Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

MILLE EP 95/96 - Uma história em família

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Responder
glazzoli
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 16
Registrado em: 13/03/17, 14:08
Carro: Fiat Mille EP 95/96

Fala galera, quanto tempo não é mesmo ? Mais especificamente 6 anos, uma coisa que posso falar é que muita coisa rolou e muita coisa mudou, como todos sabem passamos por um momento difícil nos últimos anos com a pandemia do covid e acredito que isso atrapalhou muitos projetos, o meu foi um deles, não fugiu a regra.

Antes de falar sobre esse meu novo carro quero deixar algumas coisas claras do porquê fiquei sumido tanto tempo.

A verdade é que aquela minha Fiat Uno 1.5 CS tinha e tem muita coisa pra fazer, quando meu pai parou o carro em 2011 o motor já estava fumando (gastava 1 litro de óleo pra andar 100km) aliado a isso tudo também coloque que o carro ficou no tempo por todo esse tempo e eu também moro próximo a praia, receita pra não dar certo :/ , resumidamente o projeto do carro acabou ficando parado e ele ainda se encontra na mesma situação, aliado ao fato de eu precisar de um carro pra andar acabei deixando isso de lado, juntei uma grana e ano passado acabei tendo uma oportunidade e aí sim começa a história desse carinha que vou apresentar pra vocês, infelizmente minha avó faleceu no ano passado, veio a partilha dos bens e com isso esse carinha ficou sem ter pra onde ir, rapidamente eu fui e me prestei a adotar (lembra que eu precisava de um carro pra andar?) Então, acabei fazendo uma troca com meu pai na CS e peguei ele, se for colocar em comparação o carro está infinitamente mais bem cuidado, mas claro nem tudo são flores.

Essa Fiat Mille EP 95/96 tem uma história muito legal na família e desde que me conheço por gente esse carro já estava lá, meu avô acabou tirando ele na Localiza em 1997, trabalhou com ele por 4 anos e em 2001 quando ele se aposentou acabou parando o carro, sendo usado até 2009 apenas pra ir no mercado final de semana ou em percursos curtos urbanos, infelizmente meu avô veio a falecer em 2008 e desde então nunca mais foi usado, minha avó fazia apenas as manutenções periódicas, mas como ela depois acabou comprando outro carro no grosso o carro ficou parado por 13 anos.

Portanto obviamente tenho muitas coisas pra fazer, o bom que no geral o carro tem uns 3 podres apenas que pretendo resolver em breve, está com o motor bom e andando (que é o principal) e meu projeto com ele será deixar o mais original possível, tenho alguns projetos de personalizações mas apenas itens de época que poderiam ser colocados naquela época. Após passar esse período caótico que acabou se instaurando na minha vida pretendo comprar um carro mais novo (até pelo conforto de DH e AR que ele não tem) mas não vou vender ele, é reformar pra colocar placa preta em dois anos que acredito eu que ele tem condições sim de conseguir até pela originalidade do carro.

Nesse próximo post vou mostrar algumas imagens do carro e também coisas que já fiz e que comprei pra ele.

E galera quanto ao CS, não me esqueci dele, meu pai diz que vai reformar o carro mas tenho minhas dúvidas quanto a isso, vou manter ele em ordem e tentar sanar os problemas de ferrugem e corrosão que tem nele, mas como disse é um projeto que vai demandar tempo e muito dinheiro, fazer motor, trocar 5 pneus, funilaria geral, fazer todo o estofamento e etc, pretendo e vou salvar ele, mas preciso de um carro que ande e que me atenda, no momento que tô na vida infelizmente não consigo ainda me dar ao luxo de apenas gastar dinheiro com carros, vocês sabem que nossas uno estão virando carro de coleção e tudo acaba ficando caro, eu sei bem disso com a minha verdinha kkkkkk, mas é isso, vamos pra um novo capítulo dessa história e espero realmente terminar aquele que foi o carro que me deu muitas boas lembranças, assim como esse aqui.

Agora sem mais enrolação, bora pra ela
glazzoli
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 16
Registrado em: 13/03/17, 14:08
Carro: Fiat Mille EP 95/96

Desde que ela chegou fiz muita coisa, na época acabei pensando seriamente em abrir aqui uma garagem pra ela, mas acabei ficando meio desanimado em registrar tudo, até porque o CUB ficou meio morto após 2020, não sei se a galera deu uma desanimada, ou foi exatamente pelo mesmo motivo que o meu que é a financeira, pensando nisso de tentar movimentar aqui novamente decidi abrir a garagem dela.

Imagem
Imagem do dia que ela chegou

Algumas imagens atuais do carro

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quando peguei ela, levei na mesma hora pra fazer uma manutenção geral, trocando todas as correias, óleo, filtros, velas, feixe de mola e mais algumas coisinhas que não vou lembrar, lembro que na mesma época o mecânico condenou também todas as buchas da suspensão que estavam ressecadas, bucha da caixa de direção e claro os pneus que estavam nela que datavam de 2012 totalmente sem condições de uso, a cebolinha do óleo também não está no lugar e o escapamento acabou estourando no coletor, posso dizer que de tudo isso 60% já foi, tudo bem normal pra um carro que ficou 13 anos parado, inclusive o escapamento consegui resolver recentemente mas a gaxeta que fica entre o intermediário e o coletor acabou quebrando quando troquei o coletor, pensa num negocio difícil de achar viu, nem acreditei de ser tão difícil até por ser de uma Fiat uno, um carro que foi fabricado por quase 30 anos (digo as quadradinhas), mas depois de muita procura e quase um mês procurando achei, pretendo instalar já segunda feira (não aguento mais esse escape barulhento kkkkkkk) quando eu levantar ela no elevador tiro umas fotos pra mostrar a vocês.

Desde que peguei então o que foi feito exatamente:

Troca de óleo

Filtros

Correias

Velas

Pneus

Som Atualizado e 4 auto falantes JBL

Imagem

Imagem
Detalhe pro som original que estava nela, tenho até hoje até o certificado de garantia dele lá de 1995

Imagem

Porquinha do estepe ( já tinha quebrado e sumido)

Higienização total no interior e exterior (pensa num carro que tava sujo viu, os bancos então, acho que nunca tinham sido limpos)

Imagem
Parte de cima ainda suja e a parte de baixo já limpa, mudou ou não mudou o banco ? kkkk

Imagem
aqui ele já no carro e limpinho

Imagem

Relógio do Painel (em algum momento tiraram o relógio dela e colocaram a tampinha no lugar, como eu já tinha um relógio guardado pra CS coloquei nela)

Imagem

Acabei descobrindo bem tarde (5 anos após comprar pra ser mais exato) que o display do relógio não tá 100%, cumpre sua função e não é prioridade mas pretendo futuramente trocar.

Troca dos piscas dianteiros ( na limpeza que fiz nela acabei pensando em tirar pra limpar, a surpresa ? Os dois quebraram ao tirar de ressecados kkkkkkkkk, acabei comprando esses dois originais e recoloquei, como apenas o esquerdo ainda era o original dela e estava bem ressecado e velho achei que não foi uma perda tão grande)

Imagem

Imagem

Imagem
ela veio com esse esquerdo paralelo também que deixei guardado, era o par que foi trocado da direita quando quebrou, deixaram o original na esquerda e guardaram esse, peça paralela de estoque antigo :lol:

pena eu não ter foto dela quando chegou com os piscas antigos pra vocês ter uma noção de como esses piscas rejuvenesceram o carro, mas vou postar aqui as primeiras fotos dela na frente pra vocês ver como ela tá agora

Imagem

Imagem

Troca das palhetas frente e traseira ( e que palheta cara e rara tá essa traseira viu, cruz credo)

um detalhe é que os braços quando peguei estavam enferrujados, tirei eles, limpei e deixei no aço limpinho e sem ferrugem, pintei novamente e 1 ano depois olha como eles estão :roll:

Imagem
se alguém tiver alguma dica, agradeço

Troca de praticamente todas as lâmpadas do carro e sem exagero quando digo todas
, troquei as lanternas que queimaram, troquei as do farol que eram umas Philips muito fraquinhas por 2 super brancas, Troca das lâmpadas da lanterna e da luz de placa (70% tava queimado ou com mal contato) e troca de todas as lâmpadas do painel que estava totalmente apagado, troquei os botões do vidro elétrico que as luzes já tinham se apagado (guardei os originais) e coloquei led no relógio e painel central ficando esse resultado aqui

Imagem

Imagem

Imagem

Únicas lâmpadas que não consegui trocar foram as do cinzeiro que continua apagado (não consegui tirar e fiquei com medo de quebrar) e as dos botões do vidro traseiro e desembaçador (simplesmente o led pra ali não existe e não acho de forma alguma a versão 2w dali) mas como os botões ainda estão visíveis deixei assim por enquanto (detalhe pro botão dos faróis de milha que pretendo colocar futuramente)

Troca dos dois retrovisores por dois originais, nem preciso dizer que foi quase um rim né? Os dois retrovisores originais do carro estragaram o mecanismo de mexer o espelho, tentei de tudo na Internet e não consegui resolver, por ser um item muito importante em segurança fui em busca de dois novos retrovisores, pro esquerdo dei sorte e consegui um metagal original de estoque antigo novinho, pro direito não tive tanta sorte e acabei pegando um usado, usado esse que também não está bom :/ está melhor que o original que estava nela, mas o mecanismo interno do espelho está extremamente duro e inclusive tô com um problema sério desse lado, quando eu peguei ela o retrovisor direito estava meio caído, parece que em algum momento ela levou alguma pancada ali naquele espelho porque a trava dele não tá prendendo na porta e o retrovisor fica meio caído, o acabamento interno também estava quebrado então fui a caça dele também, alguns meses se passaram e além de ele também estar caído novamente ele rachou o acabamento original que comprei pra repor e agora ainda rachou o externo também, essa sexta feira peguei ele e removi e consertei o acabamento externo e interno e tive que colocar uma arruela pra dar uma fixada melhor, uma gambi temporária, mas sabe como essas gambiarras temporárias são perigosas né? Então pretendo resolver isso, alguém tem alguma dica do que pode ser ? Existe uma forma de melhorar o mecanismo interno desses retrovisores ? Pelo que vi é um problema crônico que acaba acontecendo mesmo.. :/

Imagem
Retrovisor original dela que acabei removendo, está todo soldo o ferro de dentro, queria saber se tem algum concerto pra isso :roll:

Imagem

Imagem
nesse meio tempo acabei comprando esse acabamento errado, acho que é de uma fiorino ou uma uno mais antiga porque é maior que o original do EP e não funciona, deixei guardado

Troca das máquinas e reparos dos vidros elétricos (nenhum dos dois estavam funcionando 100%)

Imagem
Botões dos vidros originais que deixei guardado, troquei por conta da iluminação estar fraca nesses

Até o momento acho que é isso, pretendo fazer algumas coisinhas ainda tipo:

Colocar um alarme (o alarme original quando o carro veio só tinha um controle e esse controle meu avô acabou perdendo na rua e não o achou mais :/) moro no Rio de janeiro então né kkk

Pintura externa geral - carro ainda tem a pintura original de fábrica e N tem nem um retoque mesmo depois de 28 anos, pelo tempo e por ter ficado parado, acho até que a pintura tá boa, mas pra deixar ele filé quero dar esse up nele futuramente

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Painel com conta-giros - ou dos CS ou do Palio 16v, tô na dúvida ainda

Conserto desse rasgo no banco do motorista (único detalhe na tapeçaria desse carro)

Imagem

O volante penso seriamente em encapar em couro, mas ai é uma coisa que pretendo mais pra frente

Encapar com carpete a parte de trás do banco traseiro e conseguir os carpetes das caixas de roda

Abertura interna do porta malas - O principal que é a fechadura eu consegui, inclusive uma original de estoque antigo mosca branca, falta agora achar a alavanca e o cabo

Imagem

Imagem

Imagem

Faróis novos originais ( esquerdo original tá enferrujado no cromo e o direito é paralelo por conta de um acidente que meu tio teve a muitos anos atrás) UP que pretendo fazer quando for pintar ela

Calotas de época - aqui eu tô em um dilema, quando peguei ela acabei tendo oportunidade de pegar um jogo de rodas de siena aro 14 de ferro com pneus meia vida, pelo preço que paguei as rodas vieram praticamente de brinde então valeu a pena, só que eu não me atentei na época que os pneus que estavam eram 185/60 14 e como vocês sabem 185 e uno na mesma frase não combinam, tô rodando com esses pneus já faz um ano e chegou na hora de trocar já, os dois da frente até estão bons mas o de trás sem condições e como não vou manter essa numeração vou ter que botar 4 pneus novos, o dilema que fica é, coloco os aro 13 originais com o pneu original? Ou compro os 165/60 14 pra usar nessa roda ? Particularmente eu curto muito essa roda 14, pneu 13 tá cada vez mais difícil de achar e quando acha é um rim, até remould tá caro, então tô tentado a manter o 14, com isso eu tenho 4 calotas que comprei pra colocar nelas que só não coloquei porque eu tô pra trocar esses pneus a uns 3 meses e N tive a verba sobrando ainda mkkkkkk, recentemente vi esse jogo de calotas de brava vendendo aqui perto e me apaixonei, são aros 14 e por ser de época acho que ficaria legal nela, mas tô na dúvida

Imagem
Calotas de centro de roda que comprei pra ela

Imagem
Calotas aro 14 da Brava

Chave reserva - na realidade ela tem as duas chaves, só não sei o que aconteceu com a chave original dela e como chegou nesse estado, mas ela existe, a reserva dela que é a de uso tá aqui e é muito novinha, até por isso pensei em guardar ela pra preservar, recentemente achei no mercado livre uma chave original zerada de época, mais um UP pra verdinha kkk.

Imagem
Chave Reserva que comprei original

Imagem
Chave dela que originalmente era a Reserva

Imagem
Chave principal, não faço ideia de como ela chegou a esse estado :lol:

Imagem
as três chaves

Imagem
só aguardando o chaveiro :ugeek:

Uma história legal que tem nessa chave aqui é esse chaveiro do Vasco, não eu não sou vascaino kkkkkkk, mas meu avô era vascaino e eu quando tinha 8 anos dei esse chaveiro pra ele, na época ele estava já no hospital e eu quis dar um presente pra ele mesmo que seja simples, lembro que na época ele ficou bem emocionado, na real foi uma das últimas vezes que vi ele, 14 anos depois eu fui buscar a verdinha na casa da minha avó após ela falecer e quando meu tio veio me dar a chave que estava guardada ela estava com esse chaveiro, minha avó guardou a chave do carro com o chaveiro que dei pra ele quando criança, parece até destino que um dia ele fosse meu, como um presente dele, então até por isso quero guardar ela e deixar sem uso, pelo apego emocional que tenho nela kkk

Iluminação do porta malas - Como seguidor aqui do nosso amigo Gabriel Migliavasca sei que a EP tem já a pré-disposição dos fios para colocar luz interna no porta malas, up que pretendo colocar em breve, só to na duvida sobre uma coisa, procurando a luz do porta malas acabei achando essa luz aqui original como luz de mala da fiat uno

Imagem
após chegar vi que na realidade se tratava da luz da Elba

Imagem

Imagem

acabei comprando depois a que seria o tamanho ideal (a do chevette)
mas tô na duvida se eu não adapto aquela luz ali, o material dela é totalmente diferente e mais refinado, cenas para os próximos capitulos :lol:

Imagem

Imagem

Imagem
Futuro Up ? :oops:

Imagem
console que comprei pra retirada de peças

Por enquanto acho que é isso galera,  pretendo ir atualizando aqui a cada UP pra vocês e não sumir novamente kkkkk, espero que tenham gostado da história, até a próxima
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Show de bola! Parabéns pela aquisição!
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

muito bom!!!!

belos up's

as calotas do Brava ficariam top!
mas tem que pintar as rodas de preto

essas calotas e um tombinho na suspensão...
Renato
Responder