Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno Way 1.3

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

E ai galera, tinha um Uno Mille Economy 2013 e ano passado acabei vendendo para trocar pelo novo Uno Way 1.3 zero km. Como eu ando muito o Mille tava me dando muita manutenção, apesar de ser uma manutenção barata, mas eu tinha que gastar todo mês e parar para dar a manutenção. Eu ainda iria precisar trocar pneus, embreagem e correia dentada esse ano, aí tava com o dinheiro, junto com o desconto de 10% pra CNPJ e peguei esse Uno Way 1.3 20/21 por R$50.995,00. Vendi meu Mille para a namorada de um amigo por R$17.000,00 e 3 meses depois uma mulher em uma Ranger acertou a traseira do Mille em um semáforo e o seguro deu PT.
Apesar de ter ficado triste pelo Mille estou super feliz pelo Uno, ele é mais econômico que o Mille apesar de ser 1.3, anda muito mais e é bem mais confortável. Só sinto falta do Mille na hora de andar na lama, o Uno deixa a desejar, mas não existe carro perfeito.

Vou por umas fotos dele e o que já fiz para melhorar, coloquei central multimídia e bancos de couro.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, Asprino, bem vindo de volta!
Pena mesmo que aquele Mille acabou, era um exemplar muito inteiro. Enfim... vida que segue.
Legal o Novo Uno zero km, temos poucos deles por aqui. Fiquei curioso; ele é mais espaçoso por dentro, comparando com o Uno antigo? Parece que a cabine é maior.
Abraço,
Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

Então, ele é mais macio, tem mais mimos como porta objetos, os bancos são mais macios, mas em termos de espaço mesmo eu acho que é a mesma coisa. O painel é um pouco mais próximo do motorista e carona, o Mille tinha uma painel mais compacto. O que mais gostei dele foi no conforto e no quanto anda e consome. É impressionando o consumo para um carro 1.3 com 109cv no etanol, eu tenho feito em média 10,4 km/L desde que comprei. Ele já está com 6500 km e sempre usei etanol. Claro que o Mille é bem mais valente, o Mille abria mão de conforto em troca de resistência. Ele também é altinho, não tanto quando o Mille, é mais voltado para o asfalto, mas veio com pneus Scorpion ATR que salvam para o uso fora de estrada, porque por ele ser mais pesado, ele sente mais na lama do que o Mille. Mas estou bem contente, agora é cuidar para durar tanto quando o outro.

Fiz um vídeo do Uno arrancando o 0-100. No melhor tempo que consegui, medindo quadro a quadro com o Adobe Premiere Pro, o tempo dele foi 10,28s de 0-100 km/h.


Em breve vou testar na gasolina. Não consegui ainda viajar com ele, mas pelo que andei observando, se eu andar só na estrada a 80 km/h ele tem um consumo na faixa de 14 km/L e a 100km/h um consumo de 12 km/L sempre com etanol e ar-condicionado.

O melhor consumo de um tanque foi 11,4 km/L e o pior 9,6 km/L com etanol. A tendência é melhorar mas meu Mille fazia isso sendo 1.0 e nas estradas que uso, com muita estrada de terra, cidade e estrada de asfalto, eu considero um percurso misto.

Vou trazer mais detalhes com o tempo, quando fizer a revisão de 10.000 km mando o resultado.
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Avatar do usuário
diegorji
Usuário
Usuário
Mensagens: 3
Registrado em: 09/12/20, 17:22
Carro: Mille Way Economy

Asprino escreveu: 19/01/21, 16:13 E ai galera, tinha um Uno Mille Economy 2013 e ano passado acabei vendendo para trocar pelo novo Uno Way 1.3 zero km. Como eu ando muito o Mille tava me dando muita manutenção, apesar de ser uma manutenção barata, mas eu tinha que gastar todo mês e parar para dar a manutenção. Eu ainda iria precisar trocar pneus, embreagem e correia dentada esse ano, aí tava com o dinheiro, junto com o desconto de 10% pra CNPJ e peguei esse Uno Way 1.3 20/21 por R$50.995,00. Vendi meu Mille para a namorada de um amigo por R$17.000,00 e 3 meses depois uma mulher em uma Ranger acertou a traseira do Mille em um semáforo e o seguro deu PT.
Apesar de ter ficado triste pelo Mille estou super feliz pelo Uno, ele é mais econômico que o Mille apesar de ser 1.3, anda muito mais e é bem mais confortável. Só sinto falta do Mille na hora de andar na lama, o Uno deixa a desejar, mas não existe carro perfeito.

Vou por umas fotos dele e o que já fiz para melhorar, coloquei central multimídia e bancos de couro.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Parabéns pela aquisição !

Eu tenho vontade de trocar meu VW UP! num Argo Drive com este motor 1.3, inclusive fico até surpreso, pensei que a Fiat tinha deixado apenas o motor 1.0 fire para o Uno.
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

Bom dia a todos! Andei agora com gasolina após 14 tanques de etanol e 6.600 km. Com etanol fez em média 10,2 km/L sendo que a melhor média foi 11,4 km/L e a pior foi 9,7km/L. O máximo que consegui fazer em um trecho de teste, foi 14,7 km/L com etanol e ar-condicionado e tentando manter entre 80 e 100 km/h.
Agora testei meu primeiro tanque de gasolina. No trecho de teste fez 19 km/L na mesma condição do teste com etanol que fez minha melhor média, isso equivale a diferença entre etanol e gasolina ser de 77%. Eu já tinha calculado isso com base no Inmetro e também por esse motor ter uma taxa de compressão de 13,2:1 o que favorece o uso de etanol.
Segue a imagem do computador de bordo com a melhor média de trecho.

