Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Apresentação AlmirFabiano

Vc é um novo user?? Leias as regras da comunidade e se apresente aqui!
Responder
AlmirFabiano
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 12/06/20, 14:20
Carro: Uno Mille Smart 2001

Olá pessoal, sou o Almir, tenho 38 anos, sou de Piracicaba-Sp e sou professor.
Comprei um Uno Smart 2000, modelo 2001, cinza esverdeado, 4 portas, há uma semana. Neste exato momento meu carro está no mecânico fazendo manutenção básica, assim que ele voltar eu tiro fotos para mostrar para vocês. Estou muito empolgado com meu Uno, mas não conheço muito sobre, preciso aprender porque quero cuidar muito bem dele e quero ir mexendo devagar nele para deixá-lo cada vez mais bonito.
Eu tenho algumas dúvidas básicas sobre ele, então quero aproveitar esse espaço e se alguém mais experiente puder responder, vou agradecer muito:
--> Eu tive um Pálio 99 antes dele, como ainda estou acostumado com o Pálio, eu senti estranheza porque percebi que o Uno aciona a ventoinha com muito mais frequência... é normal isso, ele é assim mesmo?
--> Eu tenho 1,87 de altura e peso 155 quilos, o banco do Uno é muito pequeno para mim, embora o espaço interno dele seja maior que o Pálio que eu tive; minhas pernas ficam pegando nos ferros laterais do banco e também tenho dificuldades para prender o cinto de segurança na trava por causa disso, alguém mais passou por isso? Recomendam alguma modificação?
--> Existe algum lugar onde eu possa comprar pequenas pecinhas de acabamento, ou tenho que depender da sorte mesmo e procurar em desmanche? Por exemplo, aquelas borrachinhas que tampam os buracos de ajuste do cinto de segurança, a cinta que prende o macaco e a chave de rodas no portamala, essas pequenas coisas.

Ah, se alguém puder deixar as impressões sobre o Uno Smart, para eu saber os pontos fortes e fracos dele, e qual a diferença dele para os outros Uno Mille, vou agradecer muito!
Estou contente em participar e quando a pandemia amenizar pretendo ir aos encontros para conhecer a galera e aprender com vocês.
Muito obrigado!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

AlmirFabiano escreveu:Olá pessoal, sou o Almir, tenho 38 anos, sou de Piracicaba-Sp e sou professor.
Comprei um Uno Smart 2000, modelo 2001, cinza esverdeado, 4 portas, há uma semana. Neste exato momento meu carro está no mecânico fazendo manutenção básica, assim que ele voltar eu tiro fotos para mostrar para vocês. Estou muito empolgado com meu Uno, mas não conheço muito sobre, preciso aprender porque quero cuidar muito bem dele e quero ir mexendo devagar nele para deixá-lo cada vez mais bonito.
Eu tenho algumas dúvidas básicas sobre ele, então quero aproveitar esse espaço e se alguém mais experiente puder responder, vou agradecer muito:
--> Eu tive um Pálio 99 antes dele, como ainda estou acostumado com o Pálio, eu senti estranheza porque percebi que o Uno aciona a ventoinha com muito mais frequência... é normal isso, ele é assim mesmo?
--> Eu tenho 1,87 de altura e peso 155 quilos, o banco do Uno é muito pequeno para mim, embora o espaço interno dele seja maior que o Pálio que eu tive; minhas pernas ficam pegando nos ferros laterais do banco e também tenho dificuldades para prender o cinto de segurança na trava por causa disso, alguém mais passou por isso? Recomendam alguma modificação?
--> Existe algum lugar onde eu possa comprar pequenas pecinhas de acabamento, ou tenho que depender da sorte mesmo e procurar em desmanche? Por exemplo, aquelas borrachinhas que tampam os buracos de ajuste do cinto de segurança, a cinta que prende o macaco e a chave de rodas no portamala, essas pequenas coisas.

Ah, se alguém puder deixar as impressões sobre o Uno Smart, para eu saber os pontos fortes e fracos dele, e qual a diferença dele para os outros Uno Mille, vou agradecer muito!
Estou contente em participar e quando a pandemia amenizar pretendo ir aos encontros para conhecer a galera e aprender com vocês.
Muito obrigado!

