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estagios Sevel

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
FERNANDO PF
Sevel Inside
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Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Fernando Kfouri escreveu:sempre motor,pois um potencia de roda sempre tem muitas variaveis na medição,que podem interferir em até 20% do resultado do ensaio dinamométrico.

........já cheguei a ver um carro perder até 10% de potencia na roda no dinamometro só de apertarem as cintas que seguram o carro p´baixo,.....

deixo a pergunta....
de que vale a potencia nas rodas se alguém vai com o carro desalinhado ou com folgas no dia de testar no dino?

Até que enfim alguém que confirme o que percebi a alguns anos atrás. Fabriquei um dinamômetro de rolos para motos e tive ele em minha garagem por alguns anos... era notável a diferença de indicação de potência em relação a amarração por cintas e a calibragem de pneus.

Parabéns por mostrar isso ao público Fernando... duvido, mas duvido mesmo que 10% dos preparadores do país entendam isso.

Nota: evitem comparar resultados de potência em dinamômetros de ROLOS distintos, em locais diferentes, a não ser que seja um dinamômetro de bancada, medindo a potência no virabrequim. Existe norma para isso, e a maioria dos motores com potência maior que 100% da original aguentaria o teste no tempo determinado (1min) a cada intervalo de 500rpm.
Não existe normalização para ensaio de motores ou veículos em dinamômetro de rolos, o que vale é a comparação de ganho ou perda em cima de um mesmo dinamômetro..

Se for preparar seu carro, faça a verificação de potência antes e depois no mesmo dinamômetro, essa diferença será o resultado de ganho válido.

No caso se valores na roda, é o que se aplica na dinamica de rua/autodromo... é o valor válido. Não adianta ter um motor de 300cv´s e jogar para a roda/chão somente 220cv.. a diferença é convertida em calor na transmissão, eixos, atrito de pneus por desalinhamento.. etc. Eis a questão de veículos com potencias de motor diferentes onde em muitos casos o de menor potência ter melhor desempenho dinâmico, o que interessa é entregar o que se produz para o chão com o mínimo de perda (quem pratica ciclismo sabe o que estou falando.. ande em uma bike de 800 reais e depois ande em uma de 30000 reais, verá o que é entregar potência para o solo e a bruta diferença de desempenho)

Ainda há a falta de definição e conceitos aqui de torque e potência separadamente... e o que cada um influi no comportamento do carro (creio que cabe a um outro tópico com a interpretação correta de uma curva de torque x potência.). Onde só potência máxima não significa muito, tens que avaliar o comportamento da curva de torque ao longo das variações de rpm.
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
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Fernando vc está corretíssimo,difícil achar no meio de preparadores e mecanicos alguém com esse conhecimento,99% não sabe o basico imagina sobre esse assunto.

grande abraço.
pedrodopremio
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Carro: Uno Mille iE 1996
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Andei lendo bobagens pela internet ou a potencia tem que ser relacionada ao peso do carro?
Tipo, um carro de 200 cavalos, mas com 2.000k vai andar igual a um de 100 cavalos de 1.000k?
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
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Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
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não é bem assim....depende de varios fatores entre eles,aerodinamica,pneus,peso da transmissão p´as rodas,torque etc
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Digo Bon
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confesso que estou num baita dilema ... entre 1.5 turbo e 1.9 aspro

ó dúvida cruel
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natamattos
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Localização: Viamão Cityada Rio Grande do Sul Tchê

Um adendo a este tópico que é de suma importância:
Prisioneiros forjados no lugar de parafusos de cabeçote. Tive problema com os parafusos Taranto espicharem.
Quem quiser montar qualquer preparação, recomendo substituir os parafusos por prisioneiros forjados. A Ricoh tem na medida M10x1,25
Ou então busque os prisioneiros para motor AP. Necessitarão de algum ajuste no assentamento da arruela no cabeçote, porém possuem maior resistência.
Nunca esquecendo de dar muita atenção a face do bloco e o cabeçote.
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM

Uno Turbo i.e. 1996
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Honda Civic LX 2003
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Digo Bon
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natamattos escreveu:Um adendo a este tópico que é de suma importância:
Prisioneiros forjados no lugar de parafusos de cabeçote. Tive problema com os parafusos Taranto espicharem.
Quem quiser montar qualquer preparação, recomendo substituir os parafusos por prisioneiros forjados. A Ricoh tem na medida M10x1,25
Ou então busque os prisioneiros para motor AP. Necessitarão de algum ajuste no assentamento da arruela no cabeçote, porém possuem maior resistência.
Nunca esquecendo de dar muita atenção a face do bloco e o cabeçote.



Boa dica
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Digo Bon
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Digo Bon escreveu:confesso que estou num baita dilema ... entre 1.5 turbo e 1.9 aspro

ó dúvida cruel


Vou de 1.5 turbo mesmo, hehehe
Logo mais o R tá encostando ae na Racer, Fernando. Até o momento só tenho a turbina, falta comprar todo o resto hahaha :lol:
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juliano1.6r_aspro
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Registrado em: 22/06/17, 17:59
Carro: 1.6R
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Na minha opinião um dos melhores motores da Fiat para instalar um kit turbo é o seu, pois tem uma cilindrada legal com um vira de curso bem pequeno (63,9mm), o que favorece os altos giros e o regime de trabalho de um motor turbo. Montando com peças boas e o dimensionamento certo é satisfação garantida.
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RE-FIAT
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Registrado em: 04/03/13, 17:07
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Renato
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