Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Mas que é meio estranho é até podia ser que ele vinha com o comprido igual do R mas o mais estranho sei lá eu imagino que se estivesse trocado o console não ia ser conhecidencia ele substituir por um que saiu no Top, porque de todos os top que já vi esse console tá em todos só se na época que foi feito a troca se encontrava mais peças com especificações que era do Top.
Na verdade, esse console menor não é exclusividade do Top, é o console comum da linha CS, fácil de encontrar.
Aqui ele aparece num CS 1991:

Imagem

O que surpreende é a coincidência da data. Você tem algum registro do mês que o seu Top foi vendido, na concessionária?
Caso não tenha, observe a data impressa nos aros, nas etiquetas do cinto de segurança (dianteiro e traseiro) e embaixo do "FIAT" dos vidros. Se essas peças forem de fábrica, podemos fazer uma média e comparar com o mês do console.
Precisando de ajuda, pode colocar fotos aqui.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:Mas que é meio estranho é até podia ser que ele vinha com o comprido igual do R mas o mais estranho sei lá eu imagino que se estivesse trocado o console não ia ser conhecidencia ele substituir por um que saiu no Top, porque de todos os top que já vi esse console tá em todos só se na época que foi feito a troca se encontrava mais peças com especificações que era do Top.
Na verdade, esse console menor não é exclusividade do Top, é o console comum da linha CS, fácil de encontrar.
Aqui ele aparece num CS 1991:

Imagem

O que surpreende é a coincidência da data. Você tem algum registro do mês que o seu Top foi vendido, na concessionária?
Caso não tenha, observe a data impressa nos aros, nas etiquetas do cinto de segurança (dianteiro e traseiro) e embaixo do "FIAT" dos vidros. Se essas peças forem de fábrica, podemos fazer uma média e comparar com o mês do console.
Precisando de ajuda, pode colocar fotos aqui.
Não tenho registro do mês que foi vendido na concessionária, os aros já não são originais não se se vai dar para ver na foto mas a data é 09/10/2001.
Imagem

Os cintos de segurança não sei sé é original mas a etiquetas já não existem mais, felizmente os vidros são originais só o para-brisa que não.
Imagem

Agora eu tava vendo foto de motor dos 1.5r com A/C e me debarei a mangueira do meu radiador tem 2 mangueira que acaba saindo e nos 1.5r com A/C não tem isso qual será o mistério dessas mangueiras, não tenho certeza mas a mais uma me parece que vai pro coletor de ar se souber de algo estou a todo ouvido.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Bom, nesse caso o vidro foi fabricado em 9H, que significa agosto de 1989. O console foi fabricado em outubro de 1989, dá uma diferença de três meses. É um tempo longo, numa linha de montagem, mas ainda não dá para descartar o console como não original. Se aparecerem outras datas no carro pode avisar.
Estranho demais essas mangueiras, deve até atrapalhar a refrigeração do motor. Realmente, está bem diferente dos 1.5R.

Imagem

Comparando com o Top da Poaparts, dá para ver que do mesmo lugar saem as mangueiras que vão para o ar quente. Então o sistema de ar quente do seu Top deve ter sido jampeado. Mas, se uma delas (parece que são as duas) vai para o coletor de ar, pode ser que o radiador do ar quente, continue lá dentro.
Veja se existe, por baixo do seu painel, algo parecido com que o Thiago mostrou:

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Bom, nesse caso o vidro foi fabricado em 9H, que significa agosto de 1989. O console foi fabricado em outubro de 1989, dá uma diferença de três meses. É um tempo longo, numa linha de montagem, mas ainda não dá para descartar o console como não original. Se aparecerem outras datas no carro pode avisar.
Estranho demais essas mangueiras, deve até atrapalhar a refrigeração do motor. Realmente, está bem diferente dos 1.5R.

Imagem

Comparando com o Top da Poaparts, dá para ver que do mesmo lugar saem as mangueiras que vão para o ar quente. Então o sistema de ar quente do seu Top deve ter sido jampeado. Mas, se uma delas (parece que são as duas) vai para o coletor de ar, pode ser que o radiador do ar quente, continue lá dentro.
Veja se existe, por baixo do seu painel, algo parecido com que o Thiago mostrou:

Imagem
Vou ver amanhã sobre o radiador de ar quente pois tá escuro, qual outra peça que posso ver a data creio que se ela for de agosto tambem o console não seria original
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Confira se todos os vidros estão marcados com 9H, e se há alguma data nas mangueiras do radiador.
Sempre que aparecer um número, no caso, 89, dentro de um círculo de pontinhos; ou o 9 e uma letra, -9H-, é data.
No meu Uno SX ela aparece: no tanquinho de gasolina da partida a frio e do lavador do para-brisas, na parte de dentro da haste do limpador do para-brisas, nas lanternas, no cabeçote do motor, nos contatos retráteis da tampa do porta malas, na parte de dentro da maçaneta, na chapa em "C" da fechadura e assim por diante. Praticamente toda peça original FIAT vem com a data de fabricação impressa...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Confira se todos os vidros estão marcados com 9H, e se há alguma data nas mangueiras do radiador.
Sempre que aparecer um número, no caso, 89, dentro de um círculo de pontinhos; ou o 9 e uma letra, -9H-, é data.
No meu Uno SX ela aparece: no tanquinho de gasolina da partida a frio e do lavador do para-brisas, na parte de dentro da haste do limpador do para-brisas, nas lanternas, no cabeçote do motor, nos contatos retráteis da tampa do porta malas, na parte de dentro da maçaneta, na chapa em "C" da fechadura e assim por diante. Praticamente toda peça original FIAT vem com a data de fabricação impressa...
Bom meus vidros 4 então com 9H mas o traseiro tá escrito 88 na mangueiras do meu radiador não teme nada nas minhas lanternas elas sao de 86 só que fabricadas em mês diferentes meu injetor de gasolina também é de 86 meu reservatório do parabrisa tem um 9 nos piscas do paralama ta um 89 e sobre o radiador de ar quente ele não está ali e acho que veio de um Mille mesmo pois a data de fabricação do console de ventilação é 1990
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Confira se todos os vidros estão marcados com 9H, e se há alguma data nas mangueiras do radiador.
Sempre que aparecer um número, no caso, 89, dentro de um círculo de pontinhos; ou o 9 e uma letra, -9H-, é data.
No meu Uno SX ela aparece: no tanquinho de gasolina da partida a frio e do lavador do para-brisas, na parte de dentro da haste do limpador do para-brisas, nas lanternas, no cabeçote do motor, nos contatos retráteis da tampa do porta malas, na parte de dentro da maçaneta, na chapa em "C" da fechadura e assim por diante. Praticamente toda peça original FIAT vem com a data de fabricação impressa...
Mas é estranho um carro de 89 ter peça de 86 3 anos de diferenca eu acho muita coisa se meu carro fosse de 87 até intenderia, tem alguma explicação para ter as peças desse ano um radiador tudo bem de 86 talvez ele tenha comprado em desmanche mas agora lalterna injetor eu acho muito estranho
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Isso mesmo, Julio, pelo visto, algum ex-dono aproveitou o desmanche de um Uno 86, para trocar várias peças do Top.
Nesse caso, poste fotos do tanque lavador do para brisas e das setas no para lamas, originais 89 do carro, para conferirmos o mês.
Quanto ao radiador do ar quente, procure descobrir então, para onde vão as pontas daquelas mangueiras estranhas, revestidas de pano .
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Isso mesmo, Julio, pelo visto, algum ex-dono aproveitou o desmanche de um Uno 86, para trocar várias peças do Top.
Nesse caso, poste fotos do tanque lavador do para brisas e das setas no para lamas, originais 89 do carro, para conferirmos o mês.
Quanto ao radiador do ar quente, procure descobrir então, para onde vão as pontas daquelas mangueiras estranhas, revestidas de pano .
Bom não tirei foto pois não dava pra ver a data na foto pois as peças estao muito desgastada mas as setas laterais são de 89 do mês 9 ou sejá setembro o reservatório do parabrisa também é de 89 do mês 9 o injetor eu tinha olhado de ponta cabeça é de 89 do mês 9 também e sobre as mangueiras que sai do meu radiador tem 2 e as 2 vão pro coletor de ar e não tem sinal que ela estra no carro ela acaba ali e o meu vidro traseiro não tem o 9H e sim um número 88 qual o significado?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Essas peças são originais da fábrica então. A média está dando Agosto/Setembro de 1989, e não dá para descartar o console pequeno (Outubro de 1989) como não original, apesar de ser possível uma coincidência...
Já o vidro marcado só com 88, imagino que seja de 88 e que o sistema de datação, para o mês, é diferente. Pode colocar foto, se quiser.
Quanto às mangueiras é aquilo mesmo, o sistema de ar quente do seu carro foi jampeado, e elas devem ter as pontas ligadas juntas, ou bloqueadas. Olhe dentro do coletor de ar e veja se tem alguma ligação desse tipo lá.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder