Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

1.6R V6 Busso Alfa Romeo

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

eduardomelo escreveu:Galera só para dar um up aqui:

To preparando as fotos e um texto legal para inserir um capítulo novo por aqui.
Alguns que me conhecem extra fórum já sabem que estou instalando um V6 Alfa Romeo 3.0 24v com Cãmbio manual da Alfa também no meu R vinho que até então seria 1.9 do Linea.

O motor do linea segue guardado caso aconteça algo que deixe de viabilizar o swap para o 3.0.

No entanto esse swap não está mais sendo feito de "brincadeira" e acabei pedindo um auxilio para uma empresa da região chamada DSSP. O dono é o Daniel daquele uno de fibra de carbono, uma pessoa muito caprichosa em tudo que faz.

Tão logo estarei aqui com as fotos e um texto legal explicando o porque decidi fazer isso.

Dando tudo certo o 1.9 deve ir para um amigo aqui mesmo do CUB que mora em Brasília.

Aguardem as novidades que agora o bicho vai pegar, acabou a paz!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
show! simplesmente fantástico! se der certo mesmo... vai vir um verdadeiro canhão!!!!
Renato
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1000
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Aí sim!
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Estou tentando subir as fotos para outra plataforma e recomeçar a postar a história por aqui pessoal.
rachador
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 26/09/17, 23:49
Carro: 1.5R

Belo projeto, já foi concluído? Eu sempre tive vontade de colocar um busso no meu 145, já vi em alguns carros, mas ultimamente só o valor de achar um motor em bom estado já é proibitivo pra mim.
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

rachador escreveu:Belo projeto, já foi concluído? Eu sempre tive vontade de colocar um busso no meu 145, já vi em alguns carros, mas ultimamente só o valor de achar um motor em bom estado já é proibitivo pra mim.
Está em andamento.
No Instagram @fiatuno1.6r está mais atualizado.
Trarei para a garagem do CUB assim que conseguir organizar as fotos.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

eduardomelo escreveu:
rachador escreveu:Belo projeto, já foi concluído? Eu sempre tive vontade de colocar um busso no meu 145, já vi em alguns carros, mas ultimamente só o valor de achar um motor em bom estado já é proibitivo pra mim.
Está em andamento.
No Instagram @fiatuno1.6r está mais atualizado.
Trarei para a garagem do CUB assim que conseguir organizar as fotos.

Aguardando as fotos!
Renato
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Vamos recapitular?

Seguem algumas fotos da pintura do cofre, feita na casa do flávio fraga aqui em Brasília.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após essa etapa, o veículo foi levado a casa do Daniel, do UT de fibra de carbono, para fazermos o swap do 1.9. Só que aí eu resolvi testar o v6 da alfa que tinha lá guardado...

Imagem

Sim... Cabe motor, cabe câmbio...
Resolvemos tirar a bomba dágua original para ganhar ainda mais espaço no cofre do motor.
A bomba original será substituída por uma elétrica externa que teremos de fabricar devido a alta exponencial do dólar.

Logo mais postarei as pesagens de alguns motores que fizemos, para matar a curiosidade e auxiliar com informações para aqueles que precisam.

Até breve!
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Se eu tô doido pra ouvir isso aí ligado, imagina o dono! :twisted: :lol:
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Eu não sabia por onde retomar e resolvi seguir a linha de postagens do instagram, não igual mas entenderam né...

Uma curiosidade que tive foi relacionado ao peso do v6, pois é um motor imenso visto no cofre.
Como eu não consegui pegar o motor montado somente com o que vai pro cofre do Uno eu resolvi pesar os motores dos amigos.
Pesamos de Linea 1.9, de Tempra Turbo e o todo poderoso sevel, claro.
O que posso adiantar é o que motor do Alfa não é tão pesado como se esperava. O motivo é a construção dele que abusa de alumínio e pelo que vi a única parte pesada é o virabrequim, o resto é super leve. Inclusive achei um livro que tem informações de peso de pino, biela, pistão, etc. Será muito útil para montagem do motor, por exemplo.

Vamos as fotos que é o que vocês gostam né?

PESO DO MOTOR DO LINEA 1.9
Imagem

SETUP DO MOTOR NA MONTAGEM: NÃO POSSUÍA TODOS OS ITENS.
Imagem

Imagem

PESO DO CÂMBIO DO PALIO 1.6 16V G1
Imagem

Sim, esqueci o kit de embreagem
Imagem

MOTOR E CÂMBIO DO TEMPRA (Carro do Daniel Fww)
Imagem

Imagem

MOTOR SEVEL SEM COLETORES + CÂMBIO
Imagem

Imagem

Como puderem observar, não é algo absurdamente preciso mas dá uma boa noção.
Caso vocês queiram saber exatamente o que tinha em algum motor específico para ter um valor mais próximo do próprio motor que está usando ou querendo usar me avisem que posto aqui detalhado.
Assim que tiver meu motor v6 pronto pra ir ao cofre, revisado, limpo, eu peso e mostro aqui mesmo se ficar fora da ordem cronológica.

Por hoje é só. Agradeço a todos pelo apoio dessa loucura.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Parabéns pelo projeto, Eduardo. Um V-6 no Uno, com toda essa leveza, vai ficar um canhão! O Uno tem espaço de sobra no cofre original, para alegria dos mecânicos e de quem gosta de fazer adaptações.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder