Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Adaptar marcador de temperatura

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Euler ELSP
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 24/07/14, 10:33
Carro: uno

Tenho um uno 2004, sem marcador de temperatura, apenas com aquela luz, comprei um painel com temperatura do uno mais novo ou palio, funciona marcador de combustível, velocidade mas o da temperatura não, o eletricista tentou muitas coisas para esse funcionar mas não conseguiu. Alguém sabe como ligar? :?:
Jorge Tank
Usuário
Usuário
Mensagens: 39
Registrado em: 21/04/14, 18:56
Carro: UNO IE 96

Você esqueceu de trocar o "INTERRUPTOR de temperatura" que fica abaixo da carcaça da válvula termostática por um sensor de temperatura, confira no site da MTE.com.br qual sensor seria para o painel que instalaou, pois agora você possui um marcador de temperatura e não mais aquela luz espia que usava só um sensor termo-switch que era tipo desliga-liga (que fecha o circuito quando ultrapassa os 92 graus celsius). Cuidado para não substituir a peça errada, pois tem um sensor de temperatura na carcaça da termostática que é o sensor de temperatura do módulo de ignição. Você precisa validar o sensor de temperatura do painel, pois fechando curto (resistencia zerada) nele pode ter queimado o mesmo. Boa sorte.

Só para comentar : No meu Uno IE com GNV, eu removi o interruptor da luz-espia, fiz um um adaptador para um novo sensor de um mostrador digital de temperatura, funcionava direitinho, até que um dia, a válvula termostática travou fechada, o motor ferveu, queimou a junta do cabeçote/detonou 2 válvulas e esse sensor de temperatura não marcou nada de anormal, então agora eu meço a temperatura do cabeçote do motor (ou tampa de válvulas), numa das velas de ignição que possui uma anel de vedação adaptado, quando a temperatura eleva acima do normal, eu ligo direto a ventoinha do radiador.
Euler ELSP
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 24/07/14, 10:33
Carro: uno

Olá Jorge Tank,
Valeu por estar ai dando uma força, o eletricista aqui da minha cidade, me disse que não poderia trocar por causa da central, pois o sensor original, manda um sinal para ser calculado o consumo de combustível em relação a temperatura, esse link te mostra qual é o do meu uno http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vp7904-_JM . Caso tenha um esquema que possa ser feito fico muito agradecido. Valeu! Obrigado mesmo.
Jorge Tank
Usuário
Usuário
Mensagens: 39
Registrado em: 21/04/14, 18:56
Carro: UNO IE 96

Procede a informação do seu eletricista, dei uma olhada no manual da MTE, o Uno 2004 não usa interruptor, mas um Plug água código MTE 4099, não conheço bem este modelo, acredito que seja dupla função e não somente um sensor de temperatura. Uma solução é usar um T na ligação do tubo de água que sai da válvula termostática ao radiador, e adaptar um sensor de temperatura neste para ligar a esse painel. Esse T é uma peça de metal que são utilizadas no Uno Tempra/Tipo (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ratipo-_JM), porém é necessário checar a rosca e que sensor daria para adaptar. Ou senão faça como eu, instale um sensor digital de temperatura a parte e que não interfere na ECU, utilizado em Tunning. Boa sorte com novo painel.
Willians Gonçalves
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 31/07/18, 00:11
Carro: Mille 99

Boa noite... Tenho um uno 99 e também tem a luz de temperatura.. comprei um outro com ponteiro de temperatura...Da pra colocar sem modificar o diagrama do carro..?
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Willians Gonçalves escreveu:Boa noite... Tenho um uno 99 e também tem a luz de temperatura.. comprei um outro com ponteiro de temperatura...Da pra colocar sem modificar o diagrama do carro..?
É só colocar o painel e trocar o sensor de temperatura (cebolinha), pelo vermelho. :)
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
GilmarG
Adotados
Adotados
Mensagens: 18
Registrado em: 14/03/13, 15:00
Carro: 147

faz uma adaptação similar ao "Kit Verão" do Tempra, e coloca o sensor de temperatura nele.

Trata-se de um T na mangueira do radiador, onde coloca o sensor.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

GilmarG escreveu:faz uma adaptação similar ao "Kit Verão" do Tempra, e coloca o sensor de temperatura nele.

Trata-se de um T na mangueira do radiador, onde coloca o sensor.
Funciona, mas só é necessário nos Fires, como citado no tutorial de troca de painel.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
jailsonferraz09
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 23/08/21, 16:20
Carro: uno mille

Boa tarde!
Tenho uno fire 1.0 2003, adaptei o painel do palio 16v, liguei o conta giros no pino 4 da central e funcionou perfeitamente, porém o ponteiro de temperatura não funcionou, então fiz um jumper no terminal pulso (fio verde) do sensor de temperatura do motor e funcionou mas acendeu a luz de injeção. alguém pode me sugerir uma ideia, será que existe algum outro pino na central que emita esse sinal da temperatura?
Diegoreis2
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 07/04/22, 01:03
Carro: Uno fire 2005

TAMBÉM COMPREI UM UNO FIRE 05 COM O PAINEL DO 2006 GOSTRIA DE SABER AE EXISTE UMA FORMA DE COLOCAR O MARCADOR PRA FUNCIONAR
Responder