Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno SX 1984.

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Thiago Oliveira 2018 escreveu:Ficou muito bom, parabéns.
Agradeço o comentário, Thiago!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, amigos do Clube do Uno!
Concluindo o trabalho de lavagem no interior.
O material que a Fiat usou na forração do Uno SX é uma espécie de lã sintética, com uma trama de cinza claro/escuro e preto. É um material de boa qualidade, tanto que depois desses anos todos de uso, ainda está bastante conservado.
Mas, como todos os estofados em tecido, tem o problema da manutenção. Como ninguém consegue lavar os bancos tantas vezes quanto a carroceria, o pano tende a ficar encardido e apagado com o tempo.
Assim, procuro lavar, a forração com o auxílio do aspirador, pelo menos uma vez por ano.

Imagem
Fiz uma mistura concentrada de detergente neutro e apliquei com esponja, o suficiente para molhar a superfície, sem encharcar a espuma.

Imagem
Nas laterais também, mas aqui precisa ter cuidado para a água não chegar no eucatex, que pode empenar.

Imagem
No carpete foi preciso o reforço de uma escova.

Imagem
Depois de deixar agir, vim tirando a água com o aspirador. Dá para ver a diferença.

Imagem
No carpete, principalmente.

Imagem
O tecido limpo e secando. Depois de aspirar toda água, deixei o carro aberto por uns dois dias na garagem, para tirar a umidade.

Imagem
Lavei também o courvin e o restante dos plásticos.

Imagem
Em seguida, passei silicone.

Imagem
A lateral seca ficou assim

Imagem
E os bancos assim.

Impressionante como a água que sai no aspirador chega a ficar marrom de tanta sujeira, afinal são anos a fio acumulando poeira. Comparando é mais ou menos como se andássemos com o carro durante 20, 30 anos sem nunca lavar a carroceria...
Acredito que para limpar isso "de verdade", terei que fazer uma lavagem completa, tirando as capas dos bancos, deixando de molho no sabão e enxaguando. Mas é um trabalho que, no momento, não dá para fazer. Provavelmente vou precisar da ajuda de um tapeceiro, para desmontar o conjunto. Enquanto isso, o aspirador vai dado conta do recado.
Aproveito e desejo um Feliz Natal e bom Ano Novo para todos colegas do CUB!
Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Ótimo serviço Geraldo!!
Não vejo a hora de fazer o estofado do meu Brio, pois as capas deixa muito feio.
E desejo a você também um Feliz Natal e Ano Novo e que continue mostrando todo esse seu talento de cuidar do seu Uno, fico admirado com seu serviço.

Abraços
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

excelente trabalho Geraldo!

lindos bancos!
Renato
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

martu159 escreveu:Ótimo serviço Geraldo!!
Não vejo a hora de fazer o estofado do meu Brio, pois as capas deixa muito feio.
E desejo a você também um Feliz Natal e Ano Novo e que continue mostrando todo esse seu talento de cuidar do seu Uno, fico admirado com seu serviço.

Abraços
Obrigado, Martu. Vai ficar muito bonito, o Brio tem uma forração exclusiva, com trama vermelha. Quero ver também!
Abraço.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

RE-FIAT escreveu:excelente trabalho Geraldo!

lindos bancos!
Valeu, Renato!
Abraço.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Thiago Oliveira 2018
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 144
Registrado em: 05/03/18, 01:03
Carro: Uno Mille Eletronic 93
Localização: Olímpia - SP

Excelente trabalho nos bancos, ficou muito bom. No meu mantenho as capas pois os dois bancos da frente estão rasgados, principalmente no assento.
Imagem
Avatar do usuário
Ingryd
CUB Girls
CUB Girls
Mensagens: 250
Registrado em: 30/07/16, 23:07
Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Localização: São Paulo - Capital

Oii Geraldo, mais um trabalho sensacional no SX. Você pretende por placa preta nele?
Meus bancos eu preciso refazer o tecido, infelizmente já estão bem gastos.

Aguardo mais atualizações!
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Thiago Oliveira 2018 escreveu:Excelente trabalho nos bancos, ficou muito bom. No meu mantenho as capas pois os dois bancos da frente estão rasgados, principalmente no assento.
Obrigado, Thiago. Os bancos do Eletronic com padrão courvin/tecido, não são complicados de recuperar; existe muita reposição no mercado, para esse tecido.
O mais difícil é encontrar um bom tapeceiro, que faça as costuras no padrão de fábrica.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Ingryd escreveu:Oii Geraldo, mais um trabalho sensacional no SX. Você pretende por placa preta nele?
Meus bancos eu preciso refazer o tecido, infelizmente já estão bem gastos.

Aguardo mais atualizações!
Obrigado Ingrid. Pretendo sim, mas com o novo padrão Mercosul branco e cinza quase não tem diferença. Acho que a FBVA - Federação dos Antigos- vai acabar voltando o esquema preto/cinza, por isso, vou aguardar um tempo, antes de começar o projeto.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder