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Transformar 1.0 em 1.3 para turbinar no futuro!??

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
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Braian2022
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Boa noite colegas fiateiros, tudo bem?

Me chamo Braian, estou restaurando um uno 1.0 1992 que caracterizei como 1.5R pois acho muito linda a faixa. Mas não copiei o projeto 100%, fiz algumas coisas do meu agrado.

VOU deixar algumas fotos aqui embaixo.

A questão é que hoje queimou a junta de cabeçote do meu motor 1.0 que ferveu a alguns dais atrás. (Maldita termostática).
Como a ideia é turbinar o carro (vou fazer isso com toda a certeza). Eu estive pensando em aproveitar para transformar de 1.0 para 1.3.
Eis as minhas dúvidas:

Vocês acham que vale a pena fazer isso?
Vou ter um ganho bom de potência agora e principalmente depois do turbo?
Qual a melhor adaptação para transformar ele em 1.3? A mais usada pelo que vi é a do pistão de kombi, mas não sei se ele vai aguentar um futuro turbo com 1.5Kg.

Gostaria de algumas dicas de como transformar em 1.3 e se realmente vale a pena fazer isso, pois caso contrário vou permanecer no 1.0 e guardar esse dinheiro para instalar o kit turbo.

Agraço desde já a ajuda de todos!


https://uploaddeimagens.com.br/imagens/9IDDxno
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/yMgyX8E
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/CHZ6i14
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/TCo4qgw
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Digo Garcia
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Braian2022 escreveu: 23/10/22, 01:44 Boa noite colegas fiateiros, tudo bem?

Me chamo Braian, estou restaurando um uno 1.0 1992 que caracterizei como 1.5R pois acho muito linda a faixa. Mas não copiei o projeto 100%, fiz algumas coisas do meu agrado.

VOU deixar algumas fotos aqui embaixo.

A questão é que hoje queimou a junta de cabeçote do meu motor 1.0 que ferveu a alguns dais atrás. (Maldita termostática).
Como a ideia é turbinar o carro (vou fazer isso com toda a certeza). Eu estive pensando em aproveitar para transformar de 1.0 para 1.3.
Eis as minhas dúvidas:

Vocês acham que vale a pena fazer isso?
Vou ter um ganho bom de potência agora e principalmente depois do turbo?
Qual a melhor adaptação para transformar ele em 1.3? A mais usada pelo que vi é a do pistão de kombi, mas não sei se ele vai aguentar um futuro turbo com 1.5Kg.

Gostaria de algumas dicas de como transformar em 1.3 e se realmente vale a pena fazer isso, pois caso contrário vou permanecer no 1.0 e guardar esse dinheiro para instalar o kit turbo.

Agraço desde já a ajuda de todos!


https://uploaddeimagens.com.br/imagens/9IDDxno
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/yMgyX8E
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/CHZ6i14
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/TCo4qgw
Bem vindo Braian.
Bem, não é possível transformar o Fiasa 1.0 em 1.3, pois toda a Linha Fiasa tem alturas de bloco diferentes para suas respectivas cilindradas.

Logo, 1.0 para 1.3, 1.3 para 1.5, usando peças FIAT, não é possível, e fora disso, são verdadeiras gambiarras usando peças que não foram destinadas a isso, logo tendo pesos, velocidade de uso e aplicação completamente distintas.
.
Se quer um motor de cilindrada maior, indico que troque o motor por um 1300.
Esse motor gira relativamente bem, com um cabeçote de Strada 1.5mpi que é o que possui as maiores válvulas da linha Fiasa e demais melhoramentos, fica um projeto bem interessante.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
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Braian2022
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Digo Garcia escreveu: 27/10/22, 13:57
Bem vindo Braian.
Bem, não é possível transformar o Fiasa 1.0 em 1.3, pois toda a Linha Fiasa tem alturas de bloco diferentes para suas respectivas cilindradas.

Logo, 1.0 para 1.3, 1.3 para 1.5, usando peças FIAT, não é possível, e fora disso, são verdadeiras gambiarras usando peças que não foram destinadas a isso, logo tendo pesos, velocidade de uso e aplicação completamente distintas.
.
Se quer um motor de cilindrada maior, indico que troque o motor por um 1300.
Esse motor gira relativamente bem, com um cabeçote de Strada 1.5mpi que é o que possui as maiores válvulas da linha Fiasa e demais melhoramentos, fica um projeto bem interessante.

Foi exatamente o que eu pensei, aquela alteração com pistão de Kombi não me parecia nada confiável. Por isso antes mesmo de ver a sua publicação, resolvi gastar um pouco mais e comprei um fiasa 1.5. Assim posso usar a mecânica robusta desse motor e colocar uma pressão de turbo razoável sem me preocupar.

Hoje mesmo já pintamos o motor pra deixar ele melhor visualmente.


Foto do motor:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/D7qfGdw

Pelo investimento, você acha que vale a pena trocar o cabeçote original em bom estado pelo da Strada? Ele é plug and play?
Você sabe me dizer alguma estimativa de ganho de performance para esse upgrade ? (cvs e torque)
Editado pela última vez por Braian2022 em 27/10/22, 23:11, em um total de 1 vez.
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Digo Garcia
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Braian2022 escreveu: 27/10/22, 23:08
Foi exatamente o que eu pensei, aquela alteração com pistão de Kombi não me parecia nada confiável. Por isso antes mesmo de ver a sua publicação, resolvi gastar um pouco mais e comprei um fiasa 1.5. Assim posso usar a mecânica robusta desse motor e colocar uma pressão de turbo razoável sem me preocupar.

Hoje mesmo já pintamos o motor pra deixar ele melhor visualmente.


Foto do motor:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/D7qfGdw

Pelo investimento, você acha que vale a pena trocar o cabeçote original em bom estado pelo da Strada? Ele é plug and play?
Você sabe me dizer alguma estimativa de ganho de performance para esse upgrade ? (cvs e torque)
É praticamente plug and play. E se puder pegar o coletor mpi e demais sensores, chicote e etc junto, melhor ainda pois aí já monta injetado.

Difícil dizer sobre estimativas, mas algum ganho sempre terá.
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Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
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