Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno S 1.3 1989/1990 - "Viatura"

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

Gostaria aqui de fazer um depoimento sobre o Uno:
A turma aqui em casa não quer mais saber do carro mais novo! Eles só querem andar de Uno. Principalmente meu filho de 1 ano. Não vou dizer que o Uno é padrão no quesito conforto, mais é justamente o excesso de conforto que anestesia a experiência de andar de carro. Talvez para uma viagem o conforto venha a calhar, mas em pequenos trajetos do dia a dia o uninho 89 1.3 é bem divertido. Outro ponto que curto muito no carro é que ele te convida a tentar resolver os problemas dele. Realmente pra mim, isto tem bastante valor e mesmo que o projeto Uno venha a ser anti-econômico (devido a fipe baixa), o prazer de reviver o carrinho já compensa os gastos.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Legal o avanço com o carro! Tá muito legal de ver a evolução!

Sobre a elétrica, esse cara dos vídeos tem dicas muito boas, aprendi bastante nos vídeos dele. Sobre a ferrugem, eu usei no meu carro o PCF (convertedor de ferrugem) e recomendo. Até hoje, 3 anos depois e no tempo, tem lugar que a ferrugem nunca mais voltou.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

wallaceparaizo escreveu:
Muito bom, Wallace!
Pois é, há muito tempo, fazendo manutenção no isqueiro do SX, a chave de fenda fechou contato e o carro ficou todo estranho, com as funções embaralhadas. Vi que era o fusível queimado, pelo curto que deu.
Quando você descreveu o problema, lembrei disso, mas não tinha certeza. O fusível "service" foi justamente o que troquei na ocasião.
Se puder guarde as placas brancas oficiais, são parte da história do Uno e um item raro no futuro.
Aliás, seu Uno S tem iluminação nos acrílicos dos satélites? Acho que o "service" também cobre essas lâmpadas e a iluminação do isqueiro.

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

fiatwill escreveu:Legal o avanço com o carro! Tá muito legal de ver a evolução!

Sobre a elétrica, esse cara dos vídeos tem dicas muito boas, aprendi bastante nos vídeos dele. Sobre a ferrugem, eu usei no meu carro o PCF (convertedor de ferrugem) e recomendo. Até hoje, 3 anos depois e no tempo, tem lugar que a ferrugem nunca mais voltou.
Obrigado! boa dica! Vou ver se encontro aqui na minha cidade.
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

Geraldo. escreveu:
wallaceparaizo escreveu:
Muito bom, Wallace!
Pois é, há muito tempo, fazendo manutenção no isqueiro do SX, a chave de fenda fechou contato e o carro ficou todo estranho, com as funções embaralhadas. Vi que era o fusível queimado, pelo curto que deu.
Quando você descreveu o problema, lembrei disso, mas não tinha certeza. O fusível "service" foi justamente o que troquei na ocasião.
Se puder guarde as placas brancas oficiais, são parte da história do Uno e um item raro no futuro.
Aliás, seu Uno S tem iluminação nos acrílicos dos satélites? Acho que o "service" também cobre essas lâmpadas e a iluminação do isqueiro.

Imagem
Geraldo, aqui na minha cidade, quando faz a vistoria de troca de placas eles recolhem a velha. Porém pedi ao despachante pra conseguir a placa antiga para mim:
Imagem

Justamente porque gosto da história que cada carro pode contar com o tempo. Pelo que vi a sua garagem é repleta de história do carro. Muito preservado.

Sobre a iluminação do satélite, não observei nenhum acendimento. Desconfio que o Uno S (o mais pelado da época) não tenha iluminação de fábrica. O Uno S só não é mais pelado que os primeiros Uno Mille.
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

Algumas novidades:

Arrumei a luz de placa (veio sem, pois cortaram um pedaço do fio do chicote provavelmente para servir em outro carro). Daí tive que soldar os fios do chicote com os fios da luz que eu comprei no ferro velho:

Imagem

O acabamento foi feito com espaguete termo retrátil usado em eletrônica.

Tive que fazer uma emenda para aumentar o comprimento dos fios (pois estava curto o original).
Imagem

Ficou assim:

Imagem

Também troquei o emblema Uno S:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Encerei o tampão original que achei no lixo a uns 2 anos atrás com cera preta de sapatos Inglesa:

Imagem

Ficou assim:

Imagem

Consegui 2 suportes de tampão, provavelmente de um Uno CS de 1988:
Imagem

São marrons. Engraixei com cera preta para não destoar do tampão preto:

Imagem

Ficou assim com tampão e placa nova:

Imagem

Imagem

Mais fotos com a placa nova:

Imagem

Imagem

vlw
Editado pela última vez por wallaceparaizo em 08/05/20, 00:51, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

wallaceparaizo escreveu: Sobre a iluminação do satélite, não observei nenhum acendimento. Desconfio que o Uno S (o mais pelado da época) não tenha iluminação de fábrica. O Uno S só não é mais pelado que os primeiros Uno Mille.
Acho que ele deve ter sim... o da foto é um Uno S, 88. Mas, isso varia bastante com os anos e modelos.

Imagem

São pequenos bocais que ficam atrás dos acrílicos, nos satélites.

Imagem

Esse é o vídeo completo com a troca das lâmpadas:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=U1uF3amacBU[/youtube]

Vale dar uma olhada depois, se esses bocais existem, no seu painel.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Legal que conseguiu ficar com as placas brancas. A medida que o tempo passa, esses itens valorizam a história do carro. Pena eu não ter as placas de ferro, amarelas, do SX. Quando trocaram, eu ainda era criança. Mas existem empresas que fazem réplicas, uma hora vou encomendar.
Muito inteiro esse tampão, parece original. Que ideia da pessoa, jogar no lixo... Ainda bem que lhe foi útil. Dá para ver que o Uno é um carro fácil de encontrar peças. Seu S está ficando cada vez melhor!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

muito bom Wallace!

ficou top a luz da placa e o tampão!

quanto à transferência eu acho que você foi privilegiado por não ganhar a placa Mercosul! Eu não gosto delas!
Renato
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Poxa! Que trato!

Sugestão: Eu fiz a iluminação dos satélites do meu em led branco. No seu, se fizer em led verde pra combinar com a iluminação original do painel ficaria muito bom, e acredito que seja mais fácil do que ressucitar o sistema original de fibra óptica.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Responder