Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

É o seguinte: o álcool é um combustível "frio", ou seja, ele tem dificuldade para evaporar abaixo de certa temperatura. Por isso, é preciso aquecer previamente o caminho por onde ele passa (coletor), para que entre nos cilindros totalmente vaporizado, e na melhor condição para explodir.
Por isso os motores a álcool precisam desse dispositivo de pré-aquecimento. Diferente dos motores a gasolina, que não tem esse problema, pois ela evapora em temperaturas menores. Essa é uma das diferenças básicas entre os motores a álcool e gasolina.
O sistema de pré aquecimento do coletor, pode usar água quente, do radiador, (no SX é assim) ou os gases quentes do escapamento (caso do CS Top).
Sendo que o seu, foi convertido de gás para água, de forma amadora, usando o sistema que foi do "ar quente", acessório de conforto. Provavelmente, seguindo a "receita" daquele vídeo da Elba.
Editado pela última vez por Geraldo. em 04/06/19, 16:50, em um total de 1 vez.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Eu vou tentar voltar o que era, como é um sistema que foi tirado varias coisas, não sei quais as peças comprar e como eu não tenho um outro pra comparar fica meio difícil, mas vou fazer o possível pra servir de referencia a outros que tenha o Cs Top, talvez quando a grana tiver melhor compro um Csl ou um 1.5r para ter uma referencia melhor.
Imagem
Se eu não me engano essa peça também faz o carro ligar melhor não sei se ela só vem quando o carro tem A/C mas já vi no CSL nos 1.5r e acho que só tem quando é alcool, não sei explicar como ela trabalha mas ela vai ligada no carburador não sei se manda ar não sei como ela trabalha, no caso a minha está desligada mas não afeta o funcionamento do carro.
Imagem
Agora sobre o vidro elétrico tem esse chicote preto, que não sei a onde vai, e esses 2 fios verdes eles eu vi que vão pro radio, eu desencapei essa capa preta e apareceu 2 fios vermelhos e eu não achei nenhum fio vermelho no radio, e esse chicote só tem do lado do motorista, do passageiro já arrancaro então se fosse de radio não sei o motivo deles arrancar talvez algo a mais tinha ali.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Não deve ser muito difícil voltar, são dois tubos metálicos que vão aparafusados unindo as saídas do coletor de admissão e de escape, mais um terceiro, que conecta o sistema àquela saída aberta do escapamento.
Essa peça dentro do círculo vermelho é uma eletroválvula de partida a frio, vale recuperá-la também, são refinos que o motor tem. Fazem diferença quando estão funcionando.
Realmente, esse chicote com dois fios vermelhos parece da trava elétrica. Ainda estou em dúvida, mas a sua caixa de fusíveis não tem nada no ícone do VE, não é mesmo?
Como é a ponta dos fios vermelhos que estão dentro da porta?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Olha meu carro já foi tirado tanta coisa que eu não duvido de mais nada. As pontas ta no cobre.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Ok, então, não dá para saber como era.
Só para terminar, o chicote do VE, na porta do motorista tem 6 fios:

Imagem

Como o chicote da trava elétrica tem justo dois fios e era um acessório de série no CSL, parece que é por aí mesmo. Mas, continue pesquisando, se aparecer alguma novidade, avise!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

E se ele teve trava elétrica e não VE, porque o encosto de banco pela data é original ele tem o lugar para recortar e colocar o botão do VE, agora a trava já tenho minhas duvidas, como a fiat fazia tudo opcional fica mais difícil descobrir se veio ou não, já as outras montadoras as versões de luxo já vinha completa ai facilita o trabalho.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Também acho que é isso, ele tem trava e não VE.
A 4R no teste do Prêmio CSL, elogiou a "nova" trava central, de série. O Top deve ter herdado esse recurso, da linha luxo. Até porque, sua caixa de fusíveis tem o espaço das travas elétricas ativado e com fusível.
Já o VE era sempre opcional, mesmo para o Uno R. Se o seu descansa braço é original, tem o rebaixo, mas não tem a janela do botão recortada, é porque não usava VE.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Teria alguma foto dessa trava como ela é, ou a matéria dela que mostre detalhes dela. E será que é fácil achar alguma pra comprar?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Acredito que seja algo parecido com esse:
https://www.americanas.com.br/produto/5 ... premio-csl
É um pouco difícil de achar, sim. Mas se as suas fechaduras forem originais (89) e ainda tiverem o motor elétrico, fica mais fácil. Embora a recuperação do sistema todo precise de um eletricista, para dizer a função de cada fio.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Mas acho que se ele tiver trava elétrica tem que ser igual a do 1.5R, pois o CSL de 89 muda a maçaneta isso não mudaria o sistema também? Não sei se a minha é original mas não parece com a que você mandou.
Responder