Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

1.6R V6 Busso Alfa Romeo

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

dj.turbo escreveu:
DAM escreveu:Entrou num mundo sem volta :lol: :lol: :lol: :lol:
Verdade. :mrgreen:
Mas vale muita a pena ,vai ser 1.6 ou 1.9?
Andei pensando em talvez fazer desse 1.6 16v futuramente um 1.9 16v com a troca de vira, pistão e tudo mais que precisa ser feito...
Fico na dúvida entre aspirado e turbo ainda kkkk
Eu não preciso de tanto e talvez o 1.9 16v com pistão e os comandos (que já tenho) já façam miséria.
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Breve atualização aqui: estou formando no fim do ano e está um pouco muito corrido, logo não consigo dar sequência no projeto.
O que posso informar é que o cabeçote está virgem, digo STD. Os pistões são 87mm (0,6mm) praticamente novos e estou buscando uma solução para subir a taxa de compressão sem precisar retificar cabeçote.
O que eu vi é que a junta do cabeçote do LINEA é de 0,5 a 0,7mm mais baixa que a original do palio. Tendo isso em mente a taxa ficaria próximo de 10:1.
Dúvida: Uma plaina na ordem de 0,2 a 0,3mm na face do BLOCO poderia me ajudar nisso, porém gostaria que alguém comentasse a respeito dos riscos no serviço feito no bloco.

Manjadores me ajudem :D
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

De volta a ativa!

Como viram nas postagens anteriores estava usando um banco bem estragado e na falta de recursos para continuar o 16v e tempo pra isso acabei me divertindo trocando os bancos e utilizando apenas a estrutura do banco como base, o resto veio tudo do Uno branco (R.I.P).
Seguem as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho foto dos processos da troca mas só postarei se alguém pedir pois não tem nada de interessante kkk.

Na foto abaixo estava com o carro lotado de coisas (até portas dentro do carro) e deu aquela mini baixada.

Imagem

Agora mostrarei o que sobrou do kit que saiu do branco e foi desanimador levar pra refazer e ganhar um "não dá mais" praticamente.

Imagem

Imagem


Tirei aquelas pedaleiras medonhas e coloquei as que tinha no Uno Branco que estavam novas
Imagem

Cheguei a pensar em anunciar o carro pra pegar um Uno Turbo que encontrei aqui mas o documento desse UT estava complicado de resolver e não queria outra dor de cabeça com carro tão cedo.
Resolvi transferir logo o meu pro meu nome e já rolou aquela placa nova, lanterna traseira nova e fiz uma revisão em mangueiras e desborbulhador.

Motivo do vazamento não era o desborulhador, era uma "mangueira de jardim" que estava no lugar da correta.
Imagem

Imagem

obs: Pai(MT) e filho(R)
Imagem

16v quase cru
Imagem

Comparecendo ao HOT LAP dezembro/2016
Imagem

Amortecedores do Uno Branco são originais ainda, não botei fé. Vou usá-los como base e fazer um trabalho na altura e carga por aqui.
Imagem

Barra anti torção montada na traseira, baseada na do Flávio Fraga.
Imagem
Acabei descobrindo que os coxins estavam detonados e ainda pareciam os originais do veículo que tem mais de 320.000km rodados.
Comprei jogo dianteiro e traseiro da AXIOS, aguardando a instalação da suspensão traseira completa (coxins, bandejas com pu, amortecedores retrabalhados e feixe desarqueado).

Bem, sobre o 16v falta apenas tirar pistões com bielas e o virabrequim pra poder levar na retifica e fazer um brunimento nos cilindros pois acabou criando pequenos pontos de ferrugem nos cilindros.
Será montado com o comando e coletor de escape da copa palio e andará na gasolina até eu conseguir comprar bicos (talvez bomba) pra poder rodar no etanol. taxa estará um pouco acima de 10:1 e sim, vai beber bastante mas não uso o carro no dia a dia então não tem problema beber, embaralhar pra arrancar, etc.
Modulo de injeção será uma Power Inject by Paitrocinio.
Vou montar a injeção no mesmo lugar que fiz do branco pois gostei muito do trabalho feito.
Meu R ainda precisa de revisão na elétrica e será feito junto da instalação do módulo.
Na suspensão dianteira e traseira receberão amortecedores, coxins, buchas, etc.
Freios estão ok.
O suporte da caixa de direção apresentou uma trinca e farei uma solda pra evitar que fo** tudo. A direção ficou bem pesada e quando faço manobras no veiculo parado ela desloca um pouco para as laterais.

Acho que por enquanto é só. Não tive tempo e agora não posso desprender muita grana pra fazer tudo. Até meio do ano espero estar tudo que citei aqui no ponto. Ai posso pensar talvez em alguns reparos de funilaria e pintura.

Comentem ai galera, fui.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

show!
Renato
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Dia 14/04/2017 faremos a instalação dos amortecedores, coxins e buchas da suspensão dianteira e traseira...
Assim que possível postarei fotos das peças e do serviço, dentro do possível!
No mês de Maio se tudo continuar indo bem, swap. E aí algumas coisas podem ter mudado... Mas isso só depois de feito pra eu contar!
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

acompanhando aqui!!!!
Renato
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Depois de muito tempo ausente vamos atualizar a garagem, pois temos muito a mostrar depois de 1 ano afastado.

Anteriormente eu havia comentado que faríamos a troca de algumas peças na suspensão, trocamos tudo e não sei onde foram parar as fotos, mas consegui algumas pós serviços, principalmente:

Montando amortecedores e molas na dianteira
Imagem

No dia seguinte, fomos organizar o bagageiro que estava sujo...
Imagem

Interior arrumado
Imagem

Guardiões do R
Imagem

Após essa etapa eu decidi tentar dar uma sobrevida ao motor, crente que o problema estava no conjunto carburador/ignição uma vez que o motor sempre estava morto em alta e eu não queria acreditar que precisaria fazer o motor dele pra que voltasse a andar bem ( como o finado RMPI branco). Com isso comecei a comprar as peças pra injeção como coletor de admissão, injeção, conectores, etc...

Adquiri uma Pandoo Power Inject e fizemos a instalação, bem simples.

Acabei providenciando um jogo de calotas originais, porém poucas semanas depois num descuido, ralei as rodas e perdi o tesão nelas. Acabei trocando mais tarde.
Imagem

Pra resumir: Bicos de tempra 16v, todos os periféricos de palio 16v (daquele motor que comprei anteriormente), bobina de corsa, cabo de velas do vectra (se não me engano) e correia dentada de um ap 1.6 que é mais larga. Usei Sonda wideband 4.2 e aprendi bastante coisa de injeção além de ficar fuçando em algumas coisas. Resumo 2: Aprendi bastante mas a culpa não era do carburador...

Em um dia, foi instalado.
Imagem

Imagem

Imagem

Bem, como eu disse anteriormente a culpa não era do carburador mas eu paguei pra ver. O carro seguia fraco mesmo mexendo em ponto de ignição e tudo mais, mas uma coisa que eu tenho certeza, ficou mais econômico. No entanto meu intuito é que o carro tivesse maior desempenho e não consumo. O que me fez pensar que eu deveria agilizar a história do Swap de motor, mas eu não falei pra vocês que tinha me desfeito de partes do 16v do Palio né? Pois é, comecei a vender pq fiquei com preguiça de refazer o motor todo e uns meses depois me aparecer o sonhado 1.9 do Linea com uma km baixíssima.

Testando umas rodas "novas" oriundas do Premio do Rafael, do blog Run4Fun.
Imagem

Depois de MUITO tempo buscando essa joça enfim eu havia conseguido. Um sonho realizado, sem dúvidas.
Imagem

Novas rodas para comportarem freios de Marea turbo que serão necessários para parar como vou precisar (Pista).
Imagem

Tendo isso em vista, comecei a adquirir peças para adequar meu projeto como um tanque de combustivel mais novo para usar bomba interna, setas originais, lanternas traseiras originais, reforço da parede corta fogo que fica preso nos parafusos da caixa de direção, etc...

Foto do cofre iniciando a desmontagem (Fim de 2017)
Imagem

Tira aqui, tira ali... Precisamos de mais espaço e ferramentas. Mais um passeio pra casa de outro amigo ajudar a desmontar maaaais coisas no cofre.
Mas pq mexer tanto no cofre? Você vai colocar um motor maior, mais pesado, mais potente e é prudente que se façam os devidos reforços e cuidados estruturais além de aproveitar a chance para já pintar o cofre e tudo mais...

Decidi por colocar o painel novo flocado (by Daniel Silveira) e instrumentos do Palio 16v (nostalgia minha).
Imagem

Aproveitamos e testamos um capô de Fibra de carbono no R e ficou a coisa MARLINA du mundu!
Imagem

No próximo momento (em breve) vou dar sequência na história a partir de 2018...
Eu acabei omitindo muitos detalhes, principalmente relacionados a instalação da injeção e suspensão.
Caso queiram, só pedir nos comentários que eu providencio e complemento o conteúdo aqui.
Gostaria de agradecer aos adm's do fórum que sempre incentivam os projetos dos mais diversos!

Abraço e até breve
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

Esse R promete!
Renato
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

Show de Bola!
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Avatar do usuário
Miguel Marques
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 420
Registrado em: 28/02/13, 23:59
Carro: Mille SX
Localização: Boa Esperança - MG
Contato:

No aguardo das novidades :twisted:
Que bom que o projeto ta de pé, acompanho desde o R branco, acho que não falei mas eu e um colega viu o anúncio no mercado livre a gente ia comprar o R branco e usar de a meia, juntamos o dinheiro no outro dia fomos ver anúncio tinha finalizado, passou um tempo você abriu a garagem dele aqui no CUB. :mrgreen:
Acesse minha garagem
Mille SX
LEGO PROJECT
viewtopic.php?f=6&t=4615
Responder