Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

1.5R preto 88

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
rachador
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 26/09/17, 23:49
Carro: 1.5R

Saudações a todos!
Faz duas semanas que estou com o meu Uno 1.5R, sempre gostei dos Rs, e finalmente comprei o meu:

Imagem

Estava a procura de um 1.5R ou 1.6R(90) com ar condicionado, foi difícil de achar um dentro do que eu queria pagar, mas achei.
Tem bastante coisa pra fazer, principalmente funilaria, mas o interior está bem completo, poucos detalhes pra acertar.

Imagem

O carro está bom de mecânica, motor funcionando redondo, só preciso trocar a correia do alternador/bomba d'água, suspensão está meio meio, e os tambores de freio me parecem estar praticamente sem lonas, mas antes disso tenho que arrumar um tempo pra ir fazer o laudo e fazer a transferência, e ai sim, começar a dar um trato.

Mas enquanto isso já comecei a dar uma tapinha qui e ali.
Comprei as calotas:
Imagem
Imagem

Troquei o cinto do motorista, apesar de ainda estar com os originais, o cinto era muito pequeno, impossível de usar, minha ideia é usar a fivela e trava originais e só a cinta e mola novas, mas antes tenho que achar uma trava em bom estado, porque a que estava no carro não estava funcionando direito.

Também dei uma geral no painel, satélites, relógio e luzes de cortesia:
Imagem

Várias lâmpadas estavam faltando ou queimadas, o check control estava desligado e um chicote do painel também(acho que esse chicote estava impedindo que qualquer coisa elétrica fosse ligada com o carro desligado).
Agora está todo funcionando, antes só luz de seta, luz alta e da bateria estavam funcionando. A única coisa que não consigo fazer acender é a luz do afogador, ela deveria acender sempre que o afogador é acionado? Se sim, deve ser o interruptor.
Editado pela última vez por rachador em 18/06/20, 18:13, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
HelioPistache
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 160
Registrado em: 13/10/13, 01:45
Carro: Prêmio S
Localização: Franco da Rocha-SP

eita coisa lida,agora e so tacar aquelas rodas do alpha romeu ali atras nele que ta certo kkkk parabens man pelo Rzinho...
Gostaria de mudar o mundo como não posso mudo meu carro
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, rachador!
Mais uma vez parabéns, é um belo exemplar do R salvo.
Essa revisão no painel de instrumentos é padrão, poucos donos se preocupam em dar manutenção aí...
O afogador acende sim, quando puxado. Uma dica de lugares que também iluminam e sempre estão queimados, são os acrílicos com os símbolos dos comandos satélites e do controle de ventilação.
Sucesso, e estamos acompanhando o seu trabalho.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
rachador
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 26/09/17, 23:49
Carro: 1.5R

HelioPistache escreveu:eita coisa lida,agora e so tacar aquelas rodas do alpha romeu ali atras nele que ta certo kkkk parabens man pelo Rzinho...
Obrigado!
Aquelas vão ficar lá mesmo, quando compre o alfa estava com rodas de ferro, foi difícil de achar essas rodas originais e em bom estado.
rachador
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 26/09/17, 23:49
Carro: 1.5R

Geraldo. escreveu:Olá, rachador!
Mais uma vez parabéns, é um belo exemplar do R salvo.
Essa revisão no painel de instrumentos é padrão, poucos donos se preocupam em dar manutenção aí...
O afogador acende sim, quando puxado. Uma dica de lugares que também iluminam e sempre estão queimados, são os acrílicos com os símbolos dos comandos satélites e do controle de ventilação.
Sucesso, e estamos acompanhando o seu trabalho.
Obrigado!
Troquei essas lâmpadas também, mas acabei tirando a capa verde, estavam tão opacas que praticamente não deixavam passar luz, tenho que pensar em algo pra resolver isso.
O comando do ar está completamente apagado, até achei que não tivesse luz ai, mas vou desmontar e dar uma conferida mais além, quando for desmontar tudo, a ventilação forçada não funciona nem a ventilação do AC (Não sei se usa a mesma ventoinha), tenho certeza que isso vai dar um bom trabalho.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

rachador escreveu:
Geraldo. escreveu:Olá, rachador!
Mais uma vez parabéns, é um belo exemplar do R salvo.
Essa revisão no painel de instrumentos é padrão, poucos donos se preocupam em dar manutenção aí...
O afogador acende sim, quando puxado. Uma dica de lugares que também iluminam e sempre estão queimados, são os acrílicos com os símbolos dos comandos satélites e do controle de ventilação.
Sucesso, e estamos acompanhando o seu trabalho.
Obrigado!
Troquei essas lâmpadas também, mas acabei tirando a capa verde, estavam tão opacas que praticamente não deixavam passar luz, tenho que pensar em algo pra resolver isso.
O comando do ar está completamente apagado, até achei que não tivesse luz ai, mas vou desmontar e dar uma conferida mais além, quando for desmontar tudo, a ventilação forçada não funciona nem a ventilação do AC (Não sei se usa a mesma ventoinha), tenho certeza que isso vai dar um bom trabalho.
Talvez um polimento com cera nessas capas ajude, até porque elas são impossíveis de achar...
Um paliativo é pintar as lâmpadas com verniz vitral verde (vende em lojas de artesanato). O pessoal gosta de colocar Leds, mas eles impedem o funcionamento do reostato.
Aliás, os símbolos dos botões são iluminados também ou é só o acrílico?
Se quiser pode criar uma garagem para o Alfa Romeo, está "tutto" em casa.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
rachador
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 26/09/17, 23:49
Carro: 1.5R

Talvez um polimento com cera nessas capas ajude, até porque elas são impossíveis de achar...
Um paliativo é pintar as lâmpadas com verniz vitral verde (vende em lojas de artesanato). O pessoal gosta de colocar Leds, mas eles impedem o funcionamento do reostato.
Aliás, os símbolos dos botões são iluminados também ou é só o acrílico?
Se quiser pode criar uma garagem para o Alfa Romeo, está "tutto" em casa.
Eu tenho um painel do AC de alfa 164 aqui, se bem me lembro tem essas mesmas capas, vou ver se estão melhores, mas outra coisa que vi é que me parece que não está passando 12v, mesmo com o reostato no máximo, vou testar com o multímetro, bom mesmo seria refazer a fiação, algo que talvez algum dia eu tire umas férias só pra fazer isso.

Mas a ideia do verniz é boa, pra falar a verdade eu peguei uns esmaltes de unha da minha esposa pra fazer um teste, mas não tinha verde, misture um azul e outro amarelo, só que ficou muito opaco.

Os botões não são iluminados, apesar de terem uns buraquinhos que parecem ser para isso, até pensei em colocar outra lâmpada junto mas ia ficar muito fraco.

Um dia desses em faço um post sobre a acensão e queda a do 145 e outras "lasanhas" como a piazada chama hoje em dia, que habitaram minha garagem.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Ok, tomara que as capas de reposição da Alfa sirvam.
Pois é, até 86 a Fiat usava um sistema de lâmpada única e fibras óticas, que iluminava fraquinho, todos os pontos.
A partir de 87, colocaram lâmpadas direto nos acrílicos, mas deixaram os botões sem iluminação, embora continuassem com as entradas de iluminação.
Histórias são sempre bem vindas!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Ingryd
CUB Girls
CUB Girls
Mensagens: 250
Registrado em: 30/07/16, 23:07
Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Localização: São Paulo - Capital

Olá!! Seja bem vindo! Parabéns pela aquisição! Com certeza esse R te trará várias felicidades (e uns ódios também) kkkk
Mas você está no caminho certo!!
Me diga uma coisa: essas calotas comprou original ou paralela?
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
rachador
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 26/09/17, 23:49
Carro: 1.5R

Boa tarde uneiros, depois de um mês "brochado" com o uno (estava contando com uma permuta para fazer toda a funilaria, que infelizmente com tudo que tem acontecido, foi pro espaço), resolvi continuar com o trabalho na parte elétrica que pra deixar em dia falta:
• Luz indicadora do afogador;
• Travas elétricas
• Ventilação forçada e dor ar condicionado;
• Interruptor da luz de cortesia nas portas

Comecei dando uma olhada na caixa de fusíveis, achei um alarme antigo, já desligado e retirei todos fios, deu uma sacola cheia e pelo que percebi tinha ligação com as travas.

E nessa brincadeira achei uma gambiarra num relé, foi colocado um fio direto, provavelmente está queimado, mas não consigo descobrir do que é esse relé (ou qualquer um dos outros), não tem indicação alguma na caixa (inclusive as imagens dos fusíveis estão apagadas), também não encontro nada na internet.

Alguém sabe se existe algum diagrama dos relés? Ou vai variar de carro pra carro?

Estou achando muito mais difícil achar informações sobre o uno do que para as alfas, até achei o uno no fiat ePer, mas sem ter os códigos das peças, não tem muita utilidade.
Responder