Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno SX 1984.

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, amigos do Clube do Uno!
Essa é a segunda parte da recuperação das guarnições, traseiras. Foi praticamente o mesmo trabalho da frente, só que precisou corrigir um empeno que elas tinham. Suponho que alguém deu uma ré desatenta e esbarrou em outro carro ou no limitador da garagem. O para-choques traseiro, deslocou dentro das sedes e empurrou as pontas da guarnição para trás, deixando uma fresta no acabamento.

Imagem

Encerando a lataria, depois de lavar,

Imagem

O para-lamas polido.

Imagem

Para tirar a fresta, tentei corrigir o empeno no calor de uma vela.

Imagem

A moldura limpa e revitalizada.

Imagem

Montado.
Desse lado a fresta sumiu com a correção, do outro ela diminuiu, mas continuou. Então coloquei um pontinho de Super Bonder no lugar mais aberto. Não deve resistir muito tempo ao uso, mas espero que a peça se acomode na posição correta.

Imagem

Bom, pessoal, eu queria abrir um parênteses aqui, porque durante esse trabalho, encontrei uns vestígios interessantes: debaixo da guarnição dianteira direita, existe o fragmento de uma lista adesiva de cor dourada.

Imagem

Ele aparece também junto as lanternas e nos vãos das portas dos dois lados. Tudo indica que era um friso adesivo duplo, que percorria o carro de fora a fora. Muito estranho, porque nunca vi esse acessório no Uno SX ou outro Uno qualquer (fora as famosas listas verdes e amarelas do CS Export).

Imagem

A Ford lançou em 1983, uma série do Corcel II chamada "Campeões" e que seguia a mesma lógica: todo preto com frisos em dourado. Ele fazia referência ao GP Brasil de Fórmula 1 e preto e dourado eram as cores da Lótus. Pode ser que esses frisos do Uno sejam alguma referência à F1 também. Não sei se por parte da própria Fiat ou uma criatividade da concessionária.

Imagem

Caso esse detalhe seja mesmo original, penso em resgatá-lo, pintando ou colando novos adesivos. Numa simulação do editor de imagens ficaria assim.
Se vocês tiverem alguma informação ou dica sobre isso, fiquem a vontade para comentar!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Ingryd
CUB Girls
CUB Girls
Mensagens: 250
Registrado em: 30/07/16, 23:07
Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Localização: São Paulo - Capital

MISTÉRIO HEIN GERALDO :o
Esses restos de adesivo é um mistério a ser desvendado...
Será que não são sobras daqueles adesivos para limitar quando você pinta algo... ou vai polir.... sei lá
O trabalho nas molduras como sempre sensacional...
E realmente... se alguém fizesse replicas ficaria rico kkk todo dono de uno iria comprar, certeza.
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

Geraldo. escreveu:
RE-FIAT escreveu:Mais um belo e esmerado trabalho, Geraldo! parabéns!

Quanto as replicas das molduras, com certeza seria sucesso! Não só para os donos de SX e R's... mas os donos de Uno de uma maneira geral iriam se interessar muito!

abraço
É isso Renato, temos uma carência enorme de réplicas de qualidade, não só das guarnições, mas de peças plásticas em geral. Num restauro sério, só resta recorrer aos desmanches, ou às originais NOS “New Old Stock”, mas o preço é inacessível, quando acha para vender. Penso que a chegada das impressoras 3D no mercado, pode ajudar no ramo das réplicas Premium, idênticas às peças de fábrica.
Com certeza Geraldo!
Renato
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, colegas!
Tenho novidades sobre a faixa dourada; perguntei para o pai e ele disse que se lembra, sim, dela, na época em que o carro era de seu irmão, entre 86-93. Uma listinha dupla que percorria o carro de fora a fora, rente ao arco dos para-lamas. Ela veio com o carro e ficou alguns anos até sumir, descolando ou sendo removida.

Imagem

Limpando bem o fragmento, dá para ver que ele é feito em um plastico vinil adesivo, de cor bronze metálico (dourado). A parte remanescente fica debaixo da guarnição, indicando que ele era colado e depois, a guarnição instalada, por isso sobrou esse pedaço.

Imagem

Uma listra parecida num Uno SX italiano, só que preta.

Imagem

Já a combinação de preto e dourado aparece nessa série especial do Uno Turbo italiano.
Realmente, parece um acessório de época do carro. A questão agora, é descobrir se ele veio de fábrica ou se foi posto na concessionária. Se for da fábrica vou recuperá-la com certeza, é um recurso de estilo raríssimo. Agora se for da concessionária... seria mais uma curiosidade.
Em todo caso, não vou tratar disso logo, pois é complicado fazer uma lista reta que atravesse, alinhada, toda a lateral do carro (ainda mais dupla), talvez, precise encomendar num profissional. Mas, antes, tem que retirar algumas mossas do caminho, num trabalho de martelinho.
Abraço,
Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
martu159
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 124
Registrado em: 31/08/18, 16:46
Carro: BRIO
Localização: Minas Gerais

Interessante de mais em Geraldo!!!
Estou torcendo para que seja algo de fabrica, pra ficar ainda marcante seu Uno,e que você possa recuperar!!
Abraços
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

Ingryd escreveu:Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua força de vontade em cuidar do Uno.. é motivador! Continue assim!
Sobre a história do seu pai, devia ser sensacional ir na CSS e ter a possibilidade de comprar todas essas peças novinhas 8-)
Ingryd, concordo com você. Acho que eu não faria metade das coisas que o Geraldo faz.

Parabéns Geraldo! Continue assim.
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Avatar do usuário
Ingryd
CUB Girls
CUB Girls
Mensagens: 250
Registrado em: 30/07/16, 23:07
Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Localização: São Paulo - Capital

Geraldo... vi um Uno Mille com uma faixa parecida com essa que você está dizendo... o carro é de um rapaz do clube... o único problema é que a faixa contém um Mille perto da porta... vou tentar postar aqui pra você ver...
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

martu159 escreveu:Interessante de mais em Geraldo!!!
Estou torcendo para que seja algo de fabrica, pra ficar ainda marcante seu Uno,e que você possa recuperar!!
Abraços
Obrigado, Martu, no fundo, acho que vou resgatar isso, mesmo se for um item da concessionária, afinal a originalidade do carro começa contar só partir da fatura. Mas, fiquei interessado em saber se é de fábrica ou da agência. Continuo na pesquisa...
Editado pela última vez por Geraldo. em 15/05/19, 14:42, em um total de 2 vezes.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

alexfurlan escreveu:
Ingryd escreveu:Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua força de vontade em cuidar do Uno.. é motivador! Continue assim!
Sobre a história do seu pai, devia ser sensacional ir na CSS e ter a possibilidade de comprar todas essas peças novinhas 8-)
Ingryd, concordo com você. Acho que eu não faria metade das coisas que o Geraldo faz.

Parabéns Geraldo! Continue assim.
Obrigado, Alex Furlan!
Abraço, Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Ingryd escreveu:Geraldo... vi um Uno Mille com uma faixa parecida com essa que você está dizendo... o carro é de um rapaz do clube... o único problema é que a faixa contém um Mille perto da porta... vou tentar postar aqui pra você ver...
Curioso, Ingrid, não conhecia esse acessório do Mille. Seria um Mille SX Young? Se puder, poste foto, para vermos.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder