Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

1.6R 1991 prata - do desmanche para uma nova vida

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Hatje
Usuário
Usuário
Carro: Uno 1.6R, Uno 1.6R, Palio 1.6

Olá a todos!

Tudo começou quando eu e meu filho mais velho decidimos restaurar meu Uno 1.6R vermelho (em breve criarei uma "garagem" para ele também").

Precisávamos reformar o motor. Como ficaria mais em conta comprar outro carro e usar a mecânica, resolvemos procurar algum que estivesse com preço em conta.

Encontrei um uno para vender (E UM R!!!) com preço bem bom, o qual seria o "doador de peças" para nossa reforma. Meu filho iria comprar e daríamos baixa no DETRAN.

Eis o anúncio:
Imagem

O dono me informou que a parte mecânica estava boa (era o importante), e meu filho acabou fechando o negócio.

Eu e um amigo fomos buscar o carro com o fusca da minha esposa, e de cara já gostei do carro. Em casa verifiquei que o para-choques dianteiro era original. O carro também tem ar condicionado de fábrica, e o estado geral estava muito bom.

Foi então que surgiu um novo projeto: Restaurar esse e deixar para mais tarde o R vermelho.

Aqui uma foto de quando o carro veio:
Imagem

O capô tinha sido pintado com tinta spray "preto fosco".

A primeira coisa que fiz foi remover isso com gasolina e um pano (aproveitei para pintar as unhas, kkk).

Logo depois, precisei conferir a parte elétrica (sinaleiras, luzes de freio, ré e pisca) para fazer a vistoria e transferência. Os contatos das sinaleiras traseiras estavam todos oxidados, e o chicote da luz de ré estava sem o terminal que vai na caixa de marchas. Resolvidos esses problemas, passei para o painel de instrumentos, pois nada funcionava. troquei as lâmpadas, arrumei o chicote da luz de óleo e do sensor de temperatura.

Por precaução, levei na oficina de um amigo meu para trocar os quatro flexíveis de freio.

Feito isso, passei para a pintura do capô.

O Uno vermelho "emprestou" o capô enquanto eu arrumava o do Uno prata...
Imagem

Removi praticamente toda tinta velha, passei desoxidante na chapa, e depois apliquei preto fosco vinílico nas regiões onde a lata ficou exposta. Segui o trabalho com massa poliiéster, e lixa, lixa, lixa...

Depos apliquei fundo PU e lixei até 600 com água.
Imagem

A tinta foi "prata bari" e verniz bi-componente
Imagem

Instalado o capô, o carro voltou para a oficina para trocar os cubos traseiros, e revisar toda a suspensão.
Isso custou um pouco mais que esperávamos, mas o carro ficou muito bom.

Quando o carro ainda estava na oficina, percebi que o escape estava bem amassado, e com um dos tubos quase obstruídos. Removi o cano em casa mesmo, e encontrei um dos tubos trincados bem próximo ao coletor. Soldei a parte trincada com TIG, e recortei fora a parte que estava amassada. Usei um tubo cortado ao meio para fazer o reparo, e soldei com MAG...

Imagem
Imagem
Imagem

A outra etapa foi estética.
O carro estava com quatro rodas de ferro. Consegui um "brique" por rodas 14 do Tipo (500 anos). Lixei todas (estavam bem riscadas e com a tinta ruim) e pintei com a mesma cor que pintei o capô. As rodas receberam pneus Dunlop 185/60/14.

As rodas como vieram...
Imagem

Depois de pintadas
Imagem

O carro ficou com uma estética bem melhor (pelo meu gosto)
Imagem

A porta do passageiro está com muitos pontos de ferrugem, e com um podre bem grande na parte inferior. Além disso está bem amassada.
Imagem

Podres onde creio que acumula água da pestana.
Imagem

Eu e meu filho decidimos comprar uma porta no desmanche. Encontrei uma boa na cor branca. Então comecei a remover AS camadas de tinta branca...
Imagem

Imagem

Encontrei também nessa alguns pontos de ferrugem onde a massa foi aplicada sem o devido tratamento. Removi a ferrugem com uma escova, passei removedor de ferrugem e preto fosco vinílico onde a chapa estava exposta.
Imagem

Outros pequenos furos apareceram na região da pestana. Como consegui passar a escova de aço e remover toda a ferrugem, decidi fazer uma gambiarra: Recortei pequenos pedaços de uma chapa fina de INOX, e colei por dentro da porta com KPO.
Imagem

Depois apliquei massa poliéster, lixei e passei primer PU.
Imagem

A porta já está com primer, na parte interna. Provavelmente essa semana será pintada.

