Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

O motor sevel que saia nos premios e elbas 1.5 são os mesmo que saia nos 1.5r?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:O motor sevel que saia nos premios e elbas 1.5 são os mesmo que saia nos 1.5r?
Olá, Julio!
De forma geral a resposta é não. O motor Sevel 1.5 da Elba e Prêmio tinham 71 cv contra 85 cv do Sevel 1.5 R. O motor do R tinha refinos como maior compressão, coletor e comando de válvulas diferentes, etc. Coisas que Elba/Prêmio não tinham.
Porém, na linha Prêmio/Elba CSL de 1988/1989 a potência saltou para 82 cv "com o aproveitamento de alguns venenos do 1.5 R", segundo a 4R da época.
*[corr.: o Prêmio CSL com motor 1.5 de 82 cv, opcional, apareceu em 1987 e a Elba CSL em 1989]
Editado pela última vez por Geraldo. em 21/03/19, 09:07, em um total de 2 vezes.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:O motor sevel que saia nos premios e elbas 1.5 são os mesmo que saia nos 1.5r?
Olá, Julio!
De forma geral a resposta é não. O motor Sevel 1.5 da Elba e Prêmio tinham 71 cv contra 85 cv do Sevel 1.5 R. O motor do R tinha refinos como maior compressão, coletor e comando de válvulas diferentes, etc. Coisas que Elba/Prêmio não tinham.
Porém, na linha Prêmio/Elba CSL de 1988/1989 a potência saltou para 82 cv "com o aproveitamento de alguns venenos do 1.5 R", segundo a 4R da época.
Então esse de 82cv não seria o mesmo que saio nos R ? porque se eu não me engano o a alcool tinha 85cv e o a gasolina 82cv!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:O motor sevel que saia nos premios e elbas 1.5 são os mesmo que saia nos 1.5r?
Olá, Julio!
De forma geral a resposta é não. O motor Sevel 1.5 da Elba e Prêmio tinham 71 cv contra 85 cv do Sevel 1.5 R. O motor do R tinha refinos como maior compressão, coletor e comando de válvulas diferentes, etc. Coisas que Elba/Prêmio não tinham.
Porém, na linha Prêmio/Elba CSL de 1988/1989 a potência saltou para 82 cv "com o aproveitamento de alguns venenos do 1.5 R", segundo a 4R da época.
Então esse de 82cv não seria o mesmo que saio nos R ? porque se eu não me engano o a alcool tinha 85cv e o a gasolina 82cv!
Bem observado! Então devem ser os mesmos, pois o 1.5 R a gasolina tem 82cv, exatamente como o Prêmio-Elba CSL...
Naturalmente, a comparação com a versão a álcool não procede. O seu CS Top usa esse motor de 82 cv?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:O motor sevel que saia nos premios e elbas 1.5 são os mesmo que saia nos 1.5r?
Olá, Julio!
De forma geral a resposta é não. O motor Sevel 1.5 da Elba e Prêmio tinham 71 cv contra 85 cv do Sevel 1.5 R. O motor do R tinha refinos como maior compressão, coletor e comando de válvulas diferentes, etc. Coisas que Elba/Prêmio não tinham.
Porém, na linha Prêmio/Elba CSL de 1988/1989 a potência saltou para 82 cv "com o aproveitamento de alguns venenos do 1.5 R", segundo a 4R da época.
Então esse de 82cv não seria o mesmo que saio nos R ? porque se eu não me engano o a alcool tinha 85cv e o a gasolina 82cv!
Bem observado! Então devem ser os mesmos, pois o 1.5 R a gasolina tem 82cv, exatamente como o Prêmio-Elba CSL...
Naturalmente, a comparação com a versão a álcool não procede. O seu CS Top usa esse motor de 82 cv?
Sim no documento marca 82cv mas antigamente as montadoras mentia a cv do motor só que o meu é a alcool por isso me veio a duvida se seria igual, de aparência é igual mas gostaria de saber o que muda!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Sim no documento marca 82cv mas antigamente as montadoras mentia a cv do motor só que o meu é a alcool por isso me veio a duvida se seria igual, de aparência é igual mas gostaria de saber o que muda!
Júlio, fiz uma pesquisa no acervo da 4R online, e deu para ver que:
-O Prêmio CS usava um motor Sevel 1.5, comum, com 71cv no álcool e na gasolina.
-O Prêmio CSL usava um motor Sevel 1.5, envenenado, com 82 cv no álcool e na gasolina.
-O Uno 1.5 R usava um motor Sevel 1.5, um pouco mais envenenado, com 86cv no álcool e 82cv na gasolina.
A diferença entre os motores (álcool) era:
Imagem
Assim, se o seu CS Top usa um motor de 82 cv, álcool, ele deve ser o mesmo do Prêmio CSL. No fundo, é mais uma questão de marketing da montadora, pois os valores do CSL são muito parecidos com o R.
Esse é o link do site: http://4rturbo.blogspot.com/ tem um acervo bom, com várias matérias de época da 4R.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:Sim no documento marca 82cv mas antigamente as montadoras mentia a cv do motor só que o meu é a alcool por isso me veio a duvida se seria igual, de aparência é igual mas gostaria de saber o que muda!
Júlio, fiz uma pesquisa no acervo da 4R online, e deu para ver que:
-O Prêmio CS usava um motor Sevel 1.5, comum, com 71cv no álcool e na gasolina.
-O Prêmio CSL usava um motor Sevel 1.5, envenenado, com 82 cv no álcool e na gasolina.
-O Uno 1.5 R usava um motor Sevel 1.5, um pouco mais envenenado, com 86cv no álcool e 82cv na gasolina.
A diferença entre os motores (álcool) era:
Imagem
Assim, se o seu CS Top usa um motor de 82 cv, álcool, ele deve ser o mesmo do Prêmio CSL. No fundo, é mais uma questão de marketing da montadora, pois os valores do CSL são muito parecidos com o R.
Esse é o link do site: http://4rturbo.blogspot.com/ tem um acervo bom, com várias matérias de época da 4R.
Obrigado mais uma vez me salvando aqui !!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Por nada!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:Por nada!
Desviando o assusto do motor e voltando o assunto do painel eu tirei aquela capa que fica em cima do painel de instrumento e eu vi que ela não é mais original eu creio que se a capa não é o painel também não seja como que o painel seria original e a capa não, e também sobre o ar sera que não podia ser um opcional? porque nem todos os R tem o ar agora me aparece mais duvidas e duvidas que não podem ser confirmada 100%
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:Por nada!
Desviando o assusto do motor e voltando o assunto do painel eu tirei aquela capa que fica em cima do painel de instrumento e eu vi que ela não é mais original eu creio que se a capa não é o painel também não seja como que o painel seria original e a capa não, e também sobre o ar sera que não podia ser um opcional? porque nem todos os R tem o ar agora me aparece mais duvidas e duvidas que não podem ser confirmada 100%

https://www.youtube.com/watch?v=LdZsj8VySLc Olha esse vídeo que eu achei, triste ver o carro desse jeito até comentei la!
Responder