Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Sim o meu tem o relógio de teto é o mesmo do 1.5R, o Sx tinha o relógio mas não tinha a lanterna pelo que vi na sua garagem agora o meu tem a lanterna.Eu vi um premio cs com vidros elétricos utilizando o mesmo console do 1.5R por ele ter A/C o isqueiro se mantem no mesmo lugar, mas se um cara comprava um 1.5R com A/C e vidros elétricos ele ficava sem isqueiro, vi isso também no Uno Sx que a quatro rodas fez testes ele tinha vidros elétricos só que por não ter A/C o isqueiro mantinha, talvez o meu pode ter vindo com vidro elétrico, pois meu isqueiro parece ser universal.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Isso, o SX usa relógio e luz de leitura no teto, mas não tem a lanterna de salão.
Nos SX/Prêmio CS entre 85-86, os botões do vidro elétrico ficavam no console e o isqueiro no painel de ventilação. Depois, com o lançamento do A/C, em 87, o isqueiro é que foi para o console, e os botões do V/E passaram para o descansa-braço. Nas versões sem esses acessórios o isqueiro continuava no painel da ventilação. De qualquer forma, o isqueiro estava sempre presente; mas, não há dúvidas que era um desafio achar lugar para todos esses acessórios dentro carro.
Os Unos com vidro elétrico têm o descansa-braços cortado (para o botão), a caixa de fusíveis com o ícone do V/E ativado, além de um grosso chicote que passa no vão da porta. Precisa ver se o seu tem isso, pois o catálogo não menciona o acessório para o Top, talvez só por encomenda.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Entendi acho que o meu não tem, se teve tiriam porque nós forros de porta não tem nada, mas do meamor jeito que o meu carro foi judiado acho que os donos não trocavam as peças pois a macaneta de abrir a porta a minha quebrou e deu pra ver a data de 89, ao mesmo tempo que é bom ter peças originais pois se relo quebra por isso não fico fusando no carro pois toda vez que mexo não sei se eu que tenho a mão pesada mas sempre quebra alguma coisa. Assim que o cara do Ml responder me comunique.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Achei esse carro e creio que seja um Top, puxei a placa só que está só Uno Cs percebo que ouve bastante erro quando foi lançado pois já vimos varios aqui e não estão escrito Uno Cs Top e sim só Uno Cs e esse carro tem o console igual do R será que vinha de fabrica nos Top igual vinha nos premio mesmo não tenho ar quente ou A/C ou sera que teria só nas versões com A/C, agora a duvida do painel continua.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

É um Top, sem dúvida. No catálogo Fiat, ele é denominado como "série especial" (do CS), deve ser por isso que, que alguns documentos, vem só "Uno CS".
Na verdade, esse console grande era um acessório, você podia comprar e instalar na concessionária, por conta, então alguns carros podem ter e outros não. Mas, alguns modelos como o R, SX, Prêmio CS e os Unos com o Ar-Condicionado York, já vinham de fábrica com ele.
Continuo aguardando o vendedor atualizar a imagem do painel.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Estava vendo esse vídeo e no minuto 13:45 ele mostra a saída do ar quente se o carro tivesse, o do vídeo tem 2 saídas o meu tem apenas 1 só que da pra ver que foi tampada com uma coisa não original famosa gambiara, não sei se pelo fato desse premio ser o de 71cv mudava a quantidade de saída, precisamos descobrir de quando tinha A/C tinha apenas 1 saída.
https://www.youtube.com/watch?v=AAd6Y9v9obE&t=1032s

Agora olha esse painel, creio que ele original os ponteiros era amarelo e branco só que alguem colocou os ponteiros do 1.6r, mas olha o indicador do milha , não é o mesmo do sx, mas mesmo que não for do Top de que versão é isso que eu queria entender.
Imagem
Link do painel:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... os-rpm-_JM
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

No caso do Sevel Top, parece que a saída de água do ar quente é direto nas mangueiras do radiador, por isso é diferente do Prêmio. Aliás, se não me engano, em 86 ainda não havia nem A/C, nem ar quente, só apareceram em 87 com o lançamento do R.
Curioso esse painel. A grafia é exatamente a do 1.6R 1991, só que sem check control:

Imagem

O único carro que vi com um painel igual, é esse CSL 1.6, 1991, 4p. Aparentemente, um opcional da linha Uno "Argentina" em 91. Observe que ele tem o ícone da milha ativada, também, apesar do CSL não ter o acessório. Tudo indica que era um painel de R, que a concessionária instalava, mantendo ou tirando o check, a pedido do cliente.

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Sim em 86 não tinha A/C nem ar quente só que creio que ele quis dizer que o sistema é o mesmo se tivesse ar quente as mangueiras sairiam dali. E eu disse eu o meu era um furo só olhei melhor e não é são dois, só que no vídeo os dois ficam um do lado do outro já no meu fica um em cada lado do coletor, e lembra das fotos da mangueira que te mandei também são duas agora não sei se era ligada ali, eu tentei tirar elas para ver se tamparam ela ou passa água dentro dela mas a braçadeira ta girando em falso e tenho a impressão que faz um bom tento que não é solta talvez ate que seja original pois não foi só nesse carro que vi esse tipo de mangueira, e vai ser difícil descobrir as historia dessas mangueiras pois como você falou é direto no radiador então pelo jeito só os Top saiu desse jeito dificultando mais, talvez eu esteja errado mas se o carra tinha dinheiro pra por ar quente creio que ele já comprava logo o A/C pois do ar quente pro A/C não devia ser um preço tão grande talvez por isso é difícil achar um uno só com ar quente ainda mais um Top, mas olhando a foto do motor do Top da poa parts o sistema de mangueiras ta bem parecido, talvez esse amarelo seja do Uno CSL mas e o outro que são em detalhes vermelho e branco igual as cores que saiu nos R só que sem o check control se não for do Top da onde são, e em qual lugar você pegou o código do painel que bateu com o do ML?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olhei no catálogo Fiat, mas não há nenhuma referência à essa conexão entre o coletor de admissão e escape. No Prêmio do vídeo dá para ver nitidamente um tubo em U que liga as duas partes. Para que serve, ainda é um mistério, uma vez que nos carros a álcool, a admissão é aquecida, mas o escapamento...
No catálogo, também achei um conjunto de peças no escapamento, que é exclusivo do Top, embora a serventia não fique clara , veja se tem no seu:

Imagem

Imagem

A 4R dizia que o ar quente custava Cz$ 2680, contra Cz$ 56844 do A/C. Uma boa diferença sim, o A/C era o acessório mais caro da linha. Por isso, ainda é tão cobiçado, mesmo depois de décadas.
Aliás, esse é o esquema do A/C York, que seria usado no seu carro:

Imagem

Imagem

Quanto ao painel do ML, vai depender do ícone da milha: se for aquele com tracinho curvo, é do SX, se for com tracinho reto, é opcional do Top, como o vendedor disse.
O código, é esse:

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Sobre o escapamento o meu também tem só que não sei qual a função.
Imagem

Você disse que antigamente os carro a alcool esquentava o coletor de adimissão até ai ok, só que alem do meu ter 2 entradas de mangueiras no coletor que talvez poderia ser essaa função mas ele também tem entrada no coletor de ar, e eu olhei outros coletores não são todos que tem essa entrada.
Imagem
Olha as mangueiras ligadas no coletor de admissão e da pra ver logo abaixo o coletor de ar tampado com um tipo metal "gambiarra"

Imagem
As mangueiras de outro angulo.

Imagem
O outro lado olha o jeito que tá, alguma coisa mexeram ai.

Agora olha um outro, não era uma coisa que saia em todos, pra sair tinha que ter algo a mais.
Imagem

E qual seria a logica do meu ter esse metal que dividi as mangueiras igual a do Top da poa parts, alguma coisa eu creio que ele tinha não sei o que mas simples creio que ele não era.
Imagem
Imagem
agora tira suas próprias conclusões.
Responder