Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Achei esse site e se você ir quase lá no final apare as versões especiais que o Uno Cs Top começou a fabricação em 9/89 ou seja setembro agora eu não sei se foi até dezembro ou só produziu um mes, mas o mais interessante é que as datas das peças do meu carro são de setembro ou seja se produziu até dezembro ele foi um dos primeiros ou talvez só foi fabricado em setembro, pois no comercial fala que é extremamente limitada então acho que só a fiat sabe quantos modelos foi produzidos.
http://www.lexicarbrasil.com.br/fiat/
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Sim, você já mostrou essas imagens lá no começo do tópico. Dê uma olhada nesse vídeo, parece que foi exatamente essa adaptação que fizeram no seu Top.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Qkq1OkL55jA[/youtube]

Já as mangueiras grandes, emendadas com metal, é a saída da água para o ar quente, e pelo visto "aproveitaram" a conexão para o aquecimento do coletor.
Quanto à data, acredito que a produção do Top seja apenas no mês de setembro, mesmo. Que foi quando ocorreu a a produção do milionésimo Fiat, certamente um Top. Agora, para saber quantos foram fabricados, e qual o chassi exato do Top "1 milhão", só mesmo na Fiat.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Tá mas qual a função de esquentar o coletor? seria esquentar o ar para mandar para dentro do carro quando ligasse o ar quente? então pelo que entendi que fizeram no meu foi fecharam a entrada do coletor e as mangueiras que talvez seria do ar quente ligaram na admissão.
Creio que o Top era só uma versão comemorativa aos 1 milhão não que o chassi do Top foi de 1 milhão, o chassi do meu já ta em 3 milhão, só se cada Top feito a fiat pulava 1 milhão.

Eu comprei um catalogo pago, e na parte de painel me apareceu 2 código então eu puxei um era aquele vermelho e branco do Ml e o outro era esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ccd22123e0 agora não to entendendo mais nada e continuei olhando e também dizia que esta versão possuía vidro e trava elétrica dai eu fui olhar no meu e olha o que achei.
Imagem
Tem esses dois fios e só tem do lado do motorista do passageiro já arrancaram fora e agora sera que um é pra trava e outro vidro elétrico?
Imagem
Esse aqui é meu encosto de braço então mesmo se ele tiver o console longo e vidro elétrico não vai interferir, e outra coisa que descobri o alternador pra uno com A/C e sem são diferentes e adivinha o meu é o mesmo modelo do que tem A/C se o outro cara que tem o Cs Top cinza(Uno triste) ajudasse a gente nessa busca de informação seria mais fácil mas acho que a intenção dele não é deixar o carro original. E me tira uma duvida vidro elétrico e trava nos R era opcional ou vinha de fabrica?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Nos motores a álcool é muito importante aquecer o coletor junto com o motor. Para elevar previamente a temperatura do combustível e ele queimar melhor. Assim, o carro liga mais rápido e funciona uniformemente, mesmo nos dias frios. Isso não tem nada a ver com o acessório do ar quente.
O motor do Top usa os gases do escapamento para esse aquecimento, mas, fizeram uma gambiarra trocando o sistema de gás, pelo de água do radiador e usando como base a antiga saída do ar quente.
Na verdade, o chassi do seu Uno deve ser mais ou menos, assim: 9BD 146000 K3XXXXXX, sendo que o XXXXXX é o número de série dele, dentro da linha Uno. Naturalmente, ainda não é o Uno 1 milhão, e sim Fiat 1 milhão, aí, só a montadora para dizer qual foi o número desse marco.
Vou conferir as novas informações e comento depois.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

De fato, esse novo catálogo deixou a questão do painel ainda mais confusa. Segundo aquele outro catálogo, o painel "7510321" é modelo com check-control, disponível para o Uno CS, SX, e 1.5R, e o vendedor apresenta como sendo do Uno CS.
Há uma confusão dos catálogos entre o que é "opcional", e de "série". No caso, aquele painel, básico, com ponteiros brancos, naturalmente é de série (todos os Top estão com ele) e os outros devem ser opcionais.
Esses fios nas portas podem sim, ser de travas elétricas ou então de alto-falantes. Veja se tem mais pistas, como os motores da trava, perto da fechadura.
Não parece que seu Top tenha vidro elétrico, porque a caixa de fusíveis dele, tem o espaço do VE aberto e sem contatos. Também, não acredito que o Top tenha vidros elétricos de série (nem o R, nem o Prêmio CSL tinham), mas é possível que as travas sejam, já que era assim no Prêmio CSL.
Esse descansa-braço, inclusive, é do modelo sem vidros elétricos, veja se é original "89".
Agora, está quase certo que o seu carro tinha A/C, essa pista do alternador foi importante.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Amanha vou olhar mais com calma, quando vi os fios de tão empolgado que fiquei nem lembrei que podia ser dos alto felantes, sim os encostos são originais mas nada impeça que ele talvez tivesse um botão de vidro elétrico. E sera que os Uno Cs que sairão com check control não era o Top disfarçado pois como já vimos aqui vários só estão Uno Cs. E uma coisa estranha é porque que nunca aparece o codigo do painel que vimos de todos os Top
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Se o descansa-braço fosse do modelo com VE teria um recorte, para o botão, assim:

Imagem

Realmente, o mais estranho é não aparecer o código do painel que, justamente, está nos carros. Possivelmente, a Fiat não deve classifica-lo dentro da linha Uno e sim da Fiorino LX (por causa do ícone milha). Em que pese, os códigos individuais, dos instrumentos "Top", corresponderem a ele.
O check control estava disponível para toda linha, desde o início da fabricação, como item opcional. Mas, de série, só nos 1.5 R.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Bom o meu encosto de braço aparenta ser original, mas o que estranhei é que ele está com 4 datas uma de 87 uma de 88 uma de 89 e a outra não lembro isso tá dos dois lados o catálogo teima que ele tem vidro elétrico, agora a trava procurei não vi mais nada afundado ele tem o lugar para recortar e colocar o comando do VE, eu olhei melhor e na verdade são 3 fios 2 são verdes que vão pro radio e o 3 é um fio mais grosso que está dentro de uma capa indo pra caixa de fuzil só que com a bagunça não sei para onde vai, como a fiat talvez colocou o painel que nos vimos na maioria dos Top fui no catalogo a minha base foi aquela fiorino que mandei foto uns tempo atras aqui Fiorino Lx 1991/92 entrei puxei o código e adivinha deu aquele painel que diz ser do Top no Ml, estranho isso é como se esse painel não existisse.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Só para concluir aquela questão do coletor aquecido, não deixe de recuperar, depois, o sistema original a gás do escape. Essa gambiarra que fizeram com água do aquecedor vai prejudicar a refrigeração do motor, porque mistura a água quente com fria do radiador.
Muito interessante, esse sistema do Sevel, não conhecia. Foi mais uma descoberta importante no Top.
Os fios verdes, devem ser do alto-falante mesmo. Já o preto se for algo assim: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 076104-_JM pode ser da trava elétrica, já que a sua caixa de fusíveis tem o espaço ativado.
Por favor, você pode me passar esse novo catálogo pelo Google Drive, como foi o outro? Ele parece ter bem mais informações.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Mas qual seria a função para esquentar o coletor de admissão o que muda qual era o objetivo da fiat fazer isso ? Não tem como eu passar, pois eu entro nele por um aplicativo que quando comprei eles me mandaram paguei 20 reais no mercado livre, tem alguns vídeo no youtube demonstrando.
Responder