Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Ida a FIAT - Betim

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Olá pessoal!

A convite da FIAT, no papel de Administrador e representante do Clube do Uno Brasil, fui convidado a estar indo a fábrica, em Betim no dia 11/12, e "bater um papo" com eles.

Não sei ainda em detalhes sobre o que se trata, qual o assunto e coisas assim, mas se tiver oportunidade, gostaria de estar repassando alguns pontos que acredito que sejam de nosso interesse, como clientes e amantes da família Uno.

Quem quiser agregar algo de relevante para que eu possa estar repassando a eles, deixem sugestões abaixo que farei isso com o maior prazer, se tiver abertura pra isso rs.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Poxa, seria interessante se eles pudessem fazer por nós coisas como um reconhecimento oficial, pra que mais donos de Uno e família nos conhecessem através deles; disponibilização de conteúdos diversos sobre a Família Uno, quem sabe até um usuário deles aqui no fórum; apoio deles na organização de eventos conosco... vem um mundo de coisas na cabeça, rs.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Guilherme Chicalé
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 243
Registrado em: 28/02/13, 23:18
Carro: Uno "Mille" Brio

Pergunta se vai ter algum Sporting de verdade, nível Sandero RS, educadamente. Tipo, seria legal ter um esportivo, ESPORTIVO como o R, coisa fina mesmo. Oferecer uma biblioteca sobre linha de produção dos veículos seria legal tipo local, mês, dia, opcionais, check completo se é que tem registro disso. Eu ia falar pra eles darem as informações de estoque pra pesquisarmos onde tem parachoques de R, molduras e etc mais acho melhor não, alguém acabaria comprando tudo e vendendo por 15x mais no mercado livre.
YOU MAAANIAAAC!
Avatar do usuário
Digo Bon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 878
Registrado em: 28/02/13, 23:16
Carro: 1.5 R Turbo '89 "McLaren"
Localização: Santo André - SP

Com autorização do Yudi, vou dar um ctrl+v aqui no fórum:
Daniel Yudi Okano Bom se o assunto for Fiat Uno vamos lá, esses são alguns assuntos que eu abordaria se tivesse essa conversa...

- Pq não se tem um Uno esportivo de verdade? A versão Sporting é show de bola no design, acabamento, mas pq ele não tem uma performance mais apimentada? rsrs....mtos carros da concorrência q não são denominados esportivos tem uma performace melhor, se eu tivesse um ficaria frustrado de saber q um Gol Trend 1.6 anda mais q meu "Uno Sporting".

- Assim como o atual Panda o Uno deveria ter uma versão 4x4. Suzuki Jimmy q se cuide...rsrs

- Câmbio Dualógic deveria estar disponível para versão Evolution 1.4.

- Evidente q o design do novo Uno favorece a customização, por isso pq não abusar um pouco mais, oferecendo pacotes prontos de customização, e uma paleta de cores mais diversificada.

- O Uno na versão 4 portas podia voltar a ter uma janela na "coluna C" remeteria mais os design do primeiro Uno! novamente citando o Panda, esse hj tem essa janela e fica mto bonito fora que auxilia reduzindo pontos cego.

Espero q essas tópicos possam ajudar!
Com autorização do PH, vou dar um ctrl+ v aqui no fóum:
Paulo Henrique Top demais Digo!!! Não hesite e enjoy it!!! O Yudi Okano mandou bem nas perguntas. Acrescentando um pouco:
1) A FIAT sabe da notoriedade do FIAT Uno? Sobretudo na América Latina, em destaque para o Brasil e Argentina? Vide os Unos de corrida que tem representado até hoje (vide o Fernando e o Jackovenko)?

2) Existe alguma ideia de projeto que destaque os amantes de FIAT Uno, como por exemplo a VW fez aos 30 anos do Gol, enaltecendo os Golzinhos a ar com placa preta?

Depois tento ter mais questões (essas foram as que me vieram à tona).

Enfim, fiquei orgulhoso ao saber disso, vai que vai Digo!!! E represente!!!

Uma sugestão (de repente pode rolar um rateio até para produzir isso, tenho a honra de colaborar se for o caso e ainda de tempo): montar um portfólio do Clube, contando a história, dando alguns relatos de clientes e "fanáticos" pelos Unos.

Abraços meu brother.
Feliz e na torcida aqui.
Editado pela última vez por Digo Bon em 10/12/15, 23:42, em um total de 1 vez.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Ótimas sugestões galera.
Bem, vou agregar as que eu já possuo, e se tiver oportunidade e abertura, estarei repassando.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

show de bola Digo!


ótima viagem! estaremos acompanhando!


Se possível registre tudo! Estamos felizes com este convite, afinal de algum modo a FIAT nos vê!
Renato
Avatar do usuário
natamattos
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 559
Registrado em: 14/02/13, 20:39
Carro:
Localização: Viamão Cityada Rio Grande do Sul Tchê

Digo, acho que o mais importante neste momento é verificarmos junto aos representantes da Fiat qual o objetivo e pretensão da marca junto aos Clubes de seus veículos. Qual o nível de envolvimento da marca, quais os pontos da relação marca-clube.
Sei que já fazemos parte do canal Mão Dupla Fiat. Qual a ideia de expansão da Fiat no segmento dos clubes (vide envolvimento da VW com o BGT).

Representa nós direito lá seu tanga frouxa!
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM

Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410

Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

natamattos escreveu:Sei que já fazemos parte do canal Mão Dupla Fiat.!
Dessa eu não sabia! Vou procurar.
Guilherme Chicalé escreveu:Eu ia falar pra eles darem as informações de estoque pra pesquisarmos onde tem parachoques de R, molduras e etc mais acho melhor não, alguém acabaria comprando tudo e vendendo por 15x mais no mercado livre.
Eu acho válido isso. Acredito que controlando de alguma maneira no sentido de controlar especuladores seria bom pra nós. Algo como por exemplo, venda de certas peças somente por clubes, ou algo assim.

Digo, uma outra coisa que pensei, é que nós seriamos as pessoas mais indicadas pra avaliar os carros da Família Uno pra placa preta. O conhecimento que se tem por aqui - pelo menos pelo meu ponto de vista - é muito maior do que em outros clubes, no que diz respeito à Família Uno. Talvez esse também seja um assunto interessante a ser tratado com eles. Até porque, será que alguém que usava o carro "normalmente" (pelo menos ao que me parece, pela história), conseguiria uma pontuação tão alta assim como esse Prêmio S 1985, com 97 pontos (97% de originalidade)?

Imagem

Imagem

Fonte: http://www.maxicar.com.br/2015/05/sao-d ... as-pretas/
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Hoje é o grande dia, quando voltar passe aqui e nos conte como foi.
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Bem pessoal, vamos lá:

Quando surgiu o convite para participar desse lance, me falaram que teria uma reunião, onde poderíamos expor nossas sugestões e coisas assim.
Fui com o intuito de melhorar o relacionamento do CUB com a FIAT, que até então, era nulo (não por nós, e sim por eles).
Sempre que contactamos a FIAT, nunca obtivemos resposta ou algo assim, (salvo uma vez que eles disponibilizaram alguns ingressos para uma etapa de SP do Trofeu Linea), logo, não procurei mais contato.

Então, foi com surpresa que recebi esse convite, e como citei antes, fui com a melhor das intenções para promover o Clube do Uno Brasil e estreitar o relacionamento.
Chegando lá, percebi que o CUB era bem conhecido, tanto por membros de outros clubes, como pelo pessoal do MKT da Fiat.

Segundo infos, nos 2 últimos eventos desse tipo, estava ocorrendo uma troca de idéias legais entre a FIAT e alguns clubes, e nesse ano era para se ter uma "devolutiva" do acertado ano passado, mas a equipe do MKT responsável pelo andamento dessas idéias foi dispensada, logo, todo o trabalho se perdeu.

Portanto, a tal da "reunião" não ocorreu, não pudemos passar nosso ponto de vista da relação que vemos da FIAT com os clubes.
Não apenas eu, mas creio que todos os staffs presentes ali ficaram desapontados com isso.

Então, o evento se resumiu a:

Visita a linha de produção:

Visitamos a linha de montagem, onde nos foi explicado como é feita a soldagem dos monoblocos, pintura, e a etapa de montagem dos veículos.
Fiquei surpreso, pois imaginava um processo todo robotizado, automatizado, e na verdade, tem muito trabalho manual.
A cada 28 min sai um automóvel pronto da linha.
Não nos deixaram entrar em alguns setores, pois já estão montando dois carros a serem lançados ano que vem, que é a picape Fiat Toro:

Imagem Imagem
e um novo compacto do tamanho do Up!, que não nos foi revelado o nome, apenas o código, que é X1H;

Centro de Estilo:

Onde pudemos ver como são criados os designs, conhecemos o principal designer da FIAT, um cara gente fina chamado Manoel, mas com um gosto meio "excêntrico", na minha opinião (segundo ele, foi o responsável pelo design do Tempra 99, então...).
Lá pudemos ver alguns protótipos, como o Uno Cabrio apresentado uns anos atrás, aquele Buggy elétrico FCC-II e esse aqui:

Imagem

Um fato inusitado ocorreu nessa hora, pois tinha um protótipo todo camuflado desse X1H estacionado, e o pessoal começou a rodear e olhar pra dentro, esfregando a cara na janela, e um funcionário lá quase infartou, colocou a gente pra "correr", educadamente rsrs

Pista de testes:

Aqui foi legal.
Tínhamos a disposição um Punto T-Jet e um Renegade para andar na pista, e imagino que a idéia seria deixar nós pilotarmos, como nos anos anteriores, mas devido ao nível de alguns participantes que estavam conosco, creio que deixaram isso de lado e andamos de carona, com os pilotos da FIAT.
Eu imaginei que fosse apenas um passeio, mas os caras sentaram o aço, em ambos os carros,no T-Jet chegamos a 170km/h e depois entrávamos nas curvas inclinadas com violência, uns slalons nervosos, carro desgarrando, fumaça saindo dos pneus e coisa assim.
(Eu não me surpreendi com isso, mas alguns caras lá saíram meio 'mareados" e de pernas bambas, pediram pra parar rs).

Durante esse meio tempo, fomos levados para uma lojinha da FIAT Store para quem quisesse comprar alguns produtos, e depois para Clube de Funcionários FIAT para almoçar, e mais tarde para o Hotel em que ficaríamos.

O passeio foi EXTREMAMENTE cansativo, pois ficou claro que o tempo era muito curto para vermos tudo e entrávamos e saíamos de um setor para o outro de forma incessante, para que pudéssemos cumprir o cronograma.

Eu havia acordado as 04am para estar no aeroporto as 06am, então, no final da tarde, o "pique" já tinha ido pro brejo e todos nós queríamos descansar, tomar um banho...
O trânsito absurdo de BH também não ajudou em nada, para nos deslocarmos do aeroporto para a fábrica, fábrica para o almoço, almoço para a fábrica novamente, e depois para o Hotel, perdemos aí umas 3 horas dentro da van.

Depois de um breve descanso, fomos para um jantar de Confraternização com o pessoal do MKT da FIAT, onde pudemos desfrutar de um belo rodízio, participamos de umas sessões de fotos (que devem ter saído horríveis, visto as caras de "morto-vivos" que estávamos..), e foi isso.

Resumindo...no que toca a relação entre nós e a FIAT, não pude agregar nem absorver nada, a produtividade foi quase nula nesse quesito, mas agora somos um clube reconhecido pela fábrica, e espero que possamos colher resultados disto futuramente.

Por outro lado, conheci o STAFF de vários clubes, e isso sim foi produtivo, pois surgiram várias idéias que iremos colocar em prática agora em 2016.

Fotos, não pude tirar, pois "confiscaram" nossas câmeras e celulares na entrada da fábrica, e só nos devolveram no final da tarde.
Então, vou aguardar as fotos "oficiais" que a FIAT tirou e posto aqui.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Responder