Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno Turbo Amarelo Exploit 1996 - Lucian Woytovicz

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Responder
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

Fala pessoal, tudo bem? Esse post, além de uma apresentação aos colegas de fórum e clube, é o recomeço de uma história que começou lá em outubro de 2011, quando troquei meu Uno SX 2004 branco 4p por um improvável Uno Turbo 1996 amarelo.

Espero que o post esteja dentro das regras e peço desculpas pela má qualidade de algumas imagens. Tem foto aí de 6 anos atrás e naquela época não tinha um bom celular ou câmera kkk.

Bom, meu nome é Lucian Woytovicz, tenho 28 anos e moro em Curitiba/PR. Minha história e paixão pelo modelo começou mais ou menos quando eu tinha 8 anos, lá em 1999. Eu babava em um Uno Turbo Amarelo que estava sempre estacionado na padaria do bairro. Aquele carro era meu sonho de consumo, pelo seu design agressivo e, principalmente, pela sua história que vocês conhecem tão bem quanto eu. Coloquei em minha cabeça que, não importa o que fizessem para me impedir, eu ainda compraria um carro daquele.

Mais de 12 anos se passaram e eis que realizei meu sonho logo aos 20 anos, em 2011, comprando um exemplar amarelo, igualzinho ao da padaria. Logo que o tirei da loja meus olhos se encheram de lágrimas (deixo claro que entrou ciscos nos meus olhos) por ter conquistado a amizade desse cara amarelo esverdeado, ou verde amarelado. Era a realização de um sonho de infância. Simplesmente inexplicável a sensação sentida naquele dia.

Imagem
Imagem
Fotos do dia em que o tirei da loja

Desde então, ele se tornou mais que meu meio de transporte, ele era meu porto seguro, minha segunda casa. Sabe aqueles dias que nada dá certo? É neles que costumava fazer meu ritual de paz. Ia até a garagem, olhava aquela carroceria, aquele paralama, abria a porta, me colocava confortavelmente nos bancos fantásticos do carro, olhava para aquele interior espartano e, finalmente, dava a partida para escutar o som rouco vindo do escape. Não há música no mundo que me acalme mais que o ronco de um motor a combustão, e ali eu fico por mais ou menos 5 minutos ouvindo a marcha lenta, sentindo o cheiro da gasolina queimar até finalmente engatar a primeira marcha e sair deslizando devagarinho na avenida ouvindo a sinfonia das engrenagens do cambio em conjunto com o ronco do motor. Foram inúmeros encontros, novas amizades, novas emoções.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Diversos encontros, passeios e fotos!

Infelizmente nem tudo são flores e assim como toda amizade, nós também tivemos altos e baixos. Na vida de estagiário, faltou bolso e responsabilidade e deixei de pagar um IPVA, e assim a bola de neve foi se formando até o dia em que o Detran o levou para o pátio, com dois IPVA's atrasados. Com alguma dificuldade, o tirei de lá e voltei a ser feliz com o carrinho. Lição aprendida.

Imagem

Mas eu ainda travava uma luta entre com a paixão e as contas a pagar. Eu nunca desisti dele. O bolso é que nem sempre aguentava. E o pequeno notável foi se deteriorando. Manutenções deixadas de lado e a primeira pancada: turbina explodiu. O garoto andava com 1,5bar na t2 original. Óbvio que isso aconteceria. Ok.

Em 2015, ainda com sérios problemas financeiros causados pela inconsequência de conquistar um sonho tão cedo e no impulso, um vazamento de óleo iniciou o que seria a derrocada do UT. Um vazamento nas mangueiras da DH insistiam em pingar em cima o motor de arranque e pimba, o carro não ligava mais. Conserto simples, há princípio.

Imagem

Vazamento cessado, motor de arranque consertado e pronto pra rua! Hmmm, não. Debímetro mostrou sinais de cansaço e parou de funcionar. CLÁSSICO. Troca a oficina. Um amigo era certificado pela Fuel Tech e preparava motores. "É agora", pensei. E sai o guincho com destino rumo à felicidade.

Imagem

O processo foi doloroso, mas parecia promissor.

Imagem
[E lá estava, a Fuel Tech sendo instalada e eu cheio de esperança! (Sim, o antigo dono colocou um painel vermelho no bichano e, mesmo estranhando durante muito tempo, me adaptei e até gostei dele. Estou avaliando a continuidade deste no projeto.)

Imagem

De2015 à 2017, passei os piores momentos da minha vida com relação ao UT. A oficina no qual ele estava só me enrolou, quebrou meu motor, peças sumiram, peças estragaram, carro ficou no tempo e as promessas, desculpas e prazos não terminavam nunca. Menos o dinheiro, que todo mês estava lá, na conta da oficina. Foram dois anos de martírio e em novembro passado, resgatei o UT de lá e o encostei na casa dos meus pais, onde segue aguardando um novo capítulo. O recomeço, como eu disse lá no início do post.
A seguir, imagens de dor e sofrimento:

Imagem
Carro largado na oficina

Imagem
Hora de pegar o guincho e voltar pra casa, mesmo com as dificuldades.

Imagem
Encostado no galpão de meu pai.

Mas 2018 chegou e um novo ânimo tomou conta de mim. Com reuniões agendadas com outra oficina muito bem conceituada, com uma vida financeira mais estável e vontade de fazer acontecer, o UT está pronto para retomar seu protagonismo em minha garagem, que hoje está emprestada pro meu novo xodó, o Fiat 147 Rallye 1980 (esse também em processo de restauração mas anda todo final de semana) e meu Tiida SL 2012 guerreiro pro dia a dia.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O fato é que não há explicação. Nada mais bonito que a relação do homem com seu carro e poucos entendem tal paixão. Eu sinceramente não ligo para o que pensam de mim ou do meu amigo de lata, ele sempre será minha melhor companhia.

Espero que, muito em breve, possa trazer novidades para os amigos do clube. Um grande abraço a todos! :D

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
Avatar do usuário
Miguel Marques
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 420
Registrado em: 28/02/13, 23:59
Carro: Mille SX
Localização: Boa Esperança - MG
Contato:

Rapaz o Exploit eu acho lindo, (ainda vou ter o meu!) parabéns, já tinha conta no fórum antigo? Lembro de ter visto esse painel vermelho em algum lugar...
Seja bem vindo! Não deixe de nos manter atualizado, abra uma garagem para o 147 também, pessoal aqui curte, vai ser legal acompanhar a restauração.
Acesse minha garagem
Mille SX
LEGO PROJECT
viewtopic.php?f=6&t=4615
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

Miguel Marques escreveu:Rapaz o Exploit eu acho lindo, (ainda vou ter o meu!) parabéns, já tinha conta no fórum antigo? Lembro de ter visto esse painel vermelho em algum lugar...
Seja bem vindo! Não deixe de nos manter atualizado, abra uma garagem para o 147 também, pessoal aqui curte, vai ser legal acompanhar a restauração.
Valeu, Miguel! Acho que tinha sim, pois entrei em 2011 mas fiquei ausente após os primeiros problemas com o UT. O painel é bem polêmico mesmo mas deve voltar ao original assim que a restauração se iniciar hahaha.

Tem peças novas chegando pro Rallye e vou abrir a garagem dele ainda essa semana. Grande abraço!

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
Avatar do usuário
Miguel Marques
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 420
Registrado em: 28/02/13, 23:59
Carro: Mille SX
Localização: Boa Esperança - MG
Contato:

Vou acompanhar!
Acesse minha garagem
Mille SX
LEGO PROJECT
viewtopic.php?f=6&t=4615
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

seja bem vindo Lucian!

show a sua historia!

estamos acompanhando o ressurgimento do Uno Turbo Amarelo Exploit! e aguardando a garagem do 147!
Renato
Avatar do usuário
Ingryd
CUB Girls
CUB Girls
Mensagens: 250
Registrado em: 30/07/16, 23:07
Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Localização: São Paulo - Capital

Lucian, bela garagem! Um UT Exploit não é pra qualquer um hehe um sonho... quem sabe um dia possa realizar! Espero que você consiga reviver esse UT e logo esteja rodando pelas ruas :)
Você disse que algumas peças foram sumindo.... não me diga que a grade dianteira se foi? :cry:
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
lucianwoyt
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 15/02/18, 15:32
Carro: Uno Turbo 1996

Ingryd escreveu:Lucian, bela garagem! Um UT Exploit não é pra qualquer um hehe um sonho... quem sabe um dia possa realizar! Espero que você consiga reviver esse UT e logo esteja rodando pelas ruas :)
Você disse que algumas peças foram sumindo.... não me diga que a grade dianteira se foi? :cry:
Obrigado, Ingryd! Felizmente a grade está comigo, bem como o volante tbm original! Uma hora o projeto sai e o UT estará nas ruas de novo! Grande abraço!

Uno Turbo 1996 Exploit :twisted:
147 Rallye 1980 8-)
Nissa Tiida SL 1.8 2012 :P
Responder