CARBURADOR...

No início, quando o carro veio, ele estava com um carburador TLDF (Weber 495) com o segundo estágio desligado. A marcha lenta estava bem ruim, e apagava direto. desmontei umas três vezes, e não consegui alinhar o cara. Então retirei o carburador do meu Uno vermelho, e usei a parte de baixo do carburador de um e a parte superior do outro. Também liguei e destranquei o segundo estágio. Limpei todos os giclês e tubos vaporizadores. Desde então o carro ficou ótimo. Marcha lenta perfeita e 10 Km/l na cidade. O segundo estágio continua trancado algumas vezes, mas isso resolverei mais tarde.

Quanto ao Uno vermelho, perdeu o TLDF, mas irá receber um Weber 450 com segundo estágio mecânico (já consegui fazer um flange, e mostrarei quando fizer a "garagem" dele)
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Carro: 1.6R 1990 "Panda"

Parabéns pela iniciativa e pelos trabalhos!
Vai postando as atualizações aqui para nós!
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990:
Hatje
Usuário
Usuário

Hoje pintei a parte interna da porta.

Como ficaria complicado para pintar a parte interna e externa no mesmo dia, decidi fazer primeiro a interna, e depois lixar o fundo da parte externa e isolar a interna para finalizar.

Os cavaletes da mesa de ping pong estão ajudando bastante, kkk.

Imagem

Imagem

Agora vou esperar o verniz secar bem, e depois lixar o fundo (primer) da parte de fora para pintar também.
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Carro: 1.6R 1990 "Panda"

Hatje escreveu: 19/02/25, 12:45 Hoje pintei a parte interna da porta.

Como ficaria complicado para pintar a parte interna e externa no mesmo dia, decidi fazer primeiro a interna, e depois lixar o fundo da parte externa e isolar a interna para finalizar.

Os cavaletes da mesa de ping pong estão ajudando bastante, kkk.

Imagem

Imagem

Agora vou esperar o verniz secar bem, e depois lixar o fundo (primer) da parte de fora para pintar também.
Vc está pintando no mesmo tom do carro, ou apenas recuperando para depois fazer completo?
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990:
Hatje
Usuário
Usuário

Oi Digo!

Estou pintando na cor "Prata Bari V Met" da Sherwin Williams.

É a cor coma qual o carro estava.

Como o carro é usado todo o dia, estou fazendo por partes.

Hoje pintei e passei verniz na porta.

Estou fazendo na garagem e no quintal.

Os insetos que pousam na tinta fresca ou saem no polimento, ou fazem parte do carro, hehehe.

Grande abraço!
Hatje
Usuário
Usuário

Essa porta, Digo, irá substituir a porta que está no carro.

Algumas fotos da porta pintada.

Imagem

Imagem

Vou esperar alguns dias para o verniz secar bem, depois vou lixar e polir e finalmennte farei a parte da faixa preta com "preto fosco vinílico".
Hatje
Usuário
Usuário

Dizem que ninguém é de ferro.

Mas na realidade alguns realmente são.

De qualquer forma, sábado é dia de banho...
Imagem

ÓTIMO FINAL DE DEMANA A TODOS!
Editado pela última vez por Hatje em 22/02/25, 19:34, em um total de 1 vez.
Hatje
Usuário
Usuário

Hoje instalei no carro um Tojo GR-1200 que tenho desde novo.
Também instalei dois 6X9 e dois tweeter da Selenium que também tenho desde novos.
O som ficou no estilo de "antigamente", quando não tínhamos potência para os graves.
Irá ficar assim, pois uma caixa e um módulo iria me roubar muito espaço.

Imagem

Imagem
Hatje
Usuário
Usuário

Muitas coisas não consigo fazer em casa. Não tenho elevador nem rampa. Apenas um macaco bem comum.

A parte de suspensão é feita na oficina de um amigo de longa data.

Foram trocados vários itens que estavam ruins, como ciofas e buchas do setor, calço da caixa, bucha da barra axial, feita geometria na frente e balanceamento.

Imagem

Imagem

Agora está bem melhor de dirigir. O ar condicionado também foi arrumado, e está gelando bem.
Hatje
Usuário
Usuário

A maior satisfação temos quando fazemos mesmos as coisas.

Hoje lixei o capô até lixa 2000, e depois fiz polimento com massa número 2.

A pintura estava cheia de defeitos, pois pintei no quintal mesmo. Agora está parecendo um vidro.

Imagem

Imagem

Amanã terá encontro de carros antigos em ninha cidade. Está pronto para participar.

Grande abraço a todos, e ótimo final de semana.
Responder