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Preparação ASPRO (básica) SEVEL 1.6

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
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Rony M. Machado
Sevel Inside
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Mensagens: 93
Registrado em: 14/02/13, 20:40
Carro: Uno EP - Silver Millho
Localização: Morungava jungle!!!

Bom venho trazer a vocês o texto retirado de uma matéria que li por aí.

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Fiat Uno 1.6 Carburado
Há exatamente 12 anos atrás, a Fiat lançava no mercado nacional o então novo motor 1.6 ACT. Este motor recebeu elogios na época pelas grandes revistas especializadas como um motor pequeno (na capacidade), mas grande no desempenho. Mas mesmo com desempenho acima da média, muitos proprietários na época procuravam oficinas de preparações para aumentar a potência do motor 1.6.

Alguns destes proprietários, devem lembrar que na época os Unos equipados com esse motor, mais especialmente o Uno 1.6R, era quase o mesmo carro que participava da Fórmula Uno. Este motor ganhou alguns cavalos a mais - exatamente 22 cv - em relação à versão original a gasolina. A partir daí, essa preparação foi empregada nos motores 1.6 para uso em rua. Para conseguir esse aumento de potência algumas peças foram substituídas e outros itens foram melhorados para visar mais desempenho.

E é justamente esta receita que agora vamos passar, caso você tenha um Uno 1.6 carburado, não importando se ele é à álcool ou gasolina.
O primeiro passo é proceder a instalação de um novo comando de válvulas com maior duração, para que o motor possa atingir rotações mais elevadas e ter mais força em alta. Com isso coloca-se um comando 288 graus, mas pode-se optar pelo 296 graus. Depois o seu cabeçote deve ser rebaixado em cerca de 0.5 mm, para conseguir um aumento da taxa de compressão.

Qualquer que seja o comando escolhido, teremos um efeito na condução urbana (trânsito) muito negativo, principalmente o 296, que vai causar uma enorme dificuldade em dirigir em baixas rotações. O motor vai embaralhar até uns 2500 rpms com o comando 296 e até 1800 rpms com o comando 288. Portanto, se você se importa com esse incômodo, o melhor é optar por um comando com menor duração, como por exemplo o 276 graus, que é mais adequado para a cidade. Mas com essa escolha você vai perder um pouco no resultado final.

Uma opcão bem vinda nessa etapa é a colocação de uma polia regulável, que vai dar a você a possibilidade de adiantar ou atrasar o comando em relação ao pistão, melhorando assim a aceleração ou a velocidade máxima (Para saber mais, vide POLIAS AJUSTÁVEIS). Feita a escolha do comando, o próximo passo é fazer o acerto da carburação, que no caso dos motores 1.6 que vêm equipados com o Weber TLDZ, a melhor solução é a substituição dos tubos emulsionadores, que com isso pretende-se liberar a potência reprimida, além do aumento de 10 pontos na giclagem dos dois estágios.

Outra mudança necessária na carburação, é a substituição do segundo estágio a vácuo para mecânico. No caso de motores preparados é de fundamental importância que o segundo estágio se "abra" por inteiro e bem rápido para não haver perda de desempenho. A instalação de um filtro de ar esportivo também contribui para um aumento de potência e é recomendável.

É importante salientar que no caso dos modelos à gasolina a alteração da curva de avanço do distribuidor é necessária para complementar à preparação. Com tudo isso pronto e bem acertado o motor 1.6, que já é bastante esperto, vira um verdadeiro furacão e digno de números de desempenho bastante razoáveis. Para se ter uma idéia (é claro que varia de carro para carro), a aceleração deve ser feita na casa dos 9 segundos (ou menos com a preparação completa) para atingir os 100 Km/h e chegar a uma velocidade máxima de 185 a 190 km/h reais.

Veja que tratam-se de números bem razoáveis, mesmo se comparados aos carros de hoje em dia, já que é bem difícil de um carro atual chegar aos 100 km/h em 9 segundos. Pode-se ainda colocar um escapamento dimensionado 4x1 e aí com essa troca ganha-se algo em torno de 5 a 7 cavalos e os números de desempenho melhoram ainda mais. Portanto, com essas alterações o motor não é muito afetado no que diz respeito à durabilidade, desde que você não tire "pegas" todas as vezes em que o sinal estiver fechado.

Vale lembrar ainda, que as trocas de óleo devem ser reduzidas e utilizar-se sempre de óleo de boa qualidade. Com essas alterações você vai ter um carro bastante interessante e sempre apto a topar e a enfrentar novos pegas com carros de cilindrada maior.



espero que gostem! :twisted:
RONY- UNO EP - SILVER MILLHO! OH YEAHH 8-)
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.:run4fun:.
Adotados
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Carro:

MUITO interessante!!!
:twisted:
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Maggito
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Carro: Mille i.e. "Mille"
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Show!!!

Uma curiosidade...
Um Sevel em Cross Section:

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Atenciosamente,

Maggito.
Guilherme Chicalé
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Carro: Uno "Mille" Brio

Falta receita para os 1.6 16v! HAHAHAHA...
YOU MAAANIAAAC!
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Digo Bon
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Registrado em: 28/02/13, 23:16
Carro: 1.5 R Turbo '89 "McLaren"
Localização: Santo André - SP

baguiu é lindo demais... caraca
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