Tudo começou quando eu e meu filho mais velho decidimos restaurar meu Uno 1.6R vermelho (em breve criarei uma "garagem" para ele também").
Precisávamos reformar o motor. Como ficaria mais em conta comprar outro carro e usar a mecânica, resolvemos procurar algum que estivesse com preço em conta.
Encontrei um uno para vender (E UM R!!!) com preço bem bom, o qual seria o "doador de peças" para nossa reforma. Meu filho iria comprar e daríamos baixa no DETRAN.
Eis o anúncio:

O dono me informou que a parte mecânica estava boa (era o importante), e meu filho acabou fechando o negócio.
Eu e um amigo fomos buscar o carro com o fusca da minha esposa, e de cara já gostei do carro. Em casa verifiquei que o para-choques dianteiro era original. O carro também tem ar condicionado de fábrica, e o estado geral estava muito bom.
Foi então que surgiu um novo projeto: Restaurar esse e deixar para mais tarde o R vermelho.
Aqui uma foto de quando o carro veio:

O capô tinha sido pintado com tinta spray "preto fosco".
A primeira coisa que fiz foi remover isso com gasolina e um pano (aproveitei para pintar as unhas, kkk).
Logo depois, precisei conferir a parte elétrica (sinaleiras, luzes de freio, ré e pisca) para fazer a vistoria e transferência. Os contatos das sinaleiras traseiras estavam todos oxidados, e o chicote da luz de ré estava sem o terminal que vai na caixa de marchas. Resolvidos esses problemas, passei para o painel de instrumentos, pois nada funcionava. troquei as lâmpadas, arrumei o chicote da luz de óleo e do sensor de temperatura.
Por precaução, levei na oficina de um amigo meu para trocar os quatro flexíveis de freio.
Feito isso, passei para a pintura do capô.
O Uno vermelho "emprestou" o capô enquanto eu arrumava o do Uno prata...

Removi praticamente toda tinta velha, passei desoxidante na chapa, e depois apliquei preto fosco vinílico nas regiões onde a lata ficou exposta. Segui o trabalho com massa poliiéster, e lixa, lixa, lixa...
Depos apliquei fundo PU e lixei até 600 com água.

A tinta foi "prata bari" e verniz bi-componente

Instalado o capô, o carro voltou para a oficina para trocar os cubos traseiros, e revisar toda a suspensão.
Isso custou um pouco mais que esperávamos, mas o carro ficou muito bom.
Quando o carro ainda estava na oficina, percebi que o escape estava bem amassado, e com um dos tubos quase obstruídos. Removi o cano em casa mesmo, e encontrei um dos tubos trincados bem próximo ao coletor. Soldei a parte trincada com TIG, e recortei fora a parte que estava amassada. Usei um tubo cortado ao meio para fazer o reparo, e soldei com MAG...

A outra etapa foi estética.
O carro estava com quatro rodas de ferro. Consegui um "brique" por rodas 14 do Tipo (500 anos). Lixei todas (estavam bem riscadas e com a tinta ruim) e pintei com a mesma cor que pintei o capô. As rodas receberam pneus Dunlop 185/60/14.
As rodas como vieram...

Depois de pintadas

O carro ficou com uma estética bem melhor (pelo meu gosto)

A porta do passageiro está com muitos pontos de ferrugem, e com um podre bem grande na parte inferior. Além disso está bem amassada.

Podres onde creio que acumula água da pestana.

Eu e meu filho decidimos comprar uma porta no desmanche. Encontrei uma boa na cor branca. Então comecei a remover AS camadas de tinta branca...

Encontrei também nessa alguns pontos de ferrugem onde a massa foi aplicada sem o devido tratamento. Removi a ferrugem com uma escova, passei removedor de ferrugem e preto fosco vinílico onde a chapa estava exposta.

Outros pequenos furos apareceram na região da pestana. Como consegui passar a escova de aço e remover toda a ferrugem, decidi fazer uma gambiarra: Recortei pequenos pedaços de uma chapa fina de INOX, e colei por dentro da porta com KPO.

Depois apliquei massa poliéster, lixei e passei primer PU.

A porta já está com primer, na parte interna. Provavelmente essa semana será pintada.
CARBURADOR...
No início, quando o carro veio, ele estava com um carburador TLDF (Weber 495) com o segundo estágio desligado. A marcha lenta estava bem ruim, e apagava direto. desmontei umas três vezes, e não consegui alinhar o cara. Então retirei o carburador do meu Uno vermelho, e usei a parte de baixo do carburador de um e a parte superior do outro. Também liguei e destranquei o segundo estágio. Limpei todos os giclês e tubos vaporizadores. Desde então o carro ficou ótimo. Marcha lenta perfeita e 10 Km/l na cidade. O segundo estágio continua trancado algumas vezes, mas isso resolverei mais tarde.
Quanto ao Uno vermelho, perdeu o TLDF, mas irá receber um Weber 450 com segundo estágio mecânico (já consegui fazer um flange, e mostrarei quando fizer a "garagem" dele)