saber o que deveria verificar e trocar antes de poder pegar a estrada com ele.

O carro está em Uruguaiana (meu sogro tem loja de carros lá e foi por ela que entrou o carro) e eu moro em Gravataí, o que daria uns 650 km de estrada (6,5% de tudo que esse carro rodou até hoje! :lol: ) então quero diminuir a chance de surpresas desagradáveis.

Inclusive aproveito para perguntar a opinião dos demais foristas se acham que vale a pena mandar vir pra cá transportado ao invés de rodando...

Abrásss
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Por experiência própria:

Tudo que for peça móvel, como rolamentos, bomba dágua, alternador...é bom dar uma checada.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
Lutierry
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 48
Registrado em: 20/11/15, 03:19
Carro: Uno 1.5R 1989
Localização: São Leopoldo-RS

LostSoul escreveu:Buenas!

Estou pegando um Uno SX 98 com pouco mais de 10 mil km e que encontrava-se parado há mais de um ano.

O carro está zerado (obviamente) e funcionando 100%, mas queria saber o que deveria verificar e trocar antes de poder pegar a estrada com ele.

O carro está em Uruguaiana (meu sogro tem loja de carros lá e foi por ela que entrou o carro) e eu moro em Gravataí, o que daria uns 650 km de estrada (6,5% de tudo que esse carro rodou até hoje! :lol: ) então quero diminuir a chance de surpresas desagradáveis.

Inclusive aproveito para perguntar a opinião dos demais foristas se acham que vale a pena mandar vir pra cá transportado ao invés de rodando...

Abrásss
Antes de qualquer tentativa de partida no motor, deve trocar o óleo e por um novo, verifique o liquido de arrefecimento se está em ordem, esvazie o tanque de gasolina porque se tem restos dela parada no tanque a mais de um ano, provavelmente é gasolina batizada que já esta podre.
Minha garagem 8-)

Fiat Uno S 1.3 - 2014 - 2016
Ford Fiesta 1.0 Endura-E 2016-2017
Yamaha DT 180z 2017 - 2018
Fiat Uno 1.5R 2018 - Atualmente
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Trocar correias também? Aqui em Brasília podem ressecar com o tempo. Pneus podem estar ovalizados também.
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Fluídos! Troque tudo, óleo de motor, de freio, de câmbio, DH se tiver, enfim

Filtros também: óleo, ar, AC se tiver

O ideal seria deixar em um mecânico de confiança pra dar um opinião
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Avatar do usuário
kleblves
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 16/07/15, 10:23
Carro: Uno Mille SX 1.0 98

concordo com o DAM...primeira coisa antes de ligar o carro: trocar óleo, tirar a gasolina armazenada no tanque, trocar fluido de freio e líquido de arrefecimento...substituir todos esses líquidos que estragam com o tempo....
Felipe
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 259
Registrado em: 01/03/13, 00:05
Carro: Fiat Uno CS 1.6

Cara, pra ir rodando pra todo lugar com ele:

Troca o óleo, combustível do tanque, filtros de ar e óleo também, correia dentada e de acessórios (ressecam).

Tira as velas e dá uma limpada de leve com uma lixa.

Dá partida e deixa um tempinho funcionando... fica de olho se não vaza óleo ou água (principalmente pelos selos e bomba d'agua).

Se estiver tudo ok, pode rodar. Mas assim que possível é bom trocar a bomba d'agua (se não puder trocar antes de começar a rodar).
Uno CS 1.6ie - Swapped!
Responder