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Adptando buzina no volante do uno antigo!

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Colocando buzina do uno antigo no volante

Só para lembrar que esta instalação não afetou nada em termo de direção a mesma continua macia como sempre e também nas curvas ao retornar o volante continua voltando sozinho.
Primeiro precisa de um volante moderno (pode ser de uno 94 em diante) se voces olharem na foto abaixo o volante foi recortado , pois o uno ate 93 que tem a buzina na ponta da chave de seta, tem uma carenagem de platico que cobre a chave de seta e tambem o miolo da ignição, assim basta trocar somente o volante.

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Como na foto acima , eu tambem criei uma peça de ferro que serve para desarmar a seta,(retorno de seta). Obs: Isso é fora a parte.
Material:
Volante de uno 94/+ .
Came de volante de fusca( peça de cor verde).
Rele para buzina (caso queira ligar separado da buzina na chave de seta) foi assim que eu fiz.
Conectores para os terminais.
1°Barrinha de alumínio de 1cm de lagura por 1milimetro de espessura será usada na parte de baixo. 2° barrinha de alumínio de 5milimetros de largura por 1 milimetro de espessura será usada na parte de cima.( para que ela faça um efeito de mola de aço). Quanto ao tamanho terá que ser acima de 15 centimetros cada. Obs: depois de moldada as barrinhas podem ser recortada para melhor acabamento.
Fio cabinho de 1 e 1\2 milimetros. (o comprimento vai ser de acordo com o vc vai usar).
Ferro de solda e solda . fita isolante
Brocas de aço. Diversas.
Maquina de furar / chave de fenda
Chave 24 para retirar a porca do volante.
Vamos lá:
1° recorte o volante por traz, quase rente de maneira que ao encaixa-lo na barra de direção fique um pouco afastado da carenagem de plastico ( obs: desmonte toda a parte de traz do volante ) , retire a peça de metal que fica presa atraz do volante tambem .
2° prender o came do volante; prenda-o centralizado no volante, será preciso fazer uns furos no came e tambem na parte de ferro do volante de maneira que fique bem preso. Bom agora vire o volante de frente e faça um furinho fino na parte de ferro por dentro, para que seja preso um pedaço de fio com um terminal na ponta, onde será encaixado no contato da buzina no volante( negativo) . veja foto abaixo.

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3° Voce usará a mesma buzina, caso queira colocar outro rele independente do rele antigo( que é mais garantido) puxe um fio direto ou emende um fio novo no positivo da buzina, trazendo ele até o pino 87 do rele( lembrando de prender um conector na ponta onde será encaixado no pino do rele). Obs: na caixa de fusível tem onde colocar mais rele, caso não tenha compre um adptador daqueles que fica preso em cima da caixa de fusível.
4°agora vamos para a parte da barra de direção onde dará um pouco mais de trabalho e lembrando que esta parte tem que ser bem feita. Preste bem atenção nas fotos para que ñ tenha muita duvida ( desculpe pois as fotos ñ estão 100%).

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Pegue as barrinha de alumínio comece a moldalas de acordo onde ela será encaixada e presa, uma para cima e outra para baixo, como na foto.
Na barrinha de baixo é o contato do came do volante onde será feito o contato entre o pino 86 do rele e o came, que estará levando a ligação do rele até o contato da buzina no volante. Lembrando que esta buzina está trabalhando com o negativo no volante.
Prenda a barrinha de aluminio no próprio parafuso da chave de seta onde também será preso o fio que vem do rele pino 86, através de um terminal preso ao fio.

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Obs: molde o alumínio na mesma posição como esta na foto, bem na direção do rele de seta, de maneira que a barrinha fique sobre pressão contra o came do volante sendo assim, fechando contato. Para que isto aconteça será preciso recortar a rebarba de plástico em forma de meia lua que fica entre os parafusos que unem a carenagem; parte de baixo.

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5°Para prender a barrinha de alumínio de cima basta soltar as porcas que prendem toda a chave de seta na barra de direção, sendo assim será usado o próprio parafuso e sua porca, para prender a barrinha de cima ( veja a foto acima) nela faça um furo logo na ponta do alumínio de maneira que passe pelo parafuso e o prenda, em seguida comece a molda-lo em torno da barra de direção de maneira que esta barrinha de alumínio faça mola contra a própria barra de direção ( fechando contato ou seja aterrando a barra de direção) que de preferência este contato seja na parte de baixo da barra de direção. Obs: a barra de direção não é aterrada de fabrica por isso que é complicado colocar pra funcionar a buzina no centro do volante, mas com essas dicas fica fácil.

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6° came do volante:
O came eu comprei o de fusca, pois ele é de maior diâmetro cerca de uns 5 cm de diâmetro.(veja foto acima). Ele tem umas pontas de plástico uma onde passa o fio que já vem preso nele, pode recortar e outra tem um plástico largo que também será recortado , basta deixar somente a circunferência montada( plástico com contato de metal) neste metal do came será soldado um pedaço de fio com um terminal na sua ponta, onde será encaixado também no contato da buzina. Obs: retire o fio que já vem no came e em seguida solde um fio maior de maneira que ao soldar não atrapalhe na hora de prende-lo no volante e muito menos atrapalhar o contato de metal do came com a barrinha de alumínio.

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7° ligação do rele :
Pino 87 do rele será ligado no positivo da buzina.
Pino 86 será ligado na barrinha de alumínio que estará em contato com o came do volante.
Pino 85 será ligado no 12 v da bateria.
Pino 30 será ligado junto ao pino 85.
Negativo da buzina será ligado direto na carcaça do carro. Caso a buzina não tenha o pino de negativo , basta parafuza-la na lataria do carro que ela estará aterrada.




Acho que dará para entender caso tenham alguma duvida podem fazer perguntas , para que sejam tiradas.

obs: estou colaborando de novo com nosso forum espero que outros amigos tambem contribuam, para fortacer-mos novamente!
Amado,não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de DEUS; mas quem faz o mal não tem DEUS. 3° João 11
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