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1.6R 1991 prata - do desmanche para uma nova vida

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Hatje
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Olá a todos!

Tudo começou quando eu e meu filho mais velho decidimos restaurar meu Uno 1.6R vermelho (em breve criarei uma "garagem" para ele também").

Precisávamos reformar o motor. Como ficaria mais em conta comprar outro carro e usar a mecânica, resolvemos procurar algum que estivesse com preço em conta.

Encontrei um uno para vender (E UM R!!!) com preço bem bom, o qual seria o "doador de peças" para nossa reforma. Meu filho iria comprar e daríamos baixa no DETRAN.


Eis o anúncio:
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O dono me informou que a parte mecânica estava boa (era o importante), e meu filho acabou fechando o negócio.

Eu e um amigo fomos buscar o carro com o fusca da minha esposa, e de cara já gostei do carro. Em casa verifiquei que o para-choques dianteiro era original. O carro também tem ar condicionado de fábrica, e o estado geral estava muito bom.

Foi então que surgiu um novo projeto: Restaurar esse e deixar para mais tarde o R vermelho.

Aqui uma foto de quando o carro veio:
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O capô tinha sido pintado com tinta spray "preto fosco".

A primeira coisa que fiz foi remover isso com gasolina e um pano (aproveitei para pintar as unhas, kkk).

Logo depois, precisei conferir a parte elétrica (sinaleiras, luzes de freio, ré e pisca) para fazer a vistoria e transferência. Os contatos das sinaleiras traseiras estavam todos oxidados, e o chicote da luz de ré estava sem o terminal que vai na caixa de marchas. Resolvidos esses problemas, passei para o painel de instrumentos, pois nada funcionava. troquei as lâmpadas, arrumei o chicote da luz de óleo e do sensor de temperatura.

Por precaução, levei na oficina de um amigo meu para trocar os quatro flexíveis de freio.

Feito isso, passei para a pintura do capô.

O Uno vermelho "emprestou" o capô enquanto eu arrumava o do Uno prata...
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Removi praticamente toda tinta velha, passei desoxidante na chapa, e depois apliquei preto fosco vinílico nas regiões onde a lata ficou exposta. Segui o trabalho com massa poliiéster, e lixa, lixa, lixa...

Depos apliquei fundo PU e lixei até 600 com água.
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A tinta foi "prata bari" e verniz bi-componente
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Instalado o capô, o carro voltou para a oficina para trocar os cubos traseiros, e revisar toda a suspensão.
Isso custou um pouco mais que esperávamos, mas o carro ficou muito bom.

Quando o carro ainda estava na oficina, percebi que o escape estava bem amassado, e com um dos tubos quase obstruídos. Removi o cano em casa mesmo, e encontrei um dos tubos trincados bem próximo ao coletor. Soldei a parte trincada com TIG, e recortei fora a parte que estava amassada. Usei um tubo cortado ao meio para fazer o reparo, e soldei com MAG...

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A outra etapa foi estética.
O carro estava com quatro rodas de ferro. Consegui um "brique" por rodas 14 do Tipo (500 anos). Lixei todas (estavam bem riscadas e com a tinta ruim) e pintei com a mesma cor que pintei o capô. As rodas receberam pneus Dunlop 185/60/14.

As rodas como vieram...
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Depois de pintadas
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O carro ficou com uma estética bem melhor (pelo meu gosto)
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A porta do passageiro está com muitos pontos de ferrugem, e com um podre bem grande na parte inferior. Além disso está bem amassada.
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Podres onde creio que acumula água da pestana.
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Eu e meu filho decidimos comprar uma porta no desmanche. Encontrei uma boa na cor branca. Então comecei a remover AS camadas de tinta branca...
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Encontrei também nessa alguns pontos de ferrugem onde a massa foi aplicada sem o devido tratamento. Removi a ferrugem com uma escova, passei removedor de ferrugem e preto fosco vinílico onde a chapa estava exposta.
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Outros pequenos furos apareceram na região da pestana. Como consegui passar a escova de aço e remover toda a ferrugem, decidi fazer uma gambiarra: Recortei pequenos pedaços de uma chapa fina de INOX, e colei por dentro da porta com KPO.
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Depois apliquei massa poliéster, lixei e passei primer PU.
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A porta já está com primer, na parte interna. Provavelmente essa semana será pintada.


