Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motores Fiasa - Mitos e verdades

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
grtecno®
Usuário
Usuário
Mensagens: 70
Registrado em: 05/04/13, 02:13
Carro: Elba 1.6

Como tem-se muitos mitos sobre o excelente motor Fiasa (que muitos metem malho, mas em preparações ele é quase indestrutível com miolo original...) vou colocando alguns mitos e verdades que fui achando no longo de 15 anos de brincadeiras com meus carros, e/ou descobertas de colegas:


Desvendando diferenças entre comandos de válvulas-Fiasa (Dr. 147)



Este é um assunto que sempre é levantado aqui no fórum, uma vez que não existe tabela ou código acerca das características dos diferentes tipos de comandos válvulas fabricados desde o lançamento do fiasa 1050 em 1976 aqui no Brasil, até o término da produção, com o 1.5 em 2003.

Como surgiu a oportunidade de ter em minhas mão um comando de Palio 1.0, que "segundo lendas" deixa o fiasa mais esperto em alta, resolvi juntar mais 3 comandos que tenho aqui e fazer um comparativo:

Imagem

Na sequência, da esquerda para a direita:
-1.300
-Palio 1.0
-1.5 ano 1991 gasolina
-Samcams F1( 278°)

Na foto abaixo, o cabeçote do 1.300 com um disco de grau impresso em papel, tendo como início da marcação o furo de referência da polia original:

Imagem

Pra facilitar o entendimento do pessoal, vou postar este desenho pra ilustrar o que se mede em um comando de válvulas:

Imagem

Vou esclarecer que o método que utilizei para aferir as características dos comando foi bem precária, uma vez que não utilizei instrumentos e ferramentas de precisão (tal como paquímetro, calibre de lâminas, disco de grau profissional), apenas imprimi um disco de grau no papel com graduação de 0° a 360 e todas as legendas pertinentes para medição.

Por este motivo, considere os valores que colocarei abaixo como "aproximados", pode ser que um dia termos ferramentas apropriadas e teremos valores precisos.

Mas adianto que valeu a pena, pois agora pelo menos temos referências comprovadas, vamos a elas:

-Comandos do fiasa 1050, 1300, e 1.5 gasolina carburados apresentaram medias idênticas:
. levante (lift):10mm
. Lob Center 112~114°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°

Diagrama do comando original fiasa 1050/1.300, tirado do manual:

Imagem


- Comando Palio 1.0 (cód 27k8)
. levante (lift): 10mm
. Lob Center 110~112°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°

-Comando Samcams mod F1
. levante (lift):10.2mm
. Lob Center 108°
. Duração 254° (comando em sí) aferição montado 278°

Qual a conclusão?

O Comando o palio tem duração idêntica ao demais comandos para fiasa, mas tem lob center menor e menor levante.

O lob center menor explica o melhor desempenho em altas rotações, em contrapartida perde-se um pouco de torque.

Acredito que o levante do comando do palio é 1mm menor que os demais por conta da perda de torque que ocorreu pelo fato do menor lob center, pois menor levante aumenta a velocidade de entrada do fluxo pela válvula de admissão e aumenta a contrapressão na válvula de escape, o que faz ganhar torque.

Por isso, não é lenda que o comando do palio pode melhorar um pouco o desempenho do motor em alta, isso é fato.

Abraços a todos!
Imagem
grtecno®
Usuário
Usuário
Mensagens: 70
Registrado em: 05/04/13, 02:13
Carro: Elba 1.6

Outro mito: AS BIELAS SÃO IGUAIS?

SIM dizem por ai....



CERTEZA???



Imagem



Imagem


Imagem



Essa é uma biela 1050 (a menor) e 1300 (a maior)...
Imagem
Avatar do usuário
HelioPistache
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 160
Registrado em: 13/10/13, 01:45
Carro: Prêmio S
Localização: Franco da Rocha-SP

Muitissimo interessante essa matéria ,me convém muito GRTECNICO pois tenho um fiasinha 1.3 e vou ver onde acho um lugar pra preparação pois já vou dar um tapinha no motor que já tá cansadinho ... Abração!
Gostaria de mudar o mundo como não posso mudo meu carro
GabrielSx
Adotados
Adotados
Mensagens: 500
Registrado em: 28/02/13, 23:17
Carro: Uno Mille Sx

Muito bacana a iniciativa e o conteúdo do tópico!

Se continuar assim merece ser fixado na minha opinião :roll:
Imagem
turbogogo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 154
Registrado em: 27/03/13, 14:58
Carro: Mille EX 97/98 e 1.6 mpi 95
Localização: Cascavel PR

eu já imaginava que o que mais muda nos fiasa de uma cc para outra eram as bielas, pois nao vejo outro motivo para se alterar a altura de bloco senão devido às bielas maiores


posso estar errado, mas fiasa, em uma cc menor que a do sevel, aquele gira tanto ou quase tanto quanto este


aquela história do melhor R/L do fiasa ser em 1.4 e tal... no sevel seria em qual cilindrada, alguém sabe?
Bandolero e BlackMamba. O importante é o caixão bem pesado!
grtecno®
Usuário
Usuário
Mensagens: 70
Registrado em: 05/04/13, 02:13
Carro: Elba 1.6

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HkWhKv92UME[/youtube]

Aqui um vídeo do colega Fernando Kfouri mostrando o porque não é possível aumentar a cilindrada do motor 1.0 mudando o virabrequim!
Imagem
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Um Fiasa 1300 preparadinho fica uma delícia e gira muito bem, é o mais gostoso da linha Fiasa, sem dúvidas.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

Muito show esse tópico, parabéns grtecno!

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

Digo Garcia escreveu:Um Fiasa 1300 preparadinho fica uma delícia e gira muito bem, é o mais gostoso da linha Fiasa, sem dúvidas.

X2! ;)
Renato
wil
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 23/02/14, 21:02
Carro: Uno ElX

Prezados,

Este é meu primeiro post aqui, gostaria de tentar sanar uma dúvida.
Tenho um Uno 95, ELX, carburado, com ignição direta. Por motivos alheios à minha vontade, o bicho ficou parado mais de 4 anos e agora estou tentando reativá-lo. O problema é q o carburador (Weber/TLDF) teve a tampa detonada por ferrugem, corrosão...sei lá, uma zica braba. Estou com o mesmo problema no comando.
Já pesquisei no forum e não consegui achar resposta pra essa dúvida sobre o comando de valvulas.

Seguinte: O comando original tem a numeração da Fiat 4 434 535, e só acho pra venda o de nº 4 434 536.
Consegui um de 2ª mão com numeração 4 324 564. Me parece q a angulação é a mesma, não sei. Parece.

Alguém poderia dar uma luz, confirmando se o segundo pode substituir o primeiro ou indicar uma fonte onde eu possa ter uma informação mais precisa?

Muito obrigado e um abraço a todos.
Responder