Olá, Almir, seja bem vindo à nossa comunidade. Parabéns pela sua compra e queremos conhecer seu Mille Smart. Esperamos que ele traga muitas alegrias!
Respondendo às perguntas:
-Depende da temperatura do dia, regime do motor etc. Mas, em geral, não é comum a ventoinha acionar com frequência.
-Existem pessoas que trocam os bancos do Uno, por outros modelos maiores, ex. do Pálio. Dependendo da qualidade da adaptação, fica bom, embora a originalidade se perca. Tente regular o avanço do banco e a inclinação do encosto, na posição ideal, com você sentado no volante. Lembrando que existem dois pontos de fixação do triângulo do cinto de segurança, na coluna. Às vezes, o seu está na altura baixa.
- Existe uma loja virtual chamada Classic Parts, especializada em peças Fiat originais de época. Lá deve ter esses acabamentos que você procura: https://classicparts.com.br/
O Mille Smart foi um modelo do Uno lançado em 2000, tinha painel de fundo branco, volante de 4 raios, entre outras peculiaridades. Em 2001 ele recebeu um novo motor e virou o Mille Fire. Portanto, foi fabricado apenas dois anos.
Linha do tempo Mille:
http://novoguscar.blogspot.com/2015/08/ ... -anos.html
E os folders do Smart:
Imagem
Imagem
Abraço.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
AlmirFabiano
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 12/06/20, 14:20
Carro: Uno Mille Smart 2001

Olá Geraldo, muito obrigado pelo acolhimento e pelas respostas!
Sobre o banco, eu já regulei o avanço e a inclinação para mim, ficou muito bom, o problema é que o banco é estreito demais para mim nas laterais, é ali que eu sinto que fica pegando na estrutura, sabe? O banco, em si, é pequeno. Por isso, quando eu sento nele, tenho certa dificuldade em encaixar o cinto de segurança na trava, porque a trava fica muito rente ao banco... Por outro lado, eu não quero descaracterizar o carro, posso até tentar encontrar um banco e adaptar, desde que eu não tenha que mexer em algo que seja irreversível, sabe, que não permita mais voltar o banco original nele.
Sobre o site de peças, era exatamente isso que eu estava procurando! Muito obrigado mesmo! E também eu li sobre a história do Uno no blog que vc linkou aqui, excelente! Muito obrigado mesmo pelas dicas e respostas!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

AlmirFabiano escreveu:Olá Geraldo, muito obrigado pelo acolhimento e pelas respostas!
Sobre o banco, eu já regulei o avanço e a inclinação para mim, ficou muito bom, o problema é que o banco é estreito demais para mim nas laterais, é ali que eu sinto que fica pegando na estrutura, sabe? O banco, em si, é pequeno. Por isso, quando eu sento nele, tenho certa dificuldade em encaixar o cinto de segurança na trava, porque a trava fica muito rente ao banco... Por outro lado, eu não quero descaracterizar o carro, posso até tentar encontrar um banco e adaptar, desde que eu não tenha que mexer em algo que seja irreversível, sabe, que não permita mais voltar o banco original nele.
Sobre o site de peças, era exatamente isso que eu estava procurando! Muito obrigado mesmo! E também eu li sobre a história do Uno no blog que vc linkou aqui, excelente! Muito obrigado mesmo pelas dicas e respostas!
Por nada, Almir, disponha!
Compreendi; pela descrição, é um problema do tamanho, dos bancos do Mille. Que, por sinal, não são dos maiores...
Aliás, esqueci de citar que existem outros modelos de bancos no Uno, mais estofados. Por exemplo, veja como o dos CS dos fins de 80 são maiores:
Imagem
Ou dos Milles mais recentes:
Imagem
Aí, adaptação é direta, sem modificações (se vier de um 4p). Mas, a trava do cinto não muda de posição, pois é soldada no carro do trilho.
Quanto aos bancos originais, deixa guardado, se algum dia for participar de encontros, etc é só colocar.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder