Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Tem razão, o Prêmio 4p usa maçaneta de alça; enquanto o Uno 2p usa de gatilho. Então, deve ser esse modelo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -20348-_JM
Mas é apenas uma referência, além de ser do lado direito, tenho a impressão que existem diferenças para os modelos mais antigos, abaixo de 91, com menos fios.
Editado pela última vez por Geraldo. em 05/06/19, 19:01, em um total de 1 vez.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Amanhã eu vou olhar mais com calma mas a trava parece ser idêntica só que não tem o motorzinho.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Se ela estiver com essa chapa rebitada, é porque usava TE sim.

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Amanha vou tirar uma foto para você ver talvez desmontaram o sistema.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Minha trava ai, se fosse elétrico creio que o sistema foi retirado, e os fios que tem desse lado já do lado do motorista já foi tirado o chicote.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Realmente, nenhum sinal de TE. Dá para ver "9J" no trinco. Isso dá Setembro de 1989, com certeza é original. Resta saber se a máquina (parte que vai dentro da porta) também é original, podem ter trocado. Dá para fazer isso, mantendo o trinco e a chave.
Veja se há sinais de desgaste no orifício onde vai encaixada a haste do motor elétrico.
Misteriosos esses fios. Você vai ter que rastreá-los na caixa de fusíveis, para ver em qual ícone eles vão ligados, e saber para que servem...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Consegui tirar as imenda da mangueira que teoricamente seria do "ar quente".
Imagem
Apesar dessa sujeira toda não estava entupido ela era ligado na admissão e tava indo água pra admissão esse tempo todo pensei que estaria entupido mas não está então só que em vez de esquentar e mandar ela ta indo fria até o carro esquentar sozinho talvez aquele ar quente que vinha do escape esquentaria essa água. A quelas mangueiras do Top da poa parts será que está indo pra admissão ou será que no meu que fizeram essa gambiara de ligar essa mangueira na admissão? Não sei muito bem mas acho que os vidros do meu Top são verdes não sei se é o insulfilme nele que é um bem claro, mas acho que são vidros verdes.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Com certeza o seu é uma gambiarra. E muito ruim, por sinal, pois substitui o sistema de gás do escape, original, pelo de água, do ar quente.
O problema de usar essa água, é que ela está sendo captada antes da válvula termostática. Assim, corre a água mais fria do radiador, que em vez de aquecer o coletor, esfria.
O Top da Poa tem as mangueiras no lugar certo, entrando no lado esquerdo, onde fica o radiador do ar quente . Certamente o sistema de aquecimento a gás, do coletor dele, não foi alterado.
Vidros verdes eram das versões mais caras, como o Top é série especial, a fábrica deve ter colocado. O meu SX também usa vidros 70%.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Então creio que essa mangueira devia ser ligada no radiador de ar quente que ficaria dentro do carro? Está muito confuso pra mim ainda, to me embaralhando com as mangueira que talvez seja de um "ar quente" e as mangueiras que esquentaria a admissão precisaria ver um de perto para aprender melhor sobre o sistema, uma foto que postre atras do coletor de admissão para mim ver o jeito que é as ligações das mangueiras facilitaria eu entender. Vou tentar descobrir mais informações caso descobra alguma me informe.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Vamos ver se fica mais claro:
No motor do Top, existem quatro saídas: duas no coletor de admissão e duas no coletor de escape. Originalmente, haveria dois tubos metálicos em forma de U que ligariam as saídas do escape nas da admissão, como naquele Prêmio que aparece no vídeo do Gabriel Migliavasca:

Imagem

A função desses tubos U é levar os gases do escapamento (a fumaça do motor ligado) até o coletor de admissão, circulá-los dentro das galerias e conduzi-los de volta ao tubo de escape. Como essa fumaça está em alta temperatura, ela aquece por onde passa, no caso o coletor de admissão. Esse é o primeiro ponto.
Acontece que o sistema, com o tempo, vaza e diminui a eficiência. Para solucionar, os "mecânicos" retiram os U de metal, vedam com durepox a saída do coletor de escape e ligam as mangueiras de água do ar quente (acessório de conforto, que originalmente, não tem nada a ver com isso) nas entradas do coletor de admissão, mudando o sistema de aquecimento de fumaça, pelo de água quente, com todos os problemas que citei acima.
Então no seu carro, de fábrica, seria assim:

Imagem

O vídeo da Elba mostra a ideia por trás dessa adaptação. Deu para entender melhor, agora?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder