Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

FIAT UNO BRIO 1991

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Geraldo. escreveu:Olá, Martu!
É bom deixar o motor esquentar alguns minutos, antes de sair. Especialmente, quando liga pela primeira vez, nos dias frios.
Por esses sintomas (carro normal e de repente fraco, engasgando) parece ser: ou gasolina de má qualidade ou o famigerado entupimento de carburador. Você já conseguiu fazer a limpeza no tanque?
Não acho uma boa ideia trocar o giglê, ainda mais agora que tudo está regulado e funcionando bem.
Um mecânico ensinou, certa vez, que, quando o carburador entope, você deve retirar a tampa do carburador, ligar o carro na marcha lenta, afrouxar totalmente os parafusos de latão (flauta), acelerar, tampando com o dedo o lugar onde eles ficam e abrindo logo antes do motor morrer (repetir isso algumas vezes). Primeiro limpa a seção da baixa e depois da alta. Esse processo cria um vácuo muito forte que suga as sujeiras. Sempre que o SX tem esse tipo de problemas, fazemos assim, e resolve. Fica a sugestão...
Bom Geraldo.... eu ate faço isso mesmo, mas logo depois de ja ta quente, ele ainda está apresentando o problema.Fiz a limpeza do tanque e não deixei o mecanico mexer nos giglê.
Levei em outro mecanico, pra ver qual diagnostico ele vai me apresentar, caso ele voltei com o mesmo problema, vou realizar esse procedimento que você disse.
Hoje por volta de 12h, calor pra ca#$@$, e ainda descendo um morro, dava pra notar ele falhando e parece que tava preso, não desenvolvia corretamente.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Então, Martu, temos alguma novidade com o Brio?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Geraldo. escreveu:Então, Martu, temos alguma novidade com o Brio?
Ola Geraldo!!
O moço to estou em uma luta novamente com o consumo, 5,2km/l na cidade, voltou tudo ao começo...parece inacreditável!!!
Bom o começo foi mandei em um lava jato, pra da uma geral, depois disso o carro começou falhar muito e ficar sem força, logo depois de tanto os mecânicos fuçar o carro, pediram pra trocar cabo de vela,rotor, tampa do distribuidor fuçaram ponto do motor/distribuidor, eu descobri sozinho que era centelha vazando e o problema era na bobina.
Pois bem...depois disso não consegui mais voltar ao consumo dele, que antes era cerca de 13~14km no litro na pista e na cidade ele estava fazendo uma media de 10km/l
No dia 06/07 fiz uma pequena viagem na pista de uns 30km e depois dei algumas voltas na cidade a media total foi de 8km/l.
_Conferi o ponto do motor ( parece que estava 40 graus, segundo eles era normal para o carro, não tenho conhecimento sobre)
_Como disse antes,cabo de velas foram trocados, e as velas estão 100%
_Conferi o comando de válvulas
_Na época que ele estava com o consumo certo, estava ate sem a válvula termostática , a uns dias coloquei ela, pois não sabia que estava sem
_Fiz uma lavagem no carburador
_Conferi tanque e a linha de combustível
Bom não sei mais o que fazer !!!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Que coisa, tinha ficado tão bom, e de repente voltam os problemas. Tomara que você consiga resolver!
Faz sentido, durante a limpeza no Lava Jato, é possível que alguém tenha molhado ou esbarrado na bobina.
E a correia dentada, está ok?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Geraldo. escreveu:Que coisa, tinha ficado tão bom, e de repente voltam os problemas. Tomara que você consiga resolver!
Faz sentido, durante a limpeza no Lava Jato, é possível que alguém tenha molhado ou esbarrado na bobina.
E a correia dentada, está ok?
Acredito que tenha danificado a bobina la mesmo.
A correia está sim, troquei ela no mes de abril.
Bom a ultima coisa que vou conferir agora, que foi ate uma dica da oficina que recondiciono meu carburador, é conferir se a boia do carburador não está furada e verificar sua regulagem.
Ate fim de semana já tenho o resultado e aviso aqui!!
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Olá a todos!!!!
Bom....ontem foi feita uma regulagem na boia,colocou um giclê menor ( um abaixo do atual),estava um pouco fora ainda de ponto do motor e distribuidor.
Trocando o giclê o carro não apresentou nenhuma falha ou qualquer outro sintoma, fico basicamente igual ao o giclê anterior.
Fizemos um teste usando um litro como tanque do carro, como estava sem outra mangueira isolamos o retorno, como foi um teste rápido acredito que não deu nenhum dano a bomba de combustível.
Tivemos uma pequena perda devido a pressão nas mangueiras no desborbulhador, e ainda ficou um restinho no litro, foi feito o teste na pista, local com muito morro, forçando bem o carro, e pegando uma pequena parte de estrada de terra.
O resultado foi 12km/l , contando com a perda e com o que ele foi submetido, acredito que ele faz uns 13km.... mas mesmo assim me agradou muito.
Agora é rodar na cidade e ver o desempenho.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

De fato, Martu, melhorou muito, parece um bom caminho.
Essa combinação de motor 1000, com carburador duplo, é muito sensível, qualquer desregulagem o consumo dispara. Agora, quando está tudo ajustado, consegue unir economia e desempenho.
Esse são os valores originais do Weber 460 do Brio, não sei se já postei antes aqui, mas é útil para comparar com os atuais:
Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Exatamente Geraldo, tanto que esse ultimo mecânico que eu levei,nunca tinha ido nele, elogiou muito o desempenho do carro, por ser 1.0 e questão de atendimento,explicações e etc foi melhor que os outros,ate me disse sobre 3 problemas que preciso arrumar ( homocinética,um vazamento de óleo que não lembro exatamente o nome do lugar e um rolamento traseiro que esta ruim) sem contar que ele tem o Uno R1.5 de 89 , ele comprou em 1990,amarelo,única mudança que vi era a frente alta que ele tirou...painel bem conservado,estofado e etc ... só estava sujo mesmo.

Sobre a tabela eu seguir muitas informações por ela mesmo, mas foi colado um giclê abaixo do que costa nela,ate o momento igual eu disse, está funcionando 100% sem falhas.
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Olá a todos!!!!
Bom estou sumido do fórum, mas é que estou sem novidades mesmo...só tentando resolver sobre o tal consumo...não sei se eu tinha calculado errado da ultima vez que supostamente estava ''certo''.
Na pista ele faz media de 12 ~ 13km/l, mas na cidade não passa de 7 ~ 8 km/l.
Acaba que vou mandar o carburador para conferir o recondicionamento feito, ate entrei em contato com outro mecânico, tem vários videos dele no youtube ( Silvio Carburadores), ele disse que pode sim ter algo errado no recondicionamento feito devido esse consumo e os relatos dos mecânicos da cidade sobre a dificuldade de regular a marcha lenta .
Essa semana tive que abrir o carburador novamente pois o carro estava ''morrendo'' ao acelerar, foi solicitado a troca da boia e da agulha.
Estava ate pensando em ir com o carro ate o Silvio Carburadores em São José do Rio Preto - SP, mas as condições não permite ( Estou a 1100km de distancia só de ida kkk)
Pois infelizmente aqui na minha cidade não tem profissionais para carros carburados.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

martu159 escreveu:Olá a todos!!!!
Bom estou sumido do fórum, mas é que estou sem novidades mesmo...só tentando resolver sobre o tal consumo...não sei se eu tinha calculado errado da ultima vez que supostamente estava ''certo''.
Na pista ele faz media de 12 ~ 13km/l, mas na cidade não passa de 7 ~ 8 km/l.
Acaba que vou mandar o carburador para conferir o recondicionamento feito, ate entrei em contato com outro mecânico, tem vários videos dele no youtube ( Silvio Carburadores), ele disse que pode sim ter algo errado no recondicionamento feito devido esse consumo e os relatos dos mecânicos da cidade sobre a dificuldade de regular a marcha lenta .
Essa semana tive que abrir o carburador novamente pois o carro estava ''morrendo'' ao acelerar, foi solicitado a troca da boia e da agulha.
Estava ate pensando em ir com o carro ate o Silvio Carburadores em São José do Rio Preto - SP, mas as condições não permite ( Estou a 1100km de distancia só de ida kkk)
Pois infelizmente aqui na minha cidade não tem profissionais para carros carburados.
Olá, Martu!
Quem fez o recondicionamento, não oferece garantia para a situação?
Espero que dê tudo certo, dessa vez.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder