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limpa radiador e aditivo

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
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looidi
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Fabio Castro escreveu:Há um tempo o meu estava vazando pela lateral que é de plástico, o rapaz aqui perto de casa que só mexe com radiador, desmontou e quando fui ver, tinha muita área
Ele lavou tudo e jogou um jato de água na parte metálica pra tirar o resto da sujeira, aproveitei troque algumas mangueiras e colocamos tudo no lugar.
Hoje eu só uso aditivo fraco, pra não roer no sistema que tem mais de 25 anos, e lavo o radiador a cada 5 meses para evitar o máximo possível o acumulo de sujeira vindo da água.
O sistema do meu Uno tb tá bem sujo, é preciso limpar. A ideia do aditivo fraco (um Radiex inôrgânico, à base de monoetilenoglicol - que é o que manual do Uno recomenda, ao invés de aditivos à base de polímeros) seria obtida, penso, diluindo bem mais do que o necessário, talvez, no máximo uns 20% (menos que os 30% do manual, que muitos já consideram pouco).

O ponto é que antes será preciso limpar o circuito com limpa radiador, que muitos consideram forte por fazer a limpeza em 15 minutos. Para usar os serviços do Koga Koga, tenho de usar produtos Radiex.

Queria limpar o sistema mas tenho receio, tem horas que penso melhor continuar rodando do jeito que está, líquido de arrefecimento sujo mas sempre com aditivo.

O nível sempre baixa pro mínimo mas não há vazamentos aparentes
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looidi
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Fabio Castro escreveu:Bom dia.

Eu tenho uma uno 95 e pelo estado da criança e peças originais de fabrica eu não uso um produto para limpar radiador ou liquido de arrefecimento forte, com medo de abrir os vazamentos tampados por sujeira. kkkkk
O que eu faço e vc pode fazer, a curto prazo é tirar a mangueira que sai do radiador e vai para o reservatório, colocar uma mangueira de água ligada no reservatório e ligar o motor (manter giro alto), conforme a água suja e antiga sair de pela borracha de retorno do reservatório, uma nova entra.
Vou colocando um pouco de liquido de arrefecimento para ajudar na limpeza e depois de 10min, esta tudo limpo.
Comigo funciona, porque eu noto que em 3 meses a água do radiador fica sem sedimentos e cristalina.

Outra sugestão é vc procurar uma loja de radiador e pedir para eles desmontar e fazer a limpeza interna.
Gostei da ideia e embora sem experiencia, penso em adotá-la com alguns aperfeiçoamentos (eu a faria no estacionamento do predio onde moro, portanto não posso deixar vazar no piso...).

Meu uno não tem reservatório, então, penso eu, teria de soltar a mangueira inferior, drenando o que for possível nessa etapa para um recipiente colocado embaixo do carro.

Depois, a mangueira com água corrente, conforme relatou, colocada no bocal superior, mantendo essa mangueira abaixo aberta, certo? Perguntaria se tem de abrir a de cima tb e como ficaria o circuito antes da termostática de fato abrir...

Nesse ponto, faria um plus, visto que no giro alto o motor esquentará. Para evitar o choque térmico da constante e persistente entrada de agua fria, deixaria próximo umas garrafas pet com água morna, para ir colocando junto e equilibrando - O QUE ACHA DESSA IDEIA? Ou aquecer um pouco (sem ferver) o próprio líquido de arrefecimento (que imagino seja um já usado né - ou seria novo?)

Gostei da sacada do uso de aditivo para ir ajudando na limpeza.

Abraço.
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Fabio Castro escreveu:Há um tempo o meu estava vazando pela lateral que é de plástico, o rapaz aqui perto de casa que só mexe com radiador, desmontou e quando fui ver, tinha muita área
Ele lavou tudo e jogou um jato de água na parte metálica pra tirar o resto da sujeira, aproveitei troque algumas mangueiras e colocamos tudo no lugar.
Hoje eu só uso aditivo fraco, pra não roer no sistema que tem mais de 25 anos, e lavo o radiador a cada 5 meses para evitar o máximo possível o acumulo de sujeira vindo da água.
Por aditivo fraco vc quer dizer aquele que é apenas anticorriso (sem etilenoglicol), à base de polímeros tipo o RadNaq?

A ausência total de etilenoglicol não contrariaria as especificações contidas no manual?
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Fabio Castro
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looidi escreveu:
Fabio Castro escreveu:Há um tempo o meu estava vazando pela lateral que é de plástico, o rapaz aqui perto de casa que só mexe com radiador, desmontou e quando fui ver, tinha muita área
Ele lavou tudo e jogou um jato de água na parte metálica pra tirar o resto da sujeira, aproveitei troque algumas mangueiras e colocamos tudo no lugar.
Hoje eu só uso aditivo fraco, pra não roer no sistema que tem mais de 25 anos, e lavo o radiador a cada 5 meses para evitar o máximo possível o acumulo de sujeira vindo da água.
Por aditivo fraco vc quer dizer aquele que é apenas anticorriso (sem etilenoglicol), à base de polímeros tipo o RadNaq?

A ausência total de etilenoglicol não contrariaria as especificações contidas no manual?
Amigo, boa tarde, vou ti falar uma coisa.
Pela idade do carro seguir restritamente o manual não considero o ideal, até por que o carro já rodou muito precisa de uma lubrificação mais robusta e o sistema de aferimento já não é tão eficaz quanto o que saiu de fabrica.
Se sistema tem borras presas na tubulação ou radiador e vc usar algum produto que soltar ela e a mesma ficar depositado na galeria de água no bloco do motor, já era.
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