Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Ovalização comando sevel 1.6

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
Avatar do usuário
JrMarttyelo
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 06/05/22, 12:48
Carro: uno 1.6r

Ola a todos

Adquiri um uno 1.6r a pouco tempo, e estou tentando reviver ele das cinzas, o carro estava abandonado em frente a uma casa, encontrei o dono e fiz a negociação

Imagem

Pois então, quando comprei este carro, ele estava sem distribuidor, comprei um e fiz funcionar, mas notei que o carro estava muito fraco, e fumando demais, rodei 3 dias com ele e resolvi abrir o motor
Ao abrir o motor, encontrei 3 aneis quebrados, sendo os raspadores do cilindro 2 e 3 e um de oleo do cilindro 4. Tambem notei que dois cames do comando estavam "comidos"

Enfim, fiz toda parte de retifica do bloco, e comprei um novo comando e pistões
Rodeis algumas semanas com o carro, e notei o ronco "quadrado" abri a tampa de valvulas e la estava, 2 cames do novo comando comido, porem não eram os mesmos do comando anterior.
resolvi comprar um novo cabeçote completo na retifica de uma elba 1.6 (guardei o meu para uma futura preparação)

Imagem

Montei o novo cabeçote completo, o carro ficou perfeito, semanas depois o ronco quadrado novamente e o carro sem força em alta (acima de 4 mil rpm o carro é completamente morto)
abri a tampa de valvulas e la estava, 1 came do comando de valvulas ovalizado, da valvula de escapamente do quarto cilindro

ja verifiquei pressão de oleo, mas com o carro parado, pressão esta boa, tambem verifiquei e vi que o motor segura o oleo normalmente na parte de cima, folga de valvulas esta em 30~35

o came, copinho e a moeda do tucho estao com marcas de desgastes fortes, porem somente eles, a valvula do lado não tem marcas, nem as demais
abri a parte de baixo do motor para verificar se havia marcas nas bronzinas, mas estão perfeitas
hoje o motor esta com 6 mil km rodado apos retifica e até então só com um came do comando comido

a minha duvida até o momento é se gasto comprando mais um comando de valvulas, pois não sei se ha algum defeito nas circulação de oleo nesse motor, ou se a retifica fez algo de errado nesse cabeçote, queria saber se alguem ja passou por isso

Imagem
Kauan
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 29/03/23, 12:53
Carro: Fiat Tipo

Boa tarde,meu caro,possuo um fiat tipo com sevel 1.6 8v que apresentou o mesmo defeito , gastou apenas 1 came do comando de valvulas o de escape do quarto cilindro . Conseguiu descobrir qual era a causa do seu defeito ?
Responder