CARBURADOR...

No início, quando o carro veio, ele estava com um carburador TLDF (Weber 495) com o segundo estágio desligado. A marcha lenta estava bem ruim, e apagava direto. desmontei umas três vezes, e não consegui alinhar o cara. Então retirei o carburador do meu Uno vermelho, e usei a parte de baixo do carburador de um e a parte superior do outro. Também liguei e destranquei o segundo estágio. Limpei todos os giclês e tubos vaporizadores. Desde então o carro ficou ótimo. Marcha lenta perfeita e 10 Km/l na cidade. O segundo estágio continua trancado algumas vezes, mas isso resolverei mais tarde.

Quanto ao Uno vermelho, perdeu o TLDF, mas irá receber um Weber 450 com segundo estágio mecânico (já consegui fazer um flange, e mostrarei quando fizer a "garagem" dele)
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Digo Garcia
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Parabéns pela iniciativa e pelos trabalhos!
Vai postando as atualizações aqui para nós!
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Panda Projetkz - 1.6R 1990:
Hatje
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Hoje pintei a parte interna da porta.

Como ficaria complicado para pintar a parte interna e externa no mesmo dia, decidi fazer primeiro a interna, e depois lixar o fundo da parte externa e isolar a interna para finalizar.

Os cavaletes da mesa de ping pong estão ajudando bastante, kkk.

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Agora vou esperar o verniz secar bem, e depois lixar o fundo (primer) da parte de fora para pintar também.
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Digo Garcia
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Hatje escreveu: 19/02/25, 12:45 Hoje pintei a parte interna da porta.

Como ficaria complicado para pintar a parte interna e externa no mesmo dia, decidi fazer primeiro a interna, e depois lixar o fundo da parte externa e isolar a interna para finalizar.

Os cavaletes da mesa de ping pong estão ajudando bastante, kkk.

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Agora vou esperar o verniz secar bem, e depois lixar o fundo (primer) da parte de fora para pintar também.
Vc está pintando no mesmo tom do carro, ou apenas recuperando para depois fazer completo?
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Panda Projetkz - 1.6R 1990:
Hatje
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Oi Digo!

Estou pintando na cor "Prata Bari V Met" da Sherwin Williams.

É a cor coma qual o carro estava.

Como o carro é usado todo o dia, estou fazendo por partes.

Hoje pintei e passei verniz na porta.

Estou fazendo na garagem e no quintal.

Os insetos que pousam na tinta fresca ou saem no polimento, ou fazem parte do carro, hehehe.

Grande abraço!
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Essa porta, Digo, irá substituir a porta que está no carro.

Algumas fotos da porta pintada.

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Vou esperar alguns dias para o verniz secar bem, depois vou lixar e polir e finalmennte farei a parte da faixa preta com "preto fosco vinílico".
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Dizem que ninguém é de ferro.

Mas na realidade alguns realmente são.

De qualquer forma, sábado é dia de banho...
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ÓTIMO FINAL DE DEMANA A TODOS!
Editado pela última vez por Hatje em 22/02/25, 19:34, em um total de 1 vez.
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Hoje instalei no carro um Tojo GR-1200 que tenho desde novo.
Também instalei dois 6X9 e dois tweeter da Selenium que também tenho desde novos.
O som ficou no estilo de "antigamente", quando não tínhamos potência para os graves.
Irá ficar assim, pois uma caixa e um módulo iria me roubar muito espaço.

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Muitas coisas não consigo fazer em casa. Não tenho elevador nem rampa. Apenas um macaco bem comum.

A parte de suspensão é feita na oficina de um amigo de longa data.

Foram trocados vários itens que estavam ruins, como ciofas e buchas do setor, calço da caixa, bucha da barra axial, feita geometria na frente e balanceamento.

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Agora está bem melhor de dirigir. O ar condicionado também foi arrumado, e está gelando bem.
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A maior satisfação temos quando fazemos mesmos as coisas.

Hoje lixei o capô até lixa 2000, e depois fiz polimento com massa número 2.

A pintura estava cheia de defeitos, pois pintei no quintal mesmo. Agora está parecendo um vidro.

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Amanã terá encontro de carros antigos em ninha cidade. Está pronto para participar.

Grande abraço a todos, e ótimo final de semana.
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