Existem ferramentas que servem para fazer no lugar, mas criam um pequeno canal para alojamento de um fio de cobre/bronze/aço de cerca de 1mm de diâmetro.
Acho que o diâmetro do fio oferece uma ótima vedação, pq a área de contato é pequena e a força de contato de fechamento torna-se elevada. O que não gostei foi a maneira em que é feita a emenda do fio, normalmente por transpasse ou solda.
Aqui o método que será utilizado, abrindo uma cavidade no bloco que guia um anel em bronze, de largura e espessura controlada, com maior área de contato e boa resistência, a desvantagem está na manutenção, que exige nova confecção de anéis a cada retirada de cabeçote. Os anéis são usinados a partir de um tubo de bronze. Há várias maneiras de fazer o alojamento, há quem prefira fazer uma cavidade que os guie em duas seções ou apenas abrir um rebaixo no topo do cilindro e encaixar o anel, mas há riscos de na hora da montagem ele ser pressionado e escapar para dentro do próprio cilindro.
A junta original é "usinada" para retirar a parte da vedação metálica, deixando o serviço de vedação para os o'rings e a vedação da água pela junta...
[Creditos BLOG DO COXA 455]