Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Tutorial injeção multiponto no uno fiasa 1.0

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Responder
Feliciano
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 8
Registrado em: 11/12/14, 12:52
Carro: uno eletronic 94 4p

Olá galera, estou montando este tutorial de como instalar uma injeção multiponto do palio fiasa em um uno 1.0 fiasa, não encontrei nada na internet como guia, então estou criando um, fiz tudo na garagem da minha casa, mtos erros e acertos, vou tentar mostrar como fazer a instalação descrevendo o certo e o errado que fiz. Fiz a adaptação há mais de um ano e o carro está rodando liso até hj. Para quem já possui ignição eletronica acho não precisará comprar as bobinas, velas e cabos, no meu caso eu troquei por opção(os meus estavam velhos). tbm não precisara comprar o Map(usei o q tinha e está no motor até hj).
Fiz esse tutorial pensando em ajudar quem tem vontade de injetar o seu uno fiasa, fiz o melhor que pude para explicar como fazer, caso em alguma parte eu tenha deixado alguma duvida, quem quiser, pode me perguntar que eu tento explicar melhor.

Vamos começar com as peças necessárias:

* Coletor Mpi do Palio Fiasa 96 a 2000, (tente comprar um já com a TBI, flauta e bicos)
Imagem

* Junta de metal para para coletor do Palio ( esta junta irá fechar dois buracos de agua do cabeçote do uno que serviam para resfriar o coletor do carburador)
Imagem
Imagem

* Mangueira maior para ligação do coletor mpi na caixa original do uno, n° 7524731
Imagem

* Injeção do palio Iaw 1G7SD10 (com uma sem Fiat code para facilitar)
Imagem
*Suporte da injeção
Imagem

* Tampa do cabeçote do palio (o do uno não serve)
Imagem

*chicote da injeção palio mpi
Imagem

*rele principal da injeção BO47
Imagem

*cabo do acelerador do palio
Imagem

* Sensor MAP do palio (serve o do uno)
Imagem

* Senhor de Detonação palio mpi 8v 1.0/1.6 (foi parafusado em uma rosca perto das velas)
Imagem
Imagem

* sensor de temperatura da agua palio (sensor azul fino)
Imagem
*nipe de redução para sensor de temperatura fino(vai no buraco do sensor original na carcaça da sonda lambda)
Imagem

*sensor de temperatura do ar Palio/siena/brava/strada, (sensor marron)
Imagem

*motor passo palio mpi 1.0 (responsável por ajustar a lenta)
Imagem

*sensor da borboleta palio mpi
Imagem

*sonda lambda 4 Fios palio/siena/strada (cod: 0258005658 / 46447841)
Imagem
*tubo do motor Fiorino 1.5 8v 93a94 (tem q ter o furo para a sonda, encaixou certinho no lugar do antigo)
Imagem

* Valvula do Canister do palio mpi. (não instalei, não fez falta, posso instalar no futuro)

*mangueiras 7mm para alimentação da flauta e 8mm para retorno. A mangueira de retorno nao deve ter nenhuma resistencia do fluxo, algumas bombas da fiat pressurizam a linha do retorno, deve ser usado uma que não pressurize, porque no palio mpi só a mangueira que alimenta a flauta é pressurizada, ela é regulada pelo Regulador de pressão que vai em cima da flauta. Fiz a instalação passando pelo msm lugar das originais, por serem mais largas elas nao encaixaram nos suportes, prendi com enforca gato, chegando no cofre do motor elas nao passaram pela furação onde passava as originais, a solução foi passar por baixo da parede corta fogo. instalei o filtro original do palio mais ou menos onde no local certo, furei a lata, coloquei ma bucha de plástico e parafusei. Coloquei depois do filtro uma valvula de retenção anti retorno, na primeira partida do dia a linha nunca estava pressurizada, a bomba original do palio não mantém mta pressão após desligada, após a instalação dessa válvula ele pega de primeira.
Imagem
filtro
Imagem
Válvula anti-retorno

* Tanque do uno com furação oval para colocar a bomba eletrica. (que optar por colocar uma bomba externa nao recisa trocar o tanque)
Imagem

* Modulo de combustivel(bomba) Vp044. (isntalei a original do uno, funciona bem, e nao tem valvula retentora de pressão no retorno).
Imagem

* Flauta Palio mpi (tente comprar com a trava do regulador de pressão pois separado é + dificil de achar)
Imagem
* Regulador de pressão palio (vai em cima da flauta e é ligada no coletor mpi)
Imagem
* 4 Bicos IAW065
Imagem

* 2 bobinas do palio
Imagem

* 4 velas e 4 cabos de Vela do palio
Imagem

*RODA FONICA, pode ser adaptado de duas formas (eu fiz as duas e preferi a segunda):
*1ª roda fonica comprada no mercadolivre para injetar fiat 147, ela vem com um suporte que nao serve no uno, use o suporte do kit como espelho e faça o seu maior.
Imagem
Imagem
tive que trocar a polia original pela do fiat 147/uno.sem.ignição, por ser mais fina, com a original faltou rosca para o aperto do da porca do virabrequim, com o tempo a porca bambeou, com a do 147 de certo.
Imagem
Imagem
Imagem
ao instalar a roda fonica em cima da polia alinhe o sensor no 20° dente da roda e aperte a porca.

*2ª Roda fonica dupla do novo palio 1.6 c 60-2 dentes, o lado direito, que fica p o lado do motor que iremos usar, o lado 5pk. no Mercado Livre ela é cara, eu paguei 60 reais em um desmanche. (tentei usar varias, inclusive a do próprio Palio mpi que não ficou bom).
A do palio 1.6 encaixou bem, tive que fazer algumas adaptações: tive que limar uma fenda na parte interna do encaixe alinhada ao 20° dente contados no sentido anti-horario. a fenda tem q ser feita para dar o alinhamento correto do dente 20 com o sensor de rotação. Tbm é necessario limar o local sem onde falta os 2 dentes, lime até ficar no nivel dos espaços vagos. depois de feito isso é só colocar a roda c a fenda limada encaixada na elevação do virabrequim.
Imagem
*2.1 suporte do sensor de rotação uno Mille elx 94/95 c/ Ar Cond. (tem q limar a parte de trás do suporte onde vai os parafusos, faça isso depois de colocar a roda fonica do palio 1.6, vá limando até o sensor alinhar com a roda.
Imagem
Imagem
*2.2 sensor de rotação palio/uno/strada DS1803 (3 fios)
Imagem
*2.3 Polia da direção hidraulica 6pk do palio/uno, vai instalada no luar da polia original da bomba d'agua, ela é 6pk enquato a roda fonica é 5pk mas isso nao atrapalhou, funcionaram em juntas, só alinha-las bem (tem q ser levada do torno mecanico para retirar 4mm da parte interna mais funda, tem uma elevação no lado mais fundo, essa elevaçao tem q ser retirada, e a polia deve ser instalada com o lado mais fundo virado para a bomba d'agua.
Imagem
*2.4 polia do alternador 5pk, vai no lugar da original, instale e alinhe, se precisar lime as laterais da base do alternador para alinhar.
Imagem,
*2.5 Correia do alternador 5pk, nao lembro qual usei, atualmente estou usando o alternador 120a do palio, tive que adaptar um suporte e consequentemente trocar a correia, meça a distancia entre as polias com uma cordinha e tente comprar uma 5pk que mais aproxime da medida.


Instalação do chicote:
Os fios principais devem ser tirados do conector cinza e preto, os fios ligados neste conector são numerados.
Imagem
O fio n°1 grosso de cor marron c/ listra branca alimenta a bomba de combustivel, pode ligar direto no positivo da Bomba ou pode manda-lo no para ativar um rele para alimentar a bomba, eu liguei direto, está funcionando normal.
O Fio n°10 grosso de cor rosa deve ser ligado direto no positivo da Bateria.
O fio n°20 grosso de cor laranja deve ser ligado no Pós Chave.
O fio n°15 fino de cor roxo e branco recebe o sinal positivo do ar condicionado ligado
O fio n°19 finl de cor marrom e branco envia uma sinal negativo para o rele do compressor do ar condicionado.
Imagem


*O fio n°7 fino roxo do Conector preto e vermelho do rele principal deve tem o sinal do RPM, deve ser soldado um fio para o painel com RPM.
Imagem

ligação dos plugues do chicote:
o chicote deve ser instalado pela lateral direita do motor, os conectores são faceis de diferenciar, ao passar o chicote pela lateral cada plugue ja fica perto do local de conectar.
o plugue 2 fios branco tipo bosch é o do sensor do rpm
o plugue 2 fios marrom tipo bosch é do sensor de temperatura do ar.
o plugue 3 fios preto tipo bosch é o do sensor de detonação
o plugue azul 2 vias tipo bosch vai so sensor azul da temperatura da agua
o fio unico verde e branco vai ligado no sensor de temperatura que vai para o painel
o plugue de borrachinha verde c braço de comprimento curto vai na valvuda do canister
o plugue de borrachinha verde c braço de comprimento longo vai no ar condicionado, mesmos fios do 15 e 19 do conector principal cinza e preto.(cortei eles fora e fiz a ligação direto nos fios do conector principal.)
o plugue tipo bosch preto 3 fios (que sai do chicote perto de onde sai o braço do conector vermelho e preto do rele) vai no sensor MAP.
os outros plugues só encaixam nos locias certos, sensor de passo, sensor da borboleta, sonda Lambda.

Ligação das bobinas e velas:
a ligação das oinas difere da ligação original do uno
a bobina 01 que fica a esqueda do motor aciona as velas 1 e 4
a bobina 02 q fica a direita do motor (lado do motorista) aciona as velas do meio, vela 2 e 3.
dica: eu tinha uma bobina ruim, acho q ela estava com a blindagem corrompida, ela fazia a central desligar, após ser trocadaa bobina ruim o motor parou de desligar sozinho.


Fiz o meu melhor, espero que ajude alguem em seu projeto.
Valeww Galera.
Alisson Teo
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 14/03/22, 12:01
Carro: Forino

Amigo Feliciano, quero fazer esse serviço no meu 1.3, teria como vc me passar seu contato pra mim por favor?
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Excelente tópico! Vou fixá-lo!
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Responder