Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Desmontar o Painel do Velocimetro para limpeza

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
AlexandreTocantins
Usuário
Usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 17/11/15, 11:35
Carro: Uno Ex 2p 1999/1999

Bom dia, gostaria de ajuda para desmontar o painel do velocimetro do meu Uno EX 99 para fazer a limpeza. Acabei de comprar o carro e o painel está muito sujo por dentro.
Avatar do usuário
Detefon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 41
Registrado em: 07/05/14, 20:12
Carro: Elba

se me permite, procura no MercadoLivre ou OLX um velocímetro igual ao seu, pode ser que por R$ 50,00 você compre um usado em ótimo estado, e ainda possui um backup para futuras manutenções, se for o caso.
Eu fiz isso com o velocimetro da Elba. Veio a calhar.
Fiat Elba CSL 1991 1.6 gas
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Olá. Serviço simples de fazer, porém exige certo cuidado.
Há dois parafusos allen na moldura do painel de instrumentos. Você vai ter que tirar esses parafusos e tentar puxar com cuidado o painel de instrumentos por cima dele. Se precisar colocar algo como "alavanca", não utilize chaves de fenda. Procure algo de plástico, como uma espátula dura ou cabo de escova de dente lixado, algo assim para não marcar as partes plásticas. O painel de instrumentos irá tombar um pouco pra frente, então com cuidado você passa a mão por trás dele e desconecta os terminais elétricos e o cabo do velocímetro no centro (esse é chato de tirar e de colocar). Feito isso, o painel já praticamente sai na mão. No meio dele há uma emenda entre o plástico preto da moldura e o plástico branco dos instrumentos, assim como uma espécie de borracha selando os dois. Só retirar essa borracha, soltar as travas que mantém as duas partes unidas e o painel já abre!
Cuidado com os ponteiros frágeis! E procure não tentar remove-los, pois danificam com facilidade e pode descalibrar na hora da montagem.
Já faz uma revisão nas lâmpadas, se puder já troca das principais também, aproveita que o painel já removido.
Boa sorte!
Atenciosamente,

Maggito.
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Ah! Pra montagem, faz o processo inverso.
Como já disse, o cabo do velocímetro é chato pra conectar, faz com cuidado e com paciência.
Se quiser mais espaço também, tanto para retirar quanto para colocar, retire o volante, pois ajuda bastante.
Atenciosamente,

Maggito.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Se precisar de um painel do Mille EX (caso o seu esteja danificado de alguma maneira), tenho um em casa, só tá faltando lâmpadas, mas tá em muito bom estado, te vendo por mixaria. :mrgreen:
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Responder