Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Recuperação de farol

Área destinada a tutoriais criados por membros do Clube do Uno Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Certa vez ví um tutorial parecido no Honda Clube e decidi recuperar um dos meus faróis dianteiros.
Aconteceu de eu retirar o farol para lavar por dentro e parte da tinta prateada do "espelho" saiu... Um farol novo (Arteb ou Cibié) custa na faixa os R$ 100,00, e teria que trocar os dois, pois ficaria diferente.

Então.. Mãos a obra! Acontecendo algo de errado, teria que trocar mesmo...

Material utilizado:
1 lata de spray branco fosco: R$ 10,00
1 lata de spray prateado/cromado: R$ 15,00
1 tubo de silicone industrial: R$ 10,00 (não sei o valor, pois esse eu já tinha).

Lembrando que esse material todo dá para fazer nos dois faróis dianteiros.

Começando...

Retire o farol do carro, assim como a lâmpada.
Para abrir, utilize um soprador térmico ou um secador de cabelo no quente, Passando da forma da foto (nas extremidades), a cola amolece fácil:
Imagem
Imagem
Há duas garras de metal las laterais dos faróis, necessário retirar também.

Retire a lente com cuidado, sem forçar. Caso ainda esteja colado, aqueça mais com o secador (ou soprador):
Imagem

Aqueça envolta da carcaça do farol, e com uma chave de fenda pequena, retire o restante de cola velha:
Imagem

Imagem


Agora a pintura.
O preparo antes da pintura foi uma pequena lixada nas partes lisas com lixa 1000, apenas pra tirar mais da tinta original. Após isso, 3 ou 4 demãos de branco fosco, que servirá de fundo para o prateado/cromado:
Imagem
OBS: Cobri o restante do farol, deixando aparente apenas o espelho.

Com a tinta spray prateado/cromado, passei mais 3 demãos até cobrir todo o branco fosco, o resultado não é exatamente como o original, mas chegou próximo:
Imagem

Por fim, colei a lente na carcaça do farol com silicone industrial. Recoloquei as garrinhas metálicas e montei. O resultado ficou muito bom, chegando a ficar mais claro que o outro lado, ainda original.

Imagem


É isso ae.
Ah... Não desmerecendo a compra de dois faróis novos... Com certeza, a troca das duas peças será a melhor opção sempre.
Atenciosamente,

Maggito.
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Maggito escreveu:Ah... Não desmerecendo a compra de dois faróis novos... Com certeza, a troca das duas peças será a melhor opção sempre.
Olha, não sei não viu cara, com o lixo que vendem hoje em dia, acho que o melhor a se fazer é pegar um antigo e reformar, ou comprar um original na FIAT.

Hoje em dia vc compra um Cibié/Valeo por R$80 e não vale a merda que vc caga, é um lixo, cheio de rebarba, a carcaça feita de um plástico podre e fraco, sem contar que mesmo sendo zero, novo, na caixa, dá infiltração, uma bela de uma bosta.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
GabrielSx
Adotados
Adotados
Mensagens: 500
Registrado em: 28/02/13, 23:17
Carro: Uno Mille Sx

DAM escreveu:
Maggito escreveu:Ah... Não desmerecendo a compra de dois faróis novos... Com certeza, a troca das duas peças será a melhor opção sempre.
Olha, não sei não viu cara, com o lixo que vendem hoje em dia, acho que o melhor a se fazer é pegar um antigo e reformar, ou comprar um original na FIAT.

Hoje em dia vc compra um Cibié/Valeo por R$80 e não vale a merda que vc caga, é um lixo, cheio de rebarba, a carcaça feita de um plástico podre e fraco, sem contar que mesmo sendo zero, novo, na caixa, dá infiltração, uma bela de uma bosta.
Cara, os ARTEB estão 80 conto tb e não tenho do que reclamar!
Imagem
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Eu já tive Arteb também, e com o tempo eles escurecem, pode reparar.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Em se tratando de FAROL eu acho que a melhor opção que temos hoje se chama ORGUS.

pelo menos os frente baixa.
Já uso no UNO EP do Pai a uns 4 anos e na Elba a 2 anos.
sem qualquer sinal de escurecer.

Eles tem carcaça igual do CIBIÉ, lente de vidro e espelho de metal.dão bom alinhamento e não entra agua.

Eu percebi uma pequena diferença no foco quando troquei os do uno, que ainda eram originais.
O foco não é igual um CIBIÉ, mas chega bem próximo.
Paguei 50,00R$ cada na época.

Já quanto a setas dianteiras, não tem jeito, a melhor opção é original CIBIÉ.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Robson Becher escreveu:Já quanto a setas dianteiras, não tem jeito, a melhor opção é original CIBIÉ.
Robson, discordo de vc cara, a minha decepção maior foi justamente com as setas. Uma delas deu infiltração com 1 SEMANA de uso, levei na auto peça e o cara me deu outra na garantia, e adivinha??? Nem fui atrás, assinei o atestado de trouxa e resolvi que vou comprar original na FIAT.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Responder