Imagem
Melhor média de trecho com gasolina

Imagem
Consumo de etanol pelo app Drivvo
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

diegorji escreveu: 02/02/21, 17:19
Eu tenho vontade de trocar meu VW UP! num Argo Drive com este motor 1.3, inclusive fico até surpreso, pensei que a Fiat tinha deixado apenas o motor 1.0 fire para o Uno.
Muito obrigado Diego! Eu to amando o carro. Eu olhei o Up pra comprar mas ta muito caro e eu uso fora de estrada regularmente, o Up é baixo demais e acho menor que o Uno. O Uno não é super espaçoso, mas também não é muito pequeno. Eu olhei também o Kwid, pensei em comprar mas achei muito caro pelo que é. A versão que eu queria era a completa sem ser a Outsider, só que não queria branco, odeio carro branco. Aí completo com outra cor ficava 48 mil. O Kwid anda bem, mas é muito pequeno, eu e minha esposa que somos magros ficávamos com diferença de 2 dedos pra bater os ombros na frente. Ele é espertinho, mas também vi muita reclamação a respeito, o Uno não tem essas reclamações e é muito mais resistente. Aí olhei o Uno Way 1.0 que era 52 mil, se eu pegasse com desconto caia para 49 mil porque o 1.0 só tinha 5% de desconto com CNPJ, aí a versão Way 1.3 tinha 10% de desconto e tava por 56 mil, vinha com o motor 1.3 que é ligeiramente menos economico apenas na cidade, e mais economico que o 1.0 na estrada, sistema start-stop e pneus de uso misto scorpion ATR, por 4 mil a mais o que justificava a diferença. Aí optei pelo Way 1.3 que saiu por 51 mil com desconto de CNPJ. Outro que olhei também foi o Argo Trekking que era 62 mil e não tinha desconto de CNPJ, a única coisa que vinha a mais que o Uno Way era a central multimidia que eu coloquei por R$1.000,00 no Uno. Então a diferença de preço não justificava, claro que o Argo é mais moderno e provavelmente mais seguro, mas por ser mais pesado anda menos e consome mais, aí pesou isso também na conta.
Se você não usa fora de estrada como eu eu acho q o Uno Way 1.3 vai ser ruim pra vc porque o pneu e a altura elevada fazem perder aderência em velocidade alta no asfalto, pra cidade eu aconselho o Uno 1.0 ou até o Way 1.0 que vem com pneu de asfalto, a altura um pouco mais alta piora um pouco a estabilidade, mas o pneu de asfalto compensa. Agora pra quem viaja muito é melhor o 1.3, anda muito bem, é confortável porque não precisa trocar muita marcha, ele ultrapassa de quinta sem problema. Dizem que o HB20 tbm é muito bom pra cidade e também tem o Sandero. Só não compre o Mobi!
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

Melhor consumo com gasolina por trecho de teste.

Imagem
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

Resultado dos testes com gasolina. Verifiquei que o etanol tem 77% da eficiência com gasolina, o que prova que para esse motor o etanol é a melhor opção para o bolso e eu ainda prefiro pelos benefícios que o etanol proporciona. É mais limpo e o motor fica mais forte.
A média com gasolina ficou em 13,65 km/L enquanto no etanol ficou em 10,59 km/L. O trajeto é o do dia a dia, com estrada de asfalto pista simples com velocidade de 80 a 100km/h, cidade e estrada de terra onde o uso de primeira e segunda marcha é intenso.
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

show de bola Asprino!

ótima aquisição!!!
Renato
Avatar do usuário
Asprino
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 37
Registrado em: 18/12/13, 22:16
Carro: Fiat Uno Way 1.3

Hoje estava pensando a quanto tempo não postava aqui no clube, já fez 2 ano desde minha aquisição do Uno Way 1.3 e tenho boas coisas a contar desse carro que não cansa de me surpreender.
O consumo é o que mais me surpreende até hoje, a média geral está em 11,31 km/L sendo que uso 94% do tempo etanol.
O custo dele está em R$0,68 / km contando documentos, manutenção, acessórios, combustível entre outros.
Ele anda muito bem, já falei a respeito em cima, fiz teste de 0-100 como mostrei acima.
Minha melhor média em viagem foi 14 km/L com etanol de Itabuna pra Salvador e 17 km/L com gasolina de Salvador pra Itabuna, sendo 3/4 da distância pista simples mas mantendo velocidade de 100 km/h.

Meu desapontamento é quanto a Fiat, que cobra 2 a 3 vezes mais caro pela manutenção na concessionária do preço que está no site da Fiat, eu cheguei a reclamar no Reclame Aqui por propaganda enganosa, pois os preços não condizem com a realidade.
Outra coisa é a pintura que achei muito frágil, apenas 1 camada de tinta e 1 de verniz, qualquer coisa risca e não é por ser preto.

Meus últimos testes de desempenho foi arrancar contra amigos, mas não posso postar no youtube. O Uno me surpreendeu mais uma vez quando arranquei contra o Argo 1.3 Drive 2018 e depois contra um Civic LXR 2.0 automático 2015, e o Uno ganhou de ambos.

O mais impressionante é pensar que um carro 1.3 que faz 14 e 17 km/L com etanol e gasolina anda a mesma coisa que um carro 2.0 automático.

To super satisfeito, mas meu próximo carro será híbrido, mas isso é pra daqui uns 6 a 8 anos.
Uno Way 1.3 20/21
73.000 km
Responder