Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Consertando Ar quente Do Uno

Área destinada a tutoriais criados por membros do Clube do Uno Brasil.
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Um problema fequente na maioria dos carros, principalmente para quem compra usado (meu caso), algumas pessoas nao tem o hábito de usar o ar quente, ou simplesmente nao usam por nao sentirem frio no inverno, outras por nem saber como usar o equipamento que era opcional.

Segue aqui um tutorial de como proceder a limpeza completa do sistema de arrefecimento, isto inclui o ar quente, pois o mesmo é parte permanente do sistema para veiculos equipados com o mesmo.

Primeiramente eu optei por fazer uma higienizaçao interna mais profunda, fiz a remoçao dos bancos, e do carpete para ser lavado. Aproveitando a ausencia do mesmo, resolvi consertar o ar quente, ja que meu radiador era pura ferrugem e meu ar quente estava com a vauvula (que nada mais é do que uma torneirinha plastica acionada via cabo de aço) travada fechada impossibilitando mover o botao.

Vauvula do ar quente: Marca Sofica original
Imagem

Por que optei pela remoçao do carpete? Devido à sujeira que ira sair do radiadorzinho do ar quente dentro do carro ao desmontar a vauvula da lateral do radiadorzinho, é uma ferrugem altamente concentrada e mancha tecido, manchou minhas maos e quando caiu na pedra de basalto manchou a pedra tambem. Se nao pretendem remover o carpete, isolem, forrem bem com lona plastica alguma coisa impermeavel pois vcs irao fazer um trabalho bem sujo.

Outra dica, removam o Radio, para evitar molhar o mesmo, faz bastante lambança dentro do carro e ele fica com a traseira virada bem pra tras da vauvula e as mangueiras.

Primeiramente Removi o carpete
Imagem

Esvaziei o radiador soltando esta mangueira
Imagem

Solte o bujao de rosca da tubulaçao do ar quente

Imagem

Solte as braçadeiras e solte as mangueiras que ficam conectadas na carcaça da vauvula termostatica
Imagem

local onde se localiza a vauvula, atras do radio ao lado do porta luvas.
Imagem

Solte a mangueira da vauvula soltando a abraçadeira, ja aviso que ela deve estar bem colada e talvez tenha que usar uma chave de fenda pequena para ir descolando a mangueira da vauvula. Cuidado com a sujeira que vai sair. Para os carros injetados assim como o EP que possuem modulo de injeçao ao lado da vauvula, cubram os conectores com saco plastico e evitem molhar ali.
Imagem

Solte as 2 porcas que prendem a vauvula na lateral do radiadorzinho, solte o parafuso philips que prende o cabo na vauvula e em seguida com a vauvula ja solta use uma chave alen para soltar o cabo de aço da vauvula e assim ela ja sai na sua mão.
Imagem

Aqui uma visao melhor
Imagem

Antes de soltar, coloque algum recipiente, um baldinho, metade de garrafao pet de agua mineral, algo para aparar agua que vai sair. Deixe um pano por perto.

Vauvula solta do radiador, presa pelo cabo ainda, notem a sujeira dentro, é uma mistura de aditivo velho com torroes de ferrugem que acumularam formando uma especie de lama gosmenta que suja muuuito a mao e demora pra sair.
Imagem

Com chave uma alen pelo outro lado solte o cabo de aço da vauvula
Imagem

aqui ja solta, leve para um tanque e va catucando dentro dos caninhos para ajudar a sair a ferrugem, vai mexendo com muito cuidado aquele bracinho pra frente e pra tras, se ele nao se mexer nao se preoculpe demora um tempo pra conseguir soltar toda sujeira, um spray de desengraxante ajuda a soltar mais rápido a sujeira.
Imagem

Aqui em detalhe a sujeira escorrendo, a vauvula ta cheia dessa sujeira. va limpando bem até começar a se mover o bracinho, quando ela parar de sair a sujeira, teste a estanquedade, ligue numa mangueira de jardim e veja se ela interrompe o fluxo.
Imagem

Imagem

apos limpar a vauvula antes de instalar ela, é necessario limpar o radiador, entao conecte uma mangueira de jardim na mangueira de cima e depois na de baixo la no motor do carro, e dentro do carro peça para alguem aparar a agua imunda que cai do radiadorzinho e depois da mangueira da vauvula. Em alguns casos o radiador entope entao va dando pressao na agua que ela empurra a sujeira.
Imagem

Quando parar a sujeira no sistema lave tambem da mesma forma o Radiador do motor, conecte a mangueira la de baixo, enche ele e esvazie ele varias vezes até parar a sujeira.

para a remontagem basta fazer o procedimento inverso, monte a vauvula no cabo, cuidando a posiçao do botao se ta aberto ponha a vauvula com o bracinho aberto, mas o ideal é por tudo na posiçao fechado, monte no radiador, conecte a mangueira na vauvula aperte a abraçadeira sem arrochar pq a vauvula é plastica. (Meu botao nao desce mais que isso, esse é o meu fechado, mas o correto é entrar na marca azul)
Imagem

conecte as mangueiras na carcaça da termostatica, conecte a mangueira de baixo do radiador, deixe o botao do ar quente na posiçao quente, encha o sistema com agua apenas, enquanto enche deixe o bujao que drena o ar da linha do ar quente aberto quando começar a sair agua sem bolhas feche ele
Imagem
feche o radiador, confira todas mangueiras se estao apertadas todas abraçaderas e de a partida, e de uma volta com o carro observando se nada vaza dentro do carro, faça o motor aquecer, eu subi uma ladeira bem ingreme em giro alto em 2 marcha, ira escutar som de agua circulando pelo sistema dentro do carro, é normal.

Com o ventilador na posiçao 1 ponha para sair no Parabirsas e verifique se sai morno ou quente. no EP saiu quente em seguida, no uno turbo 94 levou alguns dias rodando com o quente ligado direto para que toda sujeirra dentro saisse e permitisse o aquecimento completo.
Imagem

Rode com o carro alguns km com agua. Volte para casa, e esvazie o sistema e a agua sairá toda pela mangueira do radiador la embaixo
segue a foto:
Imagem

Monte a mangueira de baixo do radiador novamente. Encha denovo com agua, com o bujao do ar quente aberto até parar as bolhas, feche ele rosqueando. feche o radiador e va usando o carro alguns dias assim, para que saia bastante sujeira do sistema. Eu rodei uma semana, sempre com o quente ligado para circular agua, fui trocando a agua varios dias, até que parou de sair sujeira.

Entao finalmente compre o aditivo Original, sim é mais caro mas é o unico que usei que realmente funciona, os demais baratinhos sao falcificados e tem apenas agua com corante. Usei O COOLANT11 da Petronas, é o mesmo Paraflú 11 da Petronas.
Imagem

Produto original fiat
Imagem

Imagem

Coloquei 2 litros de aditivo e completei o restante com agua, sempre retirando as bolhas de ar com o bujao do ar quente aberto. Radiador cheio, bujao fechado, teste mais uma vez o ar quente, se estiver aquecendo pode retornar para posiçao fechado.
Imagem

Pronto seu sistema está limpo e funcionando. Porem uma Regra deve ser seguida a risca, use o ar quente pelomenos uma vez por semana no primeiro mes, e nos demais a cada 1 mes ligue e deixe circular a agua pelo sistema sempre com o veiculo em movimento, ele depende da rotaçao da bomba para circular, faça isso a fim de evitar que acumule sujeira novamente no sistema.

Segue 2 paginas do manual do proprietário que me ajudaram a aprender a trocar a agua do radiador.

Imagem

Imagem

Espero ter ajudado os Friolentos, e tambem os que nao tem ar cond para desembaçar o vidro.
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
GabrielSx
Adotados
Adotados
Mensagens: 500
Registrado em: 28/02/13, 23:17
Carro: Uno Mille Sx

Ótimo tutorial!
Muito útil, e 80% dos unos vem com o ar quente com essa entupida... inclusive o meu! rs

Uma dica: Na hora de limpar a válvula, use água fervendo, torna o trabalho de limpeza muito mais fácil e eficaz, mas tenha paciência, ela demora pra desentupir...
Imagem
Gustavo1.6r
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 45
Registrado em: 07/03/13, 16:47
Carro: Uno Smart
Localização: Porto Alegre - RS

Cara, que ótimo isso!!! Eu descobri esses dias que o meu ar quente não funciona, soh descobri agora que ficou frio em Poa.... heheheh

Eu tava achando que era o botão que tava estragado, pq ele tah duro e não vai até a parte vermelha, mas então deve ser essa valvula que fica do lado do radiador do ar quente. Vou ter que fazer essa limpeza!!!!

Nos encontramos no ultimo encontro de uno, tenho um smart verde!

Abraço
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Gustavo1.6r escreveu:Cara, que ótimo isso!!! Eu descobri esses dias que o meu ar quente não funciona, soh descobri agora que ficou frio em Poa.... heheheh

Eu tava achando que era o botão que tava estragado, pq ele tah duro e não vai até a parte vermelha, mas então deve ser essa valvula que fica do lado do radiador do ar quente. Vou ter que fazer essa limpeza!!!!

Nos encontramos no ultimo encontro de uno, tenho um smart verde!

Abraço
Sim lembro perfeitamente do teu Smart zerado!

O sintoma de vauvula emperrada por sujeira é esse mesmo, o botao nao se move. Basta desentopir, limpar e ai deve voltar tudo ao normal, o ar quente do uno quando funcionando aquece e vai muito bem no inverno aqui do Sul e em dias de chuva que embaça o vidro, joga um ar quente nele a a visao clareia na hora! É excelene!
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Gustavo1.6r
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 45
Registrado em: 07/03/13, 16:47
Carro: Uno Smart
Localização: Porto Alegre - RS

Gabrielmigliavasca escreveu:
Gustavo1.6r escreveu:Cara, que ótimo isso!!! Eu descobri esses dias que o meu ar quente não funciona, soh descobri agora que ficou frio em Poa.... heheheh

Eu tava achando que era o botão que tava estragado, pq ele tah duro e não vai até a parte vermelha, mas então deve ser essa valvula que fica do lado do radiador do ar quente. Vou ter que fazer essa limpeza!!!!

Nos encontramos no ultimo encontro de uno, tenho um smart verde!

Abraço
Sim lembro perfeitamente do teu Smart zerado!

O sintoma de vauvula emperrada por sujeira é esse mesmo, o botao nao se move. Basta desentopir, limpar e ai deve voltar tudo ao normal, o ar quente do uno quando funcionando aquece e vai muito bem no inverno aqui do Sul e em dias de chuva que embaça o vidro, joga um ar quente nele a a visao clareia na hora! É excelene!
Eu ia fazer a limpeza hoje, mas dai tive que fazer outras coisas e terminou ficando um pouco tarde, além do frio. O vento tava forte aqui em casa hoje e mexer com agua nesse frio não é legal.... hehehehe

Vou deixar pro final de semana....
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Quando fiz no EP era inverno tambem, passei frio no dia que mexi, mas hj em dia não passo mais frio. hehe
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Gustavo1.6r
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 45
Registrado em: 07/03/13, 16:47
Carro: Uno Smart
Localização: Porto Alegre - RS

Fiz hoje! O ar quente já está funcionando!!!!!!

Porém, é meio estranho. Com a saida do ar para o parabrisa, o vento é muito quente, esquenta bastante! Mas se colocar o vento para sair nas saidas de ar pra frente, ele sai morninho, quase gelado. É absurda a diferença de temperatura. O teu é assim também????

E outra, com o ventilador ligado, soh sai ar na saida central, nas das pontas não sai nada. Mas andando com o carro, o vento que entra da rua em velocidade, dai sai nas saidas laterais. É assim ou o meu tah estragado e não manda vento pras pontas???


Aqui fotos de como a valvula estava, completamente entupida, até a ponta! Levei horas pra limpar tudo por dentro, não parava de sair sujeira!

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
natamattos
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 559
Registrado em: 14/02/13, 20:39
Carro:
Localização: Viamão Cityada Rio Grande do Sul Tchê

Gustavo seu antigo R tinha Ar Condicionado né. Por isso está achando estranho estas coisas como ar quente no parabrisas e na saida central não.

Funciona que todos os Fiat da linha Uno que não possuem AC não tem ligação da caixa central até os difusores laterais. Estes pegam ar diretamente por uma tomada que fica atrás do acabamento da parede corta fogo.
Outra coisa, pela montagem da caixa, você só terá ar quente nos pés e no parabrisa, pois as galerias desviam o ar quente das saidas centrais.
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM

Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410

Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
Gustavo1.6r
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 45
Registrado em: 07/03/13, 16:47
Carro: Uno Smart
Localização: Porto Alegre - RS

natamattos escreveu:Gustavo seu antigo R tinha Ar Condicionado né. Por isso está achando estranho estas coisas como ar quente no parabrisas e na saida central não.

Funciona que todos os Fiat da linha Uno que não possuem AC não tem ligação da caixa central até os difusores laterais. Estes pegam ar diretamente por uma tomada que fica atrás do acabamento da parede corta fogo.
Outra coisa, pela montagem da caixa, você só terá ar quente nos pés e no parabrisa, pois as galerias desviam o ar quente das saidas centrais.
Sim, o meu R tinha ar condicionado, saia ar frio e quente por tudo que é lado!

Bom, então está tudo normal com o meu carro, nada de problemas! Fico mais feliz assim! Mas que é estranho, é! hehehehe

Valeu!
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Está corretíssima as informações, nos modelos com ar condicionado sai ar quente em todas saídas dos difusores de ar. Nos modelos apenas com ar quente, só sai quente no para brisas e nos pés. No meu carro é assim também, no dia que funcionou também achei estranho. Posso por ar quente no para brisa e nas saidinhas laterais se abrir elas entrará vento frio da rua. Portanto para um melhor aquecimento deixe fechado os difusores das pontas e central. Se sentir calor e precisar desembaçar o vidro, pode abrir as de ar frio das pontas e terá um ar quente "Dual Zone" hahaha quente e frio ao mesmo tempo.

Fico muito contente que tu tenha conseguido consertar teu ar quente, eu uso o meu direto nesses dias frios, dias chuvosos, tu põe no quente liga a ventilação no 1 mesmo, e a medida que aquece a agua do radiador, começa a esquentar o ar e descongela o vidro que clareia a visão novamente, fora que nos dias frios ninguém passa frio dentro do uno. Para evitar problemas de entupimento recomendo usar por algumas semanas o ar quente sempre ligado e ir mexendo o botão pra frente e pra trás pra evitar acumulo de sujeira, mantenha o radiador sempre limpo e com aditivo.

Segue a parte do manual que explica como usar o ar quente:
Notem que as setas indicam as saídas de ar quente, somente sai quente no Para brisa e Pés.
Imagem

Imagem

Notem que nessa foto as setas indicam apenas ar frio nas saídas, mesmo que selecione quente nao sairá ar quente nessas saídas.
Imagem
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Responder