Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

FIAT UNO BRIO 1991

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Geraldo. escreveu:Ficou muito bom, esse tecido vermelho e branco do Brio não existe mais e aí está intacto. Raridade total!
O tapeceiro é da sua cidade mesmo?
Gostei muito do resultado Geraldo, tive sorte que o vermelho estava intacto.
Foi feito aqui na minha cidade mesmo.
Avatar do usuário
Ingryd
CUB Girls
CUB Girls
Mensagens: 250
Registrado em: 30/07/16, 23:07
Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Localização: São Paulo - Capital

Oiii Martu!! Primeiramente parabénspor encontrar o problema da oscilçao e consumo exagerado do seu uninho... com certeza um coletor rachado é um problema e tanto! Por sorte, é fácil de resolver... tem muitos fiasa em desmanches por aí..
Sobre os faróis e lanternas traseiras: SHOOOOOOOOW! Tá de parabéns!!!!
Sobre o estofado: MAIS SHOOOOW AINDA! Ficou sensacional!!
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Ingryd escreveu:Oiii Martu!! Primeiramente parabénspor encontrar o problema da oscilçao e consumo exagerado do seu uninho... com certeza um coletor rachado é um problema e tanto! Por sorte, é fácil de resolver... tem muitos fiasa em desmanches por aí..
Sobre os faróis e lanternas traseiras: SHOOOOOOOOW! Tá de parabéns!!!!
Sobre o estofado: MAIS SHOOOOW AINDA! Ficou sensacional!!
Obrigado Ingryd :D :D
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Ola a todos!
Bom no sabado ( 25/04/2020) estava descendo um morro em uma rodovia, e resolvi colocar o carro no neutro e descer controlando no freio, mas no meio da descida eis que o carro apaga, tento umas 2 vezes da partida e nada.
Como estava vindo carro atras e não tinha espaço para acostamento, resolvi reduzir e arrisquei jogar no ''tranco'' o mesmo ligou mas n teve força ao acelerar fazendo ele parar.
Logo de cara fui no carburador, verificar se não tinha sujeira e tal, mas tava tudo ok.
Verifiquei cabos de vela, bobina,cogitava ser que ele tinha afogado, e por ae vai, mas nada...estava tudo ok, tentei da partidas varias vezes, mas sem sucesso.
Ate que parou um carro e me puxou ate um bar proximo.
Verifiquei novamente tudo, ate um cara que dizia entender, verificou e não achou nada.
Bom, como estava indo para uma roça, o carro tava cheio e ja estava dando a noite, resolvi deixar o carro ali e seguir viagem , mas ja deixando marcado para o mecânico ir ate o local para verificar.
No dia seguinte voltei ate o carro mais cedo, pra ver se conseguia desvendar o que havia acontecido.
Ao chegar no carro tentei novamente da partida, e nada... mas logo em seguida chegou o rapaz dono do bar e disse:
_ Tem um cara ali dentro que disse que pelo barulho pode ser a correia.
Na hora pensei '' mas como, se não rodei 10mil km e não tem 1 ano que troquei essa correia.
Ao ir abrir a capa que protege a correia, uma surpresa , vi dois dentes dela solto, e na hora constatei que realmente era a correia.
Não teve outra, era chamar o guincho para carregar.
Nessa segunda ( 27/04/2020) o carro estava no mecanico e o mesmo fez a troca da correia, e por sorte minha ( dizendo ele) não danificou nada no cabeçote, o carro esta funcionando perfeitamente.
Mas fico ainda um pouco com o ''pé pra tras''
Sera que há possibilidade de ter danificado algo? O que posso fazer para ter total segurança a respeito disso?
Estranhei muito essa correia arrebentar assim sendo ''nova'' e era marca original ( segundo o mecanico)

( Desculpa o textão kkk)
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

martu159 escreveu:Ola a todos!
Bom no sabado ( 25/04/2020) estava descendo um morro em uma rodovia, e resolvi colocar o carro no neutro e descer controlando no freio, mas no meio da descida eis que o carro apaga, tento umas 2 vezes da partida e nada.
Como estava vindo carro atras e não tinha espaço para acostamento, resolvi reduzir e arrisquei jogar no ''tranco'' o mesmo ligou mas n teve força ao acelerar fazendo ele parar.
Logo de cara fui no carburador, verificar se não tinha sujeira e tal, mas tava tudo ok.
Verifiquei cabos de vela, bobina,cogitava ser que ele tinha afogado, e por ae vai, mas nada...estava tudo ok, tentei da partidas varias vezes, mas sem sucesso.
Ate que parou um carro e me puxou ate um bar proximo.
Verifiquei novamente tudo, ate um cara que dizia entender, verificou e não achou nada.
Bom, como estava indo para uma roça, o carro tava cheio e ja estava dando a noite, resolvi deixar o carro ali e seguir viagem , mas ja deixando marcado para o mecânico ir ate o local para verificar.
No dia seguinte voltei ate o carro mais cedo, pra ver se conseguia desvendar o que havia acontecido.
Ao chegar no carro tentei novamente da partida, e nada... mas logo em seguida chegou o rapaz dono do bar e disse:
_ Tem um cara ali dentro que disse que pelo barulho pode ser a correia.
Na hora pensei '' mas como, se não rodei 10mil km e não tem 1 ano que troquei essa correia.
Ao ir abrir a capa que protege a correia, uma surpresa , vi dois dentes dela solto, e na hora constatei que realmente era a correia.
Não teve outra, era chamar o guincho para carregar.
Nessa segunda ( 27/04/2020) o carro estava no mecanico e o mesmo fez a troca da correia, e por sorte minha ( dizendo ele) não danificou nada no cabeçote, o carro esta funcionando perfeitamente.
Mas fico ainda um pouco com o ''pé pra tras''
Sera que há possibilidade de ter danificado algo? O que posso fazer para ter total segurança a respeito disso?
Estranhei muito essa correia arrebentar assim sendo ''nova'' e era marca original ( segundo o mecanico)

( Desculpa o textão kkk)
Nossa que desafio que foi para acertar o consumo do carro. Ainda não fiz a média do meu, pois ainda não chegaram as placas novas. Estou preocupado, pois o meu é 1.3 porém com carburação simples (Weber 190).
Sobre a correia já li algo a respeito sobre o projeto do motor Fiasa. Pelo que li a tensão da correia é invertida dos outros carros, o que acaba exigindo mais da correia, sendo este um problema recorrente. Porém deveria durar mais de 20 mil Km. Na próxima troca, compre vc mesmo a correia para se certificar da procedência da mesma.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, Martu.
Esse tópico trata de um assunto semelhante:
viewtopic.php?f=2&t=5420
Como no seu caso foram poucos dentes, parece que não houve maiores problemas.
Para ter certeza, precisaria medir a compressão dos cilindros.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

wallaceparaizo escreveu:
martu159 escreveu:Ola a todos!
Bom no sabado ( 25/04/2020) estava descendo um morro em uma rodovia, e resolvi colocar o carro no neutro e descer controlando no freio, mas no meio da descida eis que o carro apaga, tento umas 2 vezes da partida e nada.
Como estava vindo carro atras e não tinha espaço para acostamento, resolvi reduzir e arrisquei jogar no ''tranco'' o mesmo ligou mas n teve força ao acelerar fazendo ele parar.
Logo de cara fui no carburador, verificar se não tinha sujeira e tal, mas tava tudo ok.
Verifiquei cabos de vela, bobina,cogitava ser que ele tinha afogado, e por ae vai, mas nada...estava tudo ok, tentei da partidas varias vezes, mas sem sucesso.
Ate que parou um carro e me puxou ate um bar proximo.
Verifiquei novamente tudo, ate um cara que dizia entender, verificou e não achou nada.
Bom, como estava indo para uma roça, o carro tava cheio e ja estava dando a noite, resolvi deixar o carro ali e seguir viagem , mas ja deixando marcado para o mecânico ir ate o local para verificar.
No dia seguinte voltei ate o carro mais cedo, pra ver se conseguia desvendar o que havia acontecido.
Ao chegar no carro tentei novamente da partida, e nada... mas logo em seguida chegou o rapaz dono do bar e disse:
_ Tem um cara ali dentro que disse que pelo barulho pode ser a correia.
Na hora pensei '' mas como, se não rodei 10mil km e não tem 1 ano que troquei essa correia.
Ao ir abrir a capa que protege a correia, uma surpresa , vi dois dentes dela solto, e na hora constatei que realmente era a correia.
Não teve outra, era chamar o guincho para carregar.
Nessa segunda ( 27/04/2020) o carro estava no mecanico e o mesmo fez a troca da correia, e por sorte minha ( dizendo ele) não danificou nada no cabeçote, o carro esta funcionando perfeitamente.
Mas fico ainda um pouco com o ''pé pra tras''
Sera que há possibilidade de ter danificado algo? O que posso fazer para ter total segurança a respeito disso?
Estranhei muito essa correia arrebentar assim sendo ''nova'' e era marca original ( segundo o mecanico)

( Desculpa o textão kkk)
Nossa que desafio que foi para acertar o consumo do carro. Ainda não fiz a média do meu, pois ainda não chegaram as placas novas. Estou preocupado, pois o meu é 1.3 porém com carburação simples (Weber 190).
Sobre a correia já li algo a respeito sobre o projeto do motor Fiasa. Pelo que li a tensão da correia é invertida dos outros carros, o que acaba exigindo mais da correia, sendo este um problema recorrente. Porém deveria durar mais de 20 mil Km. Na próxima troca, compre vc mesmo a correia para se certificar da procedência da mesma.

Foi uma luta grande esse consumo, preciso ate conferir depois se esta normal depois desse problema
Conheci um cara que tem do mesmo Uno, o Brio, ele me disse a respeito disso de trocar a cada 20mil km ou 2 anos se não me engano.
Depois disso irei ficar mais atento
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Geraldo. escreveu:Olá, Martu.
Esse tópico trata de um assunto semelhante:
viewtopic.php?f=2&t=5420
Como no seu caso foram poucos dentes, parece que não houve maiores problemas.
Para ter certeza, precisaria medir a compressão dos cilindros.
Ola Geraldo
Obrigado pelo tópico
Irei ficar atento caso apresente algum sintoma estranho.
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Fala galera, tudo joia?
Ultimamente estou tão ''azarado'' com meu carro, que ta osso em rsrs
Bom resumindo a historia, tive um problema no cebolão, fiz a troca do mesmo, mas ficou fazendo um barulho no radiador, tipo um estralo, como se fosse ar.
O primeiro mecânico que fez a troca do cebolão, não fez muita questão de olhar o que era, peguei assim mesmo e levei em outro, que no caso chegou a cogitar bomba d'agua, foi quando deduzir e disse que talves poderia ser a válvula termostática, o mecanico chegou a questionar que meu carro não tinha, ai eu disse que coloquei, ai ele ( que é ate o que tenho mais confiança) disse que não precisava, que moro em um lugar quente e que poderia tirar ela.
Bom resolvi chegar em casa e eu mesmo olhar ela, e veja só a surpresa:

Imagem

Imagem

Imagem

Era a bendita valvula que estava nesse estado, e olha que faço a troca da agua, mas os mecanicos que trocam, só tira a primeira agua, e ja coloca outra sem ao menos lavar todo o sistema.

Fui no primeiro mecanico que fiz a troca do cebolão, devido ele morar aqui do lado e mostrei a peça e tal, como esta sem poder comprar uma válvula nova no momento, ele me deu uma junta, e resolvi fechar sem ela mesmo( ja esse me disse que não era bom rodar sem a valvula pois o carro aumenta consumo entre outras coisas), e vi que parou o tal barulho.
Quando foi hoje resolvi colocar a válvula, quando fui ver , o bendito primeiro mecanico colocou o cebolão 82ºC - 76ºC e a valvula do meu uno é 82ºC , e disse que não teria problema que ai o carro ia rodar sempre frio. ( Sofro de mais aqui com os mecânicos, cada um uma opinião diferente e raramente um ta certo em algo)
Isso me deu ate raiva, nem questionei muito, comprei logo outro cebolão ( 92ºC - 87º ) e a valvula de 82ºC e levei pra fazer a troca correta da agua, lavando todo o sistema e etc.

Na questão das peças que coloquei fiz da maneira correta?
Desculpa novamente o textão, abraço a todos!!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

A referência é "sempre" o fabricante.
Se o motor foi projetado com uma determinada peça, é muito difícil tirar e ele melhorar. Pode até apresentar ganhos aparentes, mas, certamente, vai perder em outro ponto, (consumo, durabilidade, etc).
O circuito d'água parece bem enferrujado. Pelo visto, colocaram água pura, quem sabe até da torneira, clorada. Seria bom usar um aditivo de limpeza temporário, antes de colocar a mistura final, com o aditivo antifervura.
Abraço,
Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder