Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Revestindo painéis traseiros | Faça você mesmo.

Área destinada a tutoriais criados por membros do Clube do Uno Brasil.
Responder
GabrielSx
Adotados
Adotados
Mensagens: 500
Registrado em: 28/02/13, 23:17
Carro: Uno Mille Sx

Fala galera, decidi fazer uma "arte" nos meus paineis de porta traseiros, para imitar o acabamento dos Unos Turbo e R's..... dai decidi fotografar pra fazer um tuto.. enfim, vamos ao tudo. :mrgreen:



Primeiro passo é retirar os forros de porta, para muitos deve ser tranquilo, mas para quem dúvida, ai vai como retirar:

Eu uso um "mini" pé-de-cabra e uma chave de fenda pequena.
Uma dica importante é revestir as ferramentas com fita crepe ou isolante para evitar machucar a lata do carro...

Imagem
Imagem

Imagem
O que prende o painel são presilhas de plástico, elas são meio chatinhas de se remover, são durinhas... mas não pode abusar na força pois vc corre o risco do painel rachar, então a melhor coisa é ir usando duas chaves para ir distribuindo e aplicando melhor a força. São 8 presilhas no total.

Outra coisa importante é: vc tem que dobrar o banco, caso contrário não terá aceso as presilhas inferiores... são 8 no total de todo o painel.
Imagem


Imagem
Retirado o painel, usa uma folha de papel A3 para fazer o gabarito da área onde o tecido será aplicado.
Depois transfira esse gabarito para uma folha de papel cartão. Em seguida vá posicionando o molde de papel cartão no painel da porta e fazendo os ajustes de tamanho.
Imagem

Em seguida mascare a área que vc aplicará o tecido com fita crepe.
Imagem
Imagem
Use um estilete para cortar as partes arredondadas.

Por fim mascare todo o restante do painel com jornal:
Imagem


Imagem
Agora pegue o molde de papel cartão e risque o tecido que vc usará, lembrando que você pode usar o mesmo molde para os dois lados, basta apenas virá-lo na hora de riscar.
Imagem
Eu aconselho cortar com uma tesoura de tecido, o corte do estilete não fica muito limpo... Após cortar os tecidos, confira novamente se está tudo no tamanho correto...

Por fim chega a hora de colar, eu utilizei uma cola de contato em spray, da marca amazonas, rendeu mto bem a lata, fiz os paneis dianteiro e traseiros usando sem dó, e ainda sobrou no final do dia.
Imagem

Nessa hora você deve seguir as instruções da cola que você estiver utilizando, no meu caso era aplicar nas duas superfpicies a serem coladas, esperar 1 minuto e por fim colar as duas peças.
Imagem
Imagem

Resultado Final:
Imagem
Imagem

Eu não sou tapeceiro nem tenho experiência na área, mas eu fiquei contente até com o resultado. MÃS, se fosse fazer novamente, faria diferente... Meu conselho para quem planeja fazer isso é: Use uma placa de Eucatex para ser revestida pelo tecido que vc escolher. Assim voêc faz o tecido dando a volta nesse eucatex, tornando o processo mais fácil e garantindo um acabamento superior...

Enfim galera, é isso ai, saiu bem baratinha a brincadeira e eu acho que deu um diferencial legal no interior do carro, espero que o tutorial ajude-os em alguma coisa :D
Imagem
Frighetto32
Adotados
Adotados
Mensagens: 542
Registrado em: 01/03/13, 08:10
Carro: Clio
Localização: Santo André-SP

Nada como fazer sua própria arte!

Ficou massa cara!
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1005
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Desculpa, mas não seria mais fácil, pegar o painel, colocar em cima do tecido, desenhar em volta dele pra marcar o tecido e recortar?
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
Digo Bon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 878
Registrado em: 28/02/13, 23:16
Carro: 1.5 R Turbo '89 "McLaren"
Localização: Santo André - SP

belo trampo
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Poxa, legal! :D
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
kirk972
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 26
Registrado em: 01/03/13, 08:05
Carro: Palio 1.0 ED 1997

Eu fiz este up no meu Uno há uns 2 anos. Fiz de novo há 2 semanas, pois troquei o forro das portas e quis que o tecido dos painéis traseiros ficasse igual. Mas por preguiça, ou desconhecimento, fiz um processo mais simples. Não desmontei o painel de revestimento. Apenas segurei uma folha como a sua contra ele, marquei com lápis e transferi para um papelão de média espessura, cortando o mesmo com estilete com auxílio de uma régua. Aí apenas colocava o papelão contra o painel e via se encaixava legal. Então ia fazendo ajustes com o estilete. É legal que fique alguns milímetros menor que o espaço no painel, para compensar a espessura do tecido. Quando estiver legal, corte um pedaço de tecido no formato do papelão, só que 1 cm maior. Então é só colocar o papelão bem centralizado sobre o tecido, passar cola de contato com pincel na borda livre do tecido e na borda do papelão. Espere 10 minutos, dobre a borda do tecido pra cima do papelão e pronto. Com pincel você passa a mesma cola no painel do carro e no verso do papelão, espera mais 10 minutos e cola. Como a cola de contato é grossa e viscosa e é aplicada com pincel, não precisa isolar nada. Fim de papo. Gastei menos de 50, entre cola, tecido, papelão e pincel.
Segue fotos.

[clique na foto pra ampliar]

Imagem

Imagem

Imagem